terça-feira, 22 de novembro de 2016

Artigo - Bronquiectasias



As bronquiectasias se caracterizam por uma dilatação anormal e irreversível dos brônquios e bronquíolos causadas por infecções recorrente, inflamações, produção excessiva de secreção e redução de limpeza mucociliar, que destroem os componentes elásticos e musculares das paredes das vias brônquicas, e torna a via aérea frouxa, torturosa, com obstrução e fibrose.

Sintomas

O portador típico de bronquiectasia é aquele indivíduo que tem tosse com expectoração (escarro) persistente e em grande quantidade, principalmente, pela manhã. Estas alterações são crônicas, mas apresentam períodos de piora, com necessidade de uso frequente de antibióticos. Nesta situação, pode haver febre, perda do apetite, falta de ar, chiado no peito, expectoração com sangue e piora do estado geral da pessoa afetada.

Todavia, as manifestações da doença podem ser frustras ou a pessoa pode até não ter nenhum sinal ou sintoma.

Existe também um tipo de bronquiectasia – bronquiectasia seca – na qual não há aquela expectoração abundante e persistente de muco (catarro) como na maioria dos casos. Ela se manifesta como episódios de hemoptise (sangramento ao tossir), e usualmente decorre de lesões cicatrizadas de tuberculose.

Tratamento

A cirurgia como tratamento deve ser realizada nos casos em que a doença é localizada (quando acomete só uma parte do pulmão) e não há melhora dos sintomas com o tratamento conservador.

Nos casos em que a doença é difusa, o tratamento é conservador. Além dos antibióticos, que são armas importantíssimas nesta modalidade de tratamento, a fisioterapia é fundamental no tratamento dos pacientes com bronquiectasias.


O tratamento fisioterapêutico no paciente com bronquiectasia tem como objetivo auxiliar na mobilização e remoção das secreções brônquicas, melhorando o entrosamento entre a ventilação e perfusão, reduzindo o esforço respiratório e o número de exacerbações infecciosas e oferecendo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia



Nenhum comentário:

Postar um comentário