sexta-feira, 3 de julho de 2015

Uvas, figos, azeitonas e espinhos


Baseado em Juízes 9

Gideão, o líder dos trezentos guerreiros valentes que derrotaram os midianitas se negara a ser aclamado Rei de Israel. Este desejo porém cresceu como um câncer no coração de um de seus muitos filhos. O nome deste homem era Abimeleque. Com um plano macabro muito bem elaborado, Ele subiu a Siquem, reuniu os membros de sua família e os convenceu a serem seus “cabos” eleitorais junto aos moradores daquela cidade com o seguinte discurso:

- “O que julgam ser o melhor para suas famílias? Ser governados por setenta homens filhos de Jerubaal (Gideão), ou que apenas um, cujo sangue é o mesmo que corre em vossas veias, domine sobre você?”

Todo o povo se inflamou com este discurso, e fizeram doações em prata para financiar a investida de Abimeleque. Com este dinheiro, ele contratou um grupo de mercenários que o seguiram até a cidade de Ofra, onde habitavam seus setenta irmãos e usando uma pedra como mesa mortuária, assinou cada um deles; exceto Jotão, o filho menor que conseguiu se esconder. Logo após a matança, ele conclamou aos moradores de Siquem e Bete-Milo, a se reunirem junto ao Carvalho Memorial, e ali foi declarado Rei. Jotão, o sobrevivente do massacre, subiu ao monte Gerizim e bradou afim de que todos o ouvissem:

- Cidadãos de Siquem, ouçam a minha voz para que Deus ouça a voz de vocês...  Certa vez as árvores se reuniram para escolher seu Rei. Elas então disseram a OLIVEIRA: - Reine sobre nós!

Porém, a OLIVEIRA lhes respondeu: - Deixaria de produzir meu óleo, que tanto os homens, como o próprio Deus de mim prezam, para pairar sobre as árvores?  Obrigado, mas não!

Então as árvores conclamaram a FIGUEIRA: - Venha então você reinar sobre nós!

A FIGUEIRA no entanto recusou o convite dizendo: - Deixaria eu minha doçura, o meu fruto delicioso e iria pairar sobre as árvores?

Toda aquela assembleia se volta então para a VIDEIRA e a convida: - Venhas tú, e estabelece sobre nós reinado.

A VIDEIRA também declina-se do convite e argumenta: - Deixaria eu meu vinho que alegra a Deus e os homens , e iria pairar sobre as árvores?

Como as árvores mais nobres não queriam governar, então todas elas se dirigiram para o ESPINHEIRO dizendo: - Você gostaria de reinar sobre nós?

E o ESPINHEIRO respondeu: Ora, se vocês me ungirem seu Rei, então lhes darei abrigo embaixo de minha sombra, mas se não ungirem, então que saia fogo do espinheiro e consuma até mesmo os CEDROS do Líbano!

Esta obviamente é uma história metafórica que alertava aos siquemitas sobre o perigo de coroarem um homem tão vil como rei sobre eles. A predição de Jotão, aliás, realizou-se três anos depois, quando uma guerra civil deflagrada por Abimeleque levou Siquem a ruína. Cabe a você decidir quais frutos deseja produzir, para poder definir o tipo de árvore que será. Está em suas mãos a escolha; ser uma exuberante Oliveira que com seus frutos aprazem céus e terra, uma frondosa Figueira de produção doce e suculenta, uma Videira capaz de trazer alegria a Deus e aos homens; ou um Espinheiro arrogante que tudo que tem a oferecer é uma sombra ínfima e ameaças cruéis?
 
Uvas, figos, azeitonas ou espinhos?
Mostre a Deus seus frutos. Pelo fruto ele dirá que tipo de árvore é você...



Nenhum comentário:

Postar um comentário