terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Artigo - A relação entre dor de cabeça e problemas de coluna



Por Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia

Cerca de quarenta e dois milhões de pessoas na América sofrem dores de cabeça a cada ano.

Alguns problemas de coluna podem causar dor de cabeça, porque quando há alguma alteração na coluna cervical a tensão acumulada nos músculos da parte superior das costas e do pescoço levam o estímulo doloroso para o cérebro, que responde gerando dor de cabeça, que neste caso é chamada de cefaleia cervicogênica.

Alguns exemplos de problemas de saúde que podem causar dor de cabeça são: aumento da tensão muscular devido ao cansaço e ao estresse, desvio na coluna e má postura.Estas alterações levam ao desequilíbrio nas forças de sustentação da cabeça, gerando compensações que podem comprometer a biomecânica da região do pescoço, causando dor de cabeça.

Sinais e sintomas de dor de cabeça por origem cervicogenica

• Ser agravada por movimentos do pescoço ou posturas
• Pressão sobre o pescoço em sua parte superior
• Inicia na base da cabeça, onde o crânio se encontra com pescoço e se espalha para cima e ao redor da cabeça
• Sensibilidade crítica à luz (fotofobia).
• Sensibilidade ao som (fonofobia).
• Náuseas ou vômitos.
• Cabeça latejando.
• Variação de níveis de dor, sendo mais ou menos intensos, ocorrendo todos os dias.
• Dor de cabeça pode ser agravada ou iniciada pelos movimentos da cabeça ou do pescoço.
• Acentuada sensibilidade na região suboccipital.
• Em peso ou pressão ou aperto, muitas vezes simulando uma faixa ou capacete apertado em volta da cabeça;
• Habitualmente localizadas na fronte e/ou na nuca e topo da cabeça;
• De intensidade leve a moderada ou moderada, não impedindo as atividades rotineiras diárias.
Por vezes, a dor de cabeça pode ser confundida com a enxaqueca porque elas geram sintomas semelhantes. No entanto, a dor de cabeça com origem em problemas de coluna possui algumas características típicas. Estas características são dor que inicia ou que piora com os movimentos do pescoço e aumento da sensibilidade na região da nuca, que não estão presentes num quadro de enxaqueca.

Tratamento

Pesquisas recentes em terapia física no cuidado e tratamento de dores de cabeça cervicogênica e a dor crônica associada a elas, sugerem que o exercício muscular que é intenso o suficiente para melhorar o metabolismo muscular é de benefício. Fortalecimento específico e exercícios de resistência, as vezes também acompanhados por exercícios de alongamento ativo demonstraram ser um tratamento eficaz para dores de cabeça cervicogênicas.

Outros procedimentos da fisioterapia, já bem mais específicos, focam normalizar o tecido mole ou disfunção mecânica que provoca as dores de cabeça. Existem também técnicas que são bastante específicas e são utilizadas por profissionais altamente qualificados, como por exemplo técnicas de mobilização do segmento C5-6 (vertebra cervical 5 e 6) para um transtorno da faceta (estrutura localizada na vértebra – ossos que formam a coluna), ou uma técnica de liberação suboccipital, ou mobilização da primeira costela.

Para quem sofre de dores de cabeça que não tem nenhuma contraindicação, como por exemplo a artrite reumatoide, fisioterapeutas podem realizar a tração manual ou mecânica para fornecer descompressão, quando indicado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário