terça-feira, 29 de novembro de 2016

Artigo - Síndrome de Osgood-Schlatter


A Síndrome de Osgood-Schlatter (OS) constitui em uma doença osteomuscular comum em adolescentes, com uma incidência maior nos meninos entre 10 e 15 anos de idade, praticantes de atividade física, sobretudo, futebol. Os relatos incidentes são por conta da maior participação dos meninos nas atividades físicas, mas lembrando, é uma síndrome que pode também atingir as meninas na mesma faixa etária.

É uma condição que é gerada pelo estresse do tendão patelar, podendo causar micro fraturas por avulsão associado a um processo inflamatório, levando assim um crescimento ósseo em excesso gerando uma protuberância visível que pode ser muito doloroso quando tocado e nas atividades físicas. A síndrome desenvolve-se geralmente em adolescentes que possui encurtamento da musculatura de coxa e perda da força do quadríceps. 

Tratamento:

Usualmente, a lesão resolve-se espontaneamente ou com tratamento conservador (fisioterapia e fortalecimento muscular), como a redução da prática desportiva, uso de anti-inflamatórios, e, até, infiltrações locais com lidocaína ou corticosteroides. Alguns raros casos, porém, não respondem ao tratamento conservador e a cirurgia é necessária para aliviar a dor. A maioria dos autores recomenda a excisão (retirada) do ossículo livre e presente na porção distal do ligamento patelar.

A Fisioterapia pode atuar sobre os alongamentos dos músculos isquiotibiais e quadríceps com um reforço maior no aparelho de extensão do joelho para restaurar o equilíbrio patelar, Crioterapia quando se tratar de uma fase aguda ou após atividades esportiva, mobilização articular, posteriormente fortalecendo toda musculatura envolvida para evitar recidivas. Promovendo uma melhor funcionalidade da região e uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Élita Pavan




Nenhum comentário:

Postar um comentário