Texto
Áureo
Jeremias
1.5
Antes que
eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te
santifiquei e às nações te dei por profeta.
Verdade
Aplicada
É preciso
que primeiro reconheçamos avocação que nos é dada por Deus e, assim, cumprirmos
a missão.
Textos de
Referência
Jeremias
1:4-8
Assim veio
a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que
eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei
às nações te dei por profeta.
Então,
disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
Mas o
Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te
enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
Não temas
diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Panorama histórico e profético
Pb. Miquéias Daniel Gomes
Palavras
já não surtiam efeito sobre o povo de Israel. Mais mimado que filho único na
casa da avó, mais rebelde que adolescente em festa de formatura, mais
irresponsável que um jovem apaixonado pela pessoa errada. Centenas de profetas
ao longo dos séculos, mais de seiscentos preceitos da lei passados de geração a
geração, e nada disso estava gerando o resultado que se esperava. Então
entra em cena um novo conceito e para aplicá-lo, Deus levanta um profeta que
terá por bandeira ministerial a celebre frase: EDUCAR PELO EXEMPLO. Seu nome, Jeremias. Filho do
sacerdote Hilquias, jovem humilde, meigo, introspectivo, poético, grande
pesquisador (alguns creditam a ele os relatos do Livro dos Reis), garoto
escolhido desde o ventre de sua mãe para pregar arrependimento e destruição em
Judá, Jerusalém e no Egito. Seu difícil ministério lhe trouxe muitos
aborrecimentos, pois foi desprezado pela família, humilhado pelo povo, foi
preso e lançado num calabouço, teve sua morte decretada pelo rei Jeoaquim e
chegou até a duvidar da veracidade de sua própria profecia. Mas a grande
peculiaridade do ministério de Jeremias foi trazer a revelação de Deus usando
elementos reais e palpáveis, para que a mensagem fosse plenamente entendida.
Exemplos simples do cotidiano para as mais complexas realidades espirituais.
Da popular
descida a casa do oleiro para o entendimento da capacidade da restauração que
há na mão Deus através do vaso que se quebrava e era consertado (Jeremias 18),
até o fétido cinto de linho usado pelo profeta após ter sido deixado por
meses sob uma pedra limbenta a beira do rio Eufrates para que o povo
contemplasse com os próprios olhos a podridão de seus pecados
(Jeremias 13), Jeremias quebrou uma botija diante dos sacerdotes para
exemplificar o que Deus faria com a casa de Judá (Jeremias 19); comprou de
volta as terras perdidas por seu primo distante Hamamel numa mensagem prática
de que Deus resgataria seu povo do exílio caldeu (Jeremias 32) e escondeu
pedras dentro da casa de Faraó para evidenciar que aquele lugar seria tomado
por Nabucodonosor (Jeremias 48), além disso o profeta não pode se casar,
como um sinal dos filhos que não nasceriam por causa da mortandade e destruição
que estavam por vir (Jeremias 16). Tudo muito prático. Exemplos fáceis de
serem entendidos pelo povo. Pena que o povo nunca quis entender.
Jeremias
foi levantado como profeta ainda muito jovem. Se sentia despreparado para
exercer ministério tão pesaroso. Porém, sua chamada foi vaticinada pelo próprio
Deus que o revestiu de uma autoridade espiritual que ecoa até os dias de hoje.
Nos seus dias, porém, ele enfrentou um tempo de apostasia e incredulidade sem precedentes
em Judá. Ele é o profeta bíblico que tem seu caráter mais exposto aos leitores. Sua
devoção é tão explicita, quanto as dificuldades emocionais que enfrentava.
Jeremias recebeu, inclusive, a alcunha popular de “O Profeta Chorão”. Por
vezes, era afligido pelo complexo de inferioridade, crises de depressão e
desesperança. Mesmo assim, suas batalhas interiores nunca foram capazes de o
derrubar da fé. Como sua mensagem não era popular, enfrentou enorme resistência
junto a seus ouvintes. Apesar desta frustração, nunca deixou de pregar, e nem
de viver sua mensagem.
Seu
ministério teve início durante o reinado de Josias, que iniciou uma reforma
espiritual em Judá. O rei convocou os líderes do reino para uma grande escola bíblica,
onde foram reeducados nos princípios da lei. O rei ordenou que Hilquias (pai de
Jeremias), liderasse os sacerdotes e os levitas num mutirão que retirou do
templo todos os altares, imagens e utensílios usados em rituais destinados a
outros deuses. Todo vestígio de idolatria deveria ser eliminado das dependências
sagradas. Posteriormente, esta reforma foi estendida a toda terra de Judá. Jeremias
foi participante fundamental deste período, já que a reforma alcançou seu ápice
no quarto ano de seu ministério profético. A mensagem de Jeremias se alinhavam
aos ideais de Josias. Rei e profeta falavam a mesma língua.
Tudo ficou
mais difícil para Jeremias após a morte do rei. Por apenas três meses, Jeoacaz foi
o governante de Judá, que por se negar a pagar tributos ao Egito, acabou deposto
do trono pelo faraó Neco e levado cativo. Em seu lugar, Jeioaquim, um homem
arrogante e vil, foi declarado rei. Neste período, a mensagem de Jeremias
endureceu. Ele profetizou o exílio perpétuo de Jeoacaz e denunciou os crimes
morais e espirituais do novo monarca. Anunciou a proximidade da ruína de Judá e
a ascensão da Babilônia, que até aqueles dias, não era um reino tão poderoso
assim. Imediatamente, as classes dominantes de Judá, repudiaram sua mensagem pessimista,
e se empenharam em desmerecer as palavras do profeta, o ridicularizando constantemente
diante da população.
Em 605 AC,
após derrotar o poderoso exército egípcio, o rei Nabucodonozor começou suas
investidas contra Judá. Era o início do exílio predito por Isaías, e agora,
ratificado por Jeremias. Confiando em seus esforços humanos, Zedequias, o último
rei de Judá, promoveu uma rebelião contra os babilônicos. O resultado deste
levante foi desastroso, e o reino, testemunhou cada palavra profetizada por
Jeremias se realizar piamente.
O
ministério de um profeta
Pb. Bene Wanderley
O livro de
Jeremias é o segundo livro dos livros proféticos conhecido como profetas
maiores. Esse profeta era um sacerdote que nascera em Anatote uma cidade
sacerdotal próxima a Jerusalém. O ministério de Jeremias durou aproximadamente
quarenta anos em Jerusalém e cinco anos no Egito. O ministério profético de
Jeremias alcançou cinco reis do reino do sul. Jeremias desenvolveu seu
ministério numa fase mais crítica do povo de Deus. Ele sofreu grande oposição
por parte de seus compatriotas, chegou a ser acusado de traidor da nação, pois
em suas profecias ele aconselhava os judeus a se submeterem ao julgo
babilônico. Entre tantos objetivos do livro de Jeremias, o principal sempre
foi registrar as várias admoestações de Deus ao país que se precipitava em um
desastre espiritual e nacional. Uma das coisas que mais nos chama atenção é a
coragem e determinação do profeta em se manter fiel ao seu chamado, mesmo em
meio as adversidades que lhe sobrevinha. Jeremias 1:10, sintetiza bem o ministério
do profeta, através das palavras do Deus
que o convocou: - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos,
para arrancares, e para derrubares, e para destruíres e para arruinares; e
também para edificares e para plantares.
Material
Didático
Revista
Jovens e Adultos nº 103 - Editora Betel
Jeremias - Lição
01
O chamado
de um profeta
Comentarista: Pr. Clementino de Oliveira Barbosa
Introdução
Neste trimestre,
estudaremos o livro do profeta Jeremias, cuja mensagem foi direcionada,
inicialmente, ao reino de Judá, para que o povo se arrependesse dos seus
pecados e voltasse a sua adoração ao Senhor.
Um profeta
eleito por Deus
Para
eleger líderes, Deus se fundamenta na Sua soberania. A eleição de Jeremias como
profeta é descrita por um chamamento do próprio Deus (Jr 1.5) A Bíblia
corrobora que Deus levantou profetas para executar os Seus planos para a nação
de Judá. Ele escolhe Jeremias, que a princípio tenta recusar o chamado. A
atuação do ministério profético de Jeremias foi no Reino do Sul, Judá, durante
os últimos quarenta anos de sua história (627-586 a.C). O livro de Jeremias
estende-se desde o ano 13 do reinado do rei Josias (Jr 1.2), até a primeira
parte do cativeiro da Babilônia, tendo o próprio Jeremias como principal
personagem deste contexto. O autor do livro é Jeremias (Jr1.1) Ele mesmo
registrou parte de suas profecias (Jr 36.1,3). Depois de profetizar durante
anos em Judá, Jeremias foi comissionado por Deus a deixar a sua mensagem por
escrito (Jr 36.2) Mais tarde, vai se valer do seu escriba, Baruque, para
redigir suas palavras (Jr 36.4). Assim sendo, a autoria do livro de Jeremias é
fato comprovado. A Bíblia nos informa que outras pessoas atribuem a autoria do
livro de Jeremias: Daniel e Esdras (Dn 9.2; Ed 1.1).
Jeremias
escreveu parte de suas profecias e teve o auxílio do seu escriba, Baruque, para
escrever o restante. Assim sendo, a autoria do livro de Jeremias é fato
confirmado. A função do escriba era escrever e alisar os documentos importantes
da época. Para ser escriba, não poderia ser qualquer um, tinha que ser uma
pessoa instruída. O requisito principal era saber ler e escrever. Também
deveria ser conhecedor das ciências da época, sobre tudo matemática, direito,
desenho, artes, etc. Esses homens trabalhavam em cargos elevados nos governos,
preparando documentos importantes para os nobres. O escrivão Baruque, embora
citado somente em quatro capítulos das Escritura, é bem conhecido dos
estudiosos da Bíblia como fiel secretário e bom amigo do profeta Jeremias.
Jeremias
era de uma linhagem sacerdotal. Era membro da família de Hilquias (Jr 1.1).
Pela sua linhagem sacerdotal, ele poderia ter desempenhado sua ocupação
sacerdotal, o que lhe traria diversos privilégios, além de segurança. Jeremias
entendeu sua chamada, trocou todo o conforto do sacerdócio para deixar Deus
usá-lo em sua missão. Sua cidade natal era Anatote, perto de Jerusalém e estava
situada na terra de Benjamim, que foi dada aos filhos de Arão. Era uma aldeia a
5 km a nordeste de Jerusalém, na mesma região onde o sacerdote Abiatar foi
exilado por Salomão.
O sacerdote
era um instrumento de Deus que tinha como função ser mediador de Deus e os
homens. Era um indivíduo poderoso que exercia sua autoridade através de suas
palavras ou de seus conselhos, alguém que dava instruções por inspiração
divina. Todos os sacerdotes deveriam vir da tribo de Levi (Dt 17.9,18). O
simples motivo de uma pessoa ser levita não fazia dele um sacerdote. Para
exercer tal função era imprescindível o chamado de Deus (Hb 5.4). Para ser
consagrado ao sacerdócio a pessoa tinha de estar isenta de quaisquer
deformidades físicas.
A
fidelidade de Jeremias nos ensina que devemos ser audaciosos no cumprimento de
nossa missão no mundo. Este livro é muito prazeroso de se ler. Não se pode
apreciar a História Antiga sem compreender a História do povo de Israel neste
período. É neste contexto que Deus iria levantar um dos maiores profetas que a
História teria conhecimento. É provável que Jeremias tenha dado início ao seu
ministério profético em Anatote. Contudo, foi perseguido, almejaram mata-lo em
sua própria terra, segundo Jeremias 12.6. Jeremias dará ênfase a um quesito
indispensável qualquer povo: a de jamais abandonar os princípios de Deus. Ele
profetizou durante cinco reinados distintos. Foram os seguintes monarcas:
Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias.
Jeremias teve
sua atuação profética na gestão de ci9nco monarcas distintos. É interessante
pesquisar a importância positiva e negativa de cada um deles para a história de
Israel.
Um profeta
comprometido com Deus
O profeta
Jeremias viveu em um período que tinha como cenário político disputas por um
território muito importante, conhecido como Crescente Fértil. Diante destas
disputas, Jeremias se manteve fiel ao Deus de Israel, diferentemente dos
líderes da nação, que estavam envolvidos em um grau de depravação moral sem fim
(Jr 2.11).
Jeremias
exerceu seu ministério profético em um dos momentos mais críticos da história
do povo de Deus. Entretanto, Deus sabia que podia contar com ele. Deus tinha
certeza que Jeremias enfrentaria a elite governante e os desejos pervertidos do
povo de Judá sem se contaminar. Deus fez Jeremias saber que sua vida seria de
sofrimentos e dor, mas era para ele não desanimar diante das adversidades (Jr
26.12-13).
O crescente
Fértil é uma terra fixada entre o Oriente Médio (vales dos rios Tigre e
Eufrates) e nordeste da África (vale do rio Nilo). Recebeu este título, pois,
vista no mapa a região tem contorno da Lua na fase quarto crescente. Já o termo
fértil é devido a fertilidade do solo nos vales dos rios Nilo, Tigre e
Eufrates. Entre tantos sofrimentos, o profeta Jeremias não negou a sua
convocação de ser porta-voz de Deus ao povo. Ele tinha convicção que cada dor
valeria a pena. A sua chamada era inegociável. O profeta Jeremias expôs um
espírito de plena obediência ao aceitar o desafio da missão profética. Ele
sabia que não teria outra razão para viver a não ser andar conforme a pretensão
divina.
Como é
difícil ser chamado por Deus quando a situação não está de acordo com a sua
vontade. Crise após crise ia aproximando Judá a passos largos da destruição (Jr
2.5). As agitações políticas e religiosas se faziam presentes neste contexto
histórico. O profeta Jeremias, em meio a toda esta turbulência, não se
acovardou. O povo de Israel cometeu dois pecados (Jr 2.13). O primeiro, foi o
abandono do Senhor. Segundo, foi cavar cisternas rotas, isto é cisternas que
não retêm água.
A palavra
cisterna provém do hebraico e significa “lugar cavado”. Esta palavra aparece na
Bíblia cerca de 67 vezes e apenas no Antigo Testamento. Cisterna rotas não
guardam água, tinham alguma brecha, simbolizando o homem na sua busca desenfreada
pelos deleites do mundo, não guardando os bens confiados pelo Senhor. Deus não
é uma cisterna, Deus é uma fonte de água viva. Jesus Cristo é a verdadeira
fonte (Jo 4.13).
Vivemos em
um momento onde muito se é dito e escrito de ruim sobre esta geração de
cristãos. Os líderes têm que ensinar nos púlpitos a esta geração de adoradores
que a religião cristã hoje nos dá a liberdade de nos aproximarmos de Cristo sem
intermediário (1Tm 2.5). Esta geração tem que ter consciência de que a sua
busca pela verdade só terá fim quando aprenderem a desejar o Senhor de todo
coração (Sl 37.4). É ter a certeza de que somente a sede por Deus nos satisfaz
de verdade (Sl 42.2).
Somente a sede
por Deus nos dá ânimo para continuarmos a viver em Cristo e não somente a sede
por Suas bênçãos. A intimidade com Deus nos dá força para avançarmos para as
coisas que estão diante de nós (Fp 3.13).
O profeta
e a vontade de Deus
Ao estudar
o livro de Jeremias, notamos que Deus apresenta um determinado propósito para
ele: ser profeta (Jr 1.5). Isto é, ser porta-voz de Deus para a nação de
Israel. Tem momentos que precisamos nos calar para ouvirmos a voz de Deus. Ser
profeta não é fácil. É escutar de Deus e transmitirão povo. Quando somos
convocados e escolhidos por Deus, é necessário estarmos atentos à voz dEle.
Deus fala de múltiplos modos (Jó 33.14). Pode ser durante um culto; através de
uma criança; na meditação de um versículo. Não importa o meio, o importante é
que Ele fale conosco. Quando Deus fala com alguém, é porque tem um propósito
(Jr 1.5). Será que você está preparado para ouvir a voz de Deus?
Todo ser
humano foi criado para se relacionar com o seu Criador. Deus não escuta um em
diminuição ao outro. Para Deus, todos somos iguais. A base deste relacionamento
está pautada na intimidade e amor. É necessário ter uma vida consagrada ao
Senhor, para executarmos a voz suave do Criador. Quem se aproxima mais do
Senhor goza de maior privilégio. Podemos ouvir a voz de Deus de uma forma
pessoal e íntima. O Senhor se preocupa em falar conosco, para que possamos ser
conduzidos, renovados e reparados regularmente.
A maior
prova de que conhecemos a voz de Deus é quando nos tornamos dependente dEle. As
Escrituras afirmam que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Existem
momentos que as lutas são tantas que pensamos em nos calar. Com Jeremias não
foi diferente. Ele pensou seriamente em se calar. Então, disse ele: “Não me
lembrarei dele e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como
fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fadigado de sofrer e não
posso”. (Jr 20.9). No entanto, ele não conseguiu, pois já havia provado do amor
do Mestre. Ele já havia descoberto que “a voz do Senhor faz tremer o deserto”
(Sl 29.8).
Jeremias se
apaixonou pela doce Palavra do Eterno. Ele suportou aflições físicas e
emocionais, que lhe acarretaram marcas profundas em seu corpo. Apesar dessas
provas, ele se sentiu instigado a cumprir sua designação (Jr 4.19). Uma vez
tocada em sua boca, a chama nunca mais apagou (Jr 1.9). Quando pensou em se
calar, a Palavra de Deus se transformou em chama dentro dele. A Palavra se
convertia em fogo, em seus próprios ossos (Jr 20.7-9).
O Senhor
nunca se cansa de convidar pessoas ao Seu Reino (Mt 11.28). Em Sua casa sempre
há lugar para mais um. Aquele que houve a voz do Senhor, nem que seja uma única
vez, necessita alimentar esta chama interior. Paulo e Silas, por exemplo, mesmo
na prisão, não deixaram de louvar ao Senhor (At 16.25). Seus corpos estavam
presos, mas as suas almas estavam livres. Não deixe que outras vozes ocupem o
lugar da voz do Eterno na sua vida. Jeremias perseverou na vocação que foi
chamado, se tornando um grande homem de Deus. Jeremias foi dotado de uma
mensagem profética e clara, seguiu o caminho traçado por Deus, perseverando até
o fim de sua jornada.
Assim como o
Senhor confiou em Jeremias, ainda sendo uma criança para realizar a sua obra,
Ele deseja levantar profetas nos dias de hoje. O povo tem se corrompido como
nos dias de Jeremias e precisa ser advertido dos seus pecados. O Senhor está à
procura de homens fiéis para trabalhar em Sua seara.
Conclusão
O profeta
Jeremias foi levantado por Deus e anunciou o castigo que viria sobre o reino de
Judá, caso o povo não se arrependesse. Jeremias foi açoitado, torturado, preso
e até denunciado pelos próprios amigos. Entretanto, nada disso o fez desistir
de sua chamada.
Neste trimestre, estudaremos a vida do profeta
Jeremias. Veremos no decorrer das treze lições que o serviço na obra do Senhor
é bastante árduo. Será uma excelente oportunidade para meditarmos
sobre os propósitos de Deus ao disciplinar o Seu povo e as profecias de
restauração e renovo. Que possamos ter a força necessária para prosseguir nos
caminhos do Senhor e possamos nos tornar pessoas melhores na caminhada diária
de nossas vidas. Para conhecer ainda mais sobre o ministério do profeta
Jeremias, e as grandiosas lições retiradas de suas palavras e ações, participe
neste domingo, 02 de abril de 2017, da Escola Bíblica Dominical.