sábado, 26 de dezembro de 2015

O Melhor Amigo



Todos os momentos difíceis da vida ficam menos piores com os conselhos e o apoio de um bom amigo. As sinceridades protegem das ilusões e de abandonos. Assim, a amizade é uma ancora em todas as tormentas. É uma maneira de não desistir da bondade das pessoas, do encanto de quem mesmo indo, fica.

Ao lermos o livro de I Samuel na Bíblia Sagrada, encantamo-nos ao ver que Jônatas e Davi criaram uma aliança inabalável. Eles não fizeram promessas sentimentais; não trocaram apenas alianças de amizades. A alma de Jônatas ligou-se à alma de Davi, e nós, somos vinculados uns aos outros, segundo Colossenses 2.19, estamos unidos em amor, em uma obra divina. Um elo incontestável!

Outra bela amizade, e uma das melhores descritas na Bíblia, é aquela que existiu entre Rute e Noemi. [...] “Não me peça para que te deixes, nem me peça para abandoná-la, porque aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares á noite, ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. Neste versículo referido em Rute 1.16, percebemos que os verdadeiros amigos gostam da companhia um do outro. Em nossos relacionamentos, muitas vezes tentamos apossar-nos uns dos outros, e a amizade pode desaparecer, quando não existe espaço nem para respirar. Deus sempre fez parte da amizade de Noemi e Rute.  Rute encontrou Deus através de Noemi, quando sua amiga lhe permitiu ver, ouvir e sentir toda a profundidade de seu relacionamento com Deus.

O Senhor Jesus também tinha amigos, e entre eles havia três mais chegados, e um que era o mais chegado de todos, João, que se auto descreveu como aquele que Cristo amava e, que Ele chegava a reclinar a cabeça em seu peito. Até mesmo o próprio traidor, Judas Iscariotes, foi considerado um amigo até o final. Jesus, o chama assim, mesmo no momento que sabia estar sendo entregue à morte. [...] “Jesus perguntou: Amigo, que é que o traz?  Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam. ” (Mateus 26.50)

Algumas amizades se iniciam na infância e duram até o final da vida, outras começam em certo ponto da vida e duram pouco, outras são tão fortes que nos tornamos mais chegados que irmãos. Amizades que se tornam verdadeiros laços de sangue e essas são preservadas por anos a fio e, nada é capaz de separar. Devemos rogar a Deus para que Ele conceda-nos a graça da Aliança inquebrável, como a de Jônatas e Davi, a Lealdade de Rute e Noemi e a Verdadeira Amizade, como a de Jesus e João.

Devemos aceitar o convite que Cristo faz para que nos tornemos amigos íntimos d’Ele: [...] “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado AMIGOS, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. ” (João 15.15)

Se, conhecemos a Deus por intermédio de Cristo, devemos a cada dia mais ansiar o fortalecimento desta amizade, dada entre homem e Rei; já que Ele é o único caminho para que nos acheguemos ao Pai. Jesus é totalmente confiável, adverte quando necessário, está em prontidão a todo o momento e nunca deixa de amar-nos.

Tudo o que se pode esperar do melhor amigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário