quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Informe Gospel Nº 72 - O Ano da Frutificação

2016 será o Ano da Frutificação, e a 72ª Edição do Informe Gospel chega cheia de frutos... A Palavra Pastoral chega com uma reflexão animadora a posição da igreja no próximo ano no texto “A HORA E O LUGAR”. A coluna “Histórias de Nossa Gente” traz o relato da irmã Ruth Daniele “COMO AS COISAS DEVEM SER”. Tem ainda a agenda de janeiro, os detalhes dos eventos mais importante do primeiro mês de 2016 (vem aí uma fortíssima campanha de oração, um novo trimestre da EBD, o Clube da Fé e o 3º Celebrai). E ainda: humor gospel, datas comemorativas, homenagens e uma reflexão sobre a importância de frutificar no Reino de Deus...

A Bíblia faz inúmeras comparações entre a vida humana e as árvores, e o uso deste tipo de linguagem tem como propósito evidenciar a importância da produção de “bons frutos” ao longo de nossa vida, pois os resultados dessa “colheita” serão refletidos por toda a eternidade. Em Gêneses 49:22, José é comparado a uma árvore frutífera a beira da fonte, cujos galhos passam pelos muros. O Salmo 1 revela que o justo é como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo e as suas folhas não caem. Isaías 61:3 identifica os servos de Deus como carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.  Jeremias 17:7-8 diz que o homem que confia no Senhor será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro, e assim, não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes e no ano da seca não deixará de dar frutos.

Mas nem todos os homens serão árvores produtoras de bons frutos, e isso dependerá exatamente do tipo de semente que escolhemos plantar no solo de nosso coração. Escolhas incorretas nos levarão a colheitas desagradáveis, e exporão toda a lavoura ao julgamento do justo “lavrador”. Em Cristo, Deus nos disponibiliza as sementes de maior excelência, com as quais podemos semear em abundância um pomar que renderá frutos de justiça. Em contrapartida, recebemos do Senhor livre arbítrio para escolher as sementes de nosso plantio. Elas se tornaram árvores grandiosas e pelos frutos produzidos, seremos conhecidos por Deus: - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis (Mateus 7:16-20).

Cabe a nós decidirmos quais frutos desejamos produzir, para podermos definir o tipo de árvore que desejamos ser no amanhã. Está em nossas mãos a escolha: ser uma exuberante Oliveira que com seus frutos aprazem céus e terra, uma frondosa Figueira de produção doce e suculenta, uma Videira capaz de trazer alegria a Deus e aos homens; ou um Espinheiro arrogante que tudo que tem a oferecer é uma sombra ínfima e ameaças cruéis? (Juízes 9:7-15) Pelos frutos, Deus dirá que tipo de árvore somos, e em caso de reprovação, até as nossas raízes serão arrancadas: - Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz (Judas 1:12).

O Informe Gospel Edição 72 já esta disponível e pode ser retirado gratuitamente (nos horários de culto) em nosso templo na Rua Silvio Aurélio Abreu, 595, Jardim Florestal - Estiva Gerbi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário