segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quais são as doze tribos de Israel?

A origem das 12 tribos de Israel está descrita em Gênesis 29 , 30 e 35, onde  estão relacionados os nascimentos dos 12 filhos de Jacó, neto de Abrãao, e que teve seu nome trocado para “Israel”. Do maior para o menor, o  nome de seus filhos são: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. 
 
Mas esses nomes ainda não correspondem exatamente às doze tribos definitivas de Israel, pois entre o nascimento dos filhos e o assentamento tribal em Canãa, há uma passagem de tempo de mais de meio milênio.  Quando José convidou sua família para subir ao Egito e ali se estabelecer, cerca de 70 pessoas integravam a comitiva, mas passados 430 anos, Moisés lidera o êxodo de mais de dois milhões homens, fora mulheres e crianças. Durante os anos de peregrinação no deserto, Deus define que a tribo de Levi seria separada para servi-lo, e como possessão de Deus, não teria um território específico na terra prometida. José, que construirá sua vida e família no Egito, teve seus direitos divido entre seus filhos, dando origem as tribos de Manassés e Efraim, que completam a totalidade de 12 tribos.
 
- Rúben
- Simeão
- Judá
- Dã
- Naftali
- Gade
- Asser
- Issacar
- Zebulom
- Manassés
- Efraim
- Benjamim
 
Segundo o livro de Josué, é baseado nessas 12 tribos que todo o território da terra prometida (Canaã) é dividido, e com base nos relatos de Juízes, podemos entender que cada tribo tinha sua própria autonomia política e militar. Mais tarde, já no livro dos Reis, é contada a história de como essas 12 tribos se uniram sob uma monarquia, durante os reinados de Saul, Davi e Salomão.
 
Após a morte de Salomão, as 12 tribos novamente se dividiram e formaram dois reinos distintos:  Reino do Sul (Judá e Benjamim) - que teve como capital Jerusalém, e o Reino do Norte (Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, Manassés e Efraim) – cuja capital foi Samaria. Após esta separação, cada reino passou a ter seu próprio rei, sendo desenvolvida uma relação conflituosa entre eles, ao ponto de não mais haver uma unificação das 12 tribos de Israel. 
 
Se você gostou desta postagem, poderá gostar também de:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário