segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Quem eram e o que faziam os LEVITAS?

Muitos músicos evangélicos estão utilizando o termo “LEVITA” para identificar seu próprio ministério. Infelizmente, alguns destes “levitas modernos”, se quer, tem conhecimento sobre quem eram de fato os levitas, e a sua real função na Casa do Senhor. 
Levi foi o terceiro filho de Jacó com sua primeira esposa, Lia (Gênesis 29:34). Algumas gerações depois, seus descendentes foram escolhidos para exercer o culto em Israel e zelar pela Casa do Senhor. “Levi”, então, se tornou uma tribo diferenciada, separada das demais tribos, com tarefas especiais, mantendo em funcionamento os sacrifícios no templo de Jerusalém. Durante a peregrinação no deserto, eles trabalharam ativamente na construção da Casa de Deus, sob a supervisão de Itamar, um dos filhos de Arão (Alias, Arão e Moisés eram levitas). Depois deste trabalho concluído, passou a ser deles a incumbência de zelar pelo Tabernáculo, desmontando-o no momento da partida, para remontá-lo em outro lugar indicado pelo Senhor (Números 1:47-54).
Embora os levitas não fossem sacerdotes, eles eram auxiliares diretos do sacerdócio, com cada família desempenhando um trabalho específico na casa do Senhor. No caso do Tabernáculo; os filhos de Coate estavam incumbidos de transportar os móveis, depois que os mesmos fossem cuidadosamente cobertos pelos sacerdotes; os filhos de Gérson cuidavam das cobertas, cortinas e véus do Templo e os filhos de Merari tinham a tarefa de transportar e erguer a armação do Tabernáculo e seu átrio, conforme Números 3 e 4. Um levita iniciava suas atividades aos 21 anos de idade e se “aposentava” aos 50 (Números 8:24-26). Quando a Arca da Aliança passou a possuir um local permanente em Jerusalém, a idade inicial para o serviço passou a ser vinte e cinco anos. Os levitas não podiam ter posse de terras, e, portanto eram sustentados pelo próprio povo através do dizimo levítico (Números 18:2, Deuteronômio 18:1-4). Em Deuteronômio 12:12, é ressaltada a grande responsabilidade dos israelitas para com os filhos de Levi.
Apenas quando Davi ocupou o trono de Israel, sendo ele próprio um músico nato, compositor gabaritado e exímio instrumentista, os levitas Hemã, Asafe e Etã, bem como aos seus respectivos filhos, foram encarregados pela música da Casa do Senhor, onde a Arca da Aliança repousava (I Crônicas 6:31). Em outros textos,  levitas são identificados exercendo ministério profético. Em II Crônicas 20:14, Jaaziel profetizou a vitória de Josafá. Em II Crônicas 35:15, Jedutum é chamado de “o vidente” do rei . Levitas músicos e profetas eram exceções a regra. No geral, o ministério levítico estava inteiramente ligado ao sacrifício de animais do culto do Antigo Testamento (Números 3:1-39), ritual este completamente abolido no Novo Testamento (Hebreus 8:6-7).  A função primordial de um levita não era e cantar ou tocar música, mas sim auxiliar o sacerdote na ordem com os utensílios do santuário, funcionando como um ministério de “zeladoria” (Números 1:50-51).
Portanto, se alguém deseja rotular-se como “levita” apenas por cantar na igreja, incorre em um erro gritante. O levita era um serviçal da Casa do Senhor, um verdadeiro “faz tudo”, um apaixonado pelo templo, mantendo-o em perfeitas condições para a visitação pública, e acima de tudo, para receber a presença de Deus. Em nossa realidade eclesiástica, num comparativo simbólico, podemos dizer que os zeladores, os porteiros, os faxineiros, os cooperadores e os diáconos (aqueles que exercem tais atividades na Casa de Deus), estão muito mais próximos do ministério levítico do que propriamente os ministros de louvores.
Se você gostou desta postagem, poderá gostar também de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário