quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Alegrando-se em tempos difíceis


Viver neste mundo não é nada fácil. A cada dia fica mais claro que estamos próximos da vinda de Jesus, porém sabemos que enquanto isto não ocorre teremos que ser sustentados pelo poder do Espírito Santo, que nos permite viver alegres em meio às tribulações (Apocalipse 22:20).

O amadurecimento do fruto do Espírito Santo tem a incrível capacidade de modificar a situação do homem. Por pior que seja o momento pelo qual o indivíduo está passando, a alegria se fará presente pelo simples fato do agir de Deus (Salmo 30:11). Para Deus, não há mal que Ele não possa debelar (Isaías 65:19). Quando tudo parecer perdido, ore, porque a oração funciona como adubo para o amadurecimento do fruto do Espírito.

A cada dia recebemos através da mídia notícias que nos entristecem por vermos a queda moral da raça humana. O mundo vive uma falsa alegria, mas, para os salvos, Jesus Cristo prometeu que converteria a tristeza em alegria (João 16:20). Enquanto o mundo vive uma falsa alegria sem saber o que há de lhe acontecer no futuro, o homem justo e fiel a Deus vive uma alegria interior verdadeira, que lhe garante uma bênção futura (Mateus 5:12a).

O gozo e a alegria que o mundo espera viver estão baseados em prazeres da carne (Romanos 8:8). Tais prazeres são efêmeros, pois não podem ser experimentados na eternidade. A alegria de poder viajar, morar em locais privilegiados, se alimentar de comidas finas certamente não irá nos acompanhar em nossa vida futura.

Essa alegria experimentada em nosso corpo físico cessará com a desintegração deste corpo. Entretanto, o gozo do Espírito pode ser experimentado tanto neste corpo quanto no vindouro. Fica claro então para nós qual deve ser o gozo que devemos escolher experimentar. O texto de Isaías 9:3 nos mostra como podemos nos alegrar por coisas materiais, não estando impedidos de nos alegrar na presença do nosso Deus em espírito. Se nos deixarmos levar por tudo que nos é proposto pelos canais de comunicação, ficaremos à mercê de tudo que o inimigo espera que valorizemos. Em sua carta aos Colossenses, Paulo nos adverte que devemos valorizar as coisas que são terrenas (Colossenses 3:1-2).

O gozo produzido pelo amadurecimento do Fruto do Espírito nos é entregue pelo Senhor, logo devemos fortalecer nossos sentimentos e desejos em Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2), pois, assim como, com alegria, Ele suportou a morte na cruz, nós também experimentaremos com gozo a vida eterna com Ele.

O livro de Atos dos Apóstolos nos mostra que em diversos momentos a Igreja do Senhor sofreu perseguição sem, contudo, perder a alegria gerada pela ação do Espírito Santo (Atos 2:46).

Entretanto, em uma passagem mais que especial, Lucas nos conta acerca da Prisão de Paulo e Silas. No capítulo 16 deste livro, vemos que os servos de Deus deveriam ter todos os motivos para sentirem-se perdedores, porém a alegria sentida por eles era tão imensa que os mesmos cantavam sem parar, até que o Senhor os libertou com um terremoto. Podemos perceber que Deus se alegra quando damos o testemunho de louvor. O testemunho de louvor é uma prova íntima de alegria produzida no fruto do Espírito.

Mesmo vivendo uma situação de aparente derrota o cristão sempre será um vencedor e por este motivo sempre expressará o gozo do Espírito. O posicionamento de Paulo e Silas naquele momento, que parecia ser o fim, impactou o carcereiro, que não se conteve em desejar experimentar o motivo da tamanha alegria expressada pelos servos do Senhor. A certeza da salvação produz no indivíduo um gozo indescritível que só percebe quem recebe o Fruto do Espírito (Atos 16:30-31).

Os momentos ruins podem até ser comuns em nossas vidas, mas o gozo do Fruto do Espírito Santo certamente nos ajudará a superá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário