quinta-feira, 1 de março de 2012

Vírgula, Ponto e Vírgula - (Palavra Pastoral - Março 2012)

Texto Publicado Originalmente na Edição n° 26 do "Informe Gospel"


 
  Tenho certa dificuldade para nomear algo que escrevo, porém enquanto escrevia esta Palavra Pastoral, seu titulo pulsava em minha mente... Vírgula, Ponto e Vírgula.

  Começaremos entendendo o que é uma vírgula. Podemos defini-la como uma pausa em uma sentença escrita, ou seja, um “respirar” no meio de uma frase, a fim de dar um sentido mais coeso no assunto ali tratado. Já pensou quantas situações embaraçosas teríamos evitado se simplesmente colocassemos algumas vírgulas em nossa retórica esfuziante... O que isso quer dizer, Pastor? Que nossas frases e sentenças seriam muito melhores se tivéssemos um filtro entre nosso cérebro e nossa língua. Nossas palavras têm o poder de abençoar ou de amaldiçoar alguém, e a diferença entre essas duas conseqüências passa geralmente por aquele segundo que paramos e pensamos (ou fazemos exatamente ao contrario) antes de proferirmos algo a respeito de nosso irmão... E é aí que a vírgula aparece... Antes de falar, pare, pense, reflita e só então use suas palavras para somente abençoar.

  E o que vem a ser “Ponto e Vírgula”? É uma pausa ainda mais acentuada durante um comentário mais longo, onde o assunto continua, mas antes se faz necessária uma analise para se entender o que esta sendo falado. É permitir que o leitor pense por um instante, olhe para os dois lados, faça um exame minucioso, interprete tudo o que lhe foi dito, digira a informação e esteja preparado para seguir em frente.

  Como Pastor, deparo-me constantemente com pessoas tristes porque se sentem incompreendidas, mas a contrapartida a maioria dessas pessoas não param para analisar suas próprias vidas e atitudes, e uma regra básica da vida é que toda ação gerará uma reação, e por isso é vital que muitas vezes se respire fundo, faça-se uma longa pausa no meio da frase, e use-a para uma vital reflexão: - E agora, qual a melhor maneira de continuar?Estou agindo corretamente?

  Reflexão, alias, é de suma importância seja para o membro ou seja para o pastor, pois muitas vezes eu também errei por agir precipitadamente; quantos problemas tive por não medir minhas palavras... Ah! Se este aprendiz de pastor pudesse retroceder no tempo e colocar alguns pontos e algumas vírgulas em muitas coisas, onde o ego falou mais alto e o resultado final foi uma coleção gigantesca de percas e frustrações.
 Meu conselho para você que lê esta palavra, é parar um pouco e respirar, antes de continuar a escrever a historia da sua vida. Não estou pedindo para que você seja “espiritual, mas sim para que você seja inteligente! Falo isso para o seu bem, e com a autoridade de quem já usou os próprios filhos como exemplo para repreender a igreja (inclusive o nosso editor); e só Deus sabe como eu gostaria de voltar para aqueles dias infelizes, colocar um ponto e vírgula em minhas frases, parar, refletir e ensinar naquele mesmo púlpito sobre o poder transformador do amor, dizendo exatamente o quanto amava meus filhos...

Levantem as mãozinhas... Que Deus os abençoe!


Pr. Wilson Gomes