sábado, 28 de fevereiro de 2015

Culto de Jovens com Luciana Damásio


O primeiro culto do Grupo de Jovens Nova Dimensão no ano, realizado em 28/02/2015 foi um dia inesquecível em decorrência de um fato que determina o sucesso absoluto de um trabalho da igreja: SALVAÇÃO DE ALMAS. Quando ao final de um culto, pessoas são tocadas pelo Espírito Santo e se entregam a Jesus, podemos sem dúvidas dizer que tudo valeu muito a pena!

A preletora da noite, Luciana Damásio, veio diretamente de São Paulo para louvar, ministrar e interceder; sendo grandiosamente usada por Deus na Palavra Revelada e no louvor ungido, ministrando sobre a postura que devemos ter para com Deus e diante do mundo, mantendo inabalável nossa fé e conservando intacta sua identidade, e para isso usou como base o texto de Daniel 3.

Tudo começou no reinado de Jeoaquim, quando a Babilônia como estado suserano, fez de Judá um estado vassalo (escravo). Quando os judeus tentaram reverter esta situação, o rei Nabucodonosor II atacou e facilmente subjugou a nação, e para garantir que Jeoaquim se mantivesse leal, Nabucodonosor levou como reféns, um grande número de príncipes e jovens de famílias importantes.  Entre os primeiros deportados, Nabucodonosor exigiu que alguns jovens fossem separados para servir no palácio Entre os selecionados, estavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Esses moços foram conduzidos ao palácio de a fim de iniciar um treinamento de três anos, que os versaria na cultura babilônica, tornando os aptos a exercer cargos de relevância dentro do próprio governo e uma das primeiras medidas tomadas por Aspenaz, o responsável pela preparação dos jovens hebreus, foi mudar os seus nomes, dando a eles nomenclaturas caldeias: Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.  

Nabucodonosor construiu uma megalomaníaca estátua e a erigiu na planície de Dura, província da Babilônia.  Era uma impressionante peça de ouro com absurdos 29, 4 metros de altura e aproximadamente 3 metros de largura. No ápice de seu orgulho e altivez, o rei convocou para a inauguração de sua obra prima, toda a população da Babilônia, incluindo os sátrapas, juízes, políticos, tesoureiros e régulos de todas as províncias. Durante a cerimônia, a grande orquestra executaria uma música especifica (provavelmente composta em honraria ao próprio rei), e ao final da mesma, quando as buzinas tocassem, todos, sem exceção, deveriam se ajoelhar perante a estátua. Quem desobedecesse tal ordem, seria lançado imediatamente em uma fornalha ardente. Contrariando as expectativas, enquanto todos se curvaram, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se mantiveram irredutíveis em pé, firmes como rocha. Imediatamente, os três jovens foram denunciados.

Nabucodonosor ficou tão furioso que o seu semblante mudou. Deu ordens para que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que de costume e ordenou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os atirassem na fornalha em chamas. E os três homens, vestidos com seus mantos, calções, turbantes e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente. A ordem do rei era tão urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, os quais caíram amarrados dentro da fornalha em chamas. Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: "Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo? " Eles responderam: "Sim, ó rei”. E o rei exclamou: "Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses".

Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: "Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui! " E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo. Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles. Disse então Nabucodonosor: "Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus. Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira"

Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a melhores posições na província da Babilônia. Seguir a Jesus não nos isenta de uma fornalha, porém o Senhor jamais nos abandona durante a provação. Somente quando atingimos o fogo é que nos tornamos cônscios da presença do companheiro Divino andando ao nosso lado, mostrando aos nossos inimigos Sua grandeza. 

Luciana Damásio

Nenhum comentário:

Postar um comentário