segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O que é "Teologia"?

O dicionário define a “Teologia” como uma ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo. 

Obviamente, entre os cristãos, alguns consideram a “teologia” como um tipo de “status” ministerial e/ou o ápice espiritual da vida cristã. Outros, porém, vêem a “teologia” como uma ameaça a genuína espiritualidade do cristão, citando até mesmo o texto de II Coríntios 3:6 – “a letra mata” – Ambos os lados estão equivocados.  A Teologia, sob a ótica protestante, é uma tentativa de compreender Deus e como Ele é revelado na Bíblia. O que a pessoa faz esta informação, é estritamente de cunho pessoal, e como todas as coisas na vida, pode ser usada par o bem, ou para o mal.
É preciso entender que a palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam o “estudo de Deus”, mas que ela jamais vai conseguir explicar “Deus”completamente, porque Deus é infinitamente e eternamente maior do que somos e podemos entender. Portanto, qualquer tentativa de descrevê-lo por completo vai falhar. É óbvio que a Teologia não se propõe a dissecar “Deus”, mas sim apresentá-lo ao nível da compreensão humana. É evidente que Deus, como um ser eterno, onisciente, onipotente, onipresente, santo e transcendente, jamais poderia ser dimensionado com plenitude pelo homem, cuja capacidade é tão limitada em si mesma. No entanto, Deus quer que o conheçamos o máximo possível, e neste aspecto, teologia é a arte e a ciência de conhecer e entender o que podemos assimilar sobre Deus de uma forma organizada e compreensível.
Quando compreendida de forma adequada, a teologia une as pessoas, aprofundo-as na Palavra de Deus e levando-as para descobrir o que Ele tem revelado sobre Si. Quando fazemos isso, vamos conhecê-lo como o Criador de todas as coisas, o Sustentador de todas as coisas e o Juiz de todas as coisas. Estudar teologia é conhecer a Deus para que possamos glorificá-lo através de nosso amor e obediência. Como resultado, nossa vida será enriquecida pelo conforto e esperança que Ele dá àqueles que o conhecem, amam e obedecem à Ele. Bons estudos!
Se você gostou desta postagem, poderá gostar também de: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário