sábado, 16 de julho de 2016

Culto Especial de Homens com Pr. Fábio Silva


Na noite deste sábado, 16 de julho de 2016, o Grupo de Varões Herança Divina realizou seu culto especial de homens, celebrando ao Senhor Deus por mais um mês de lutas travadas, e vencidas pela Fé. Noite para ouvir muitos testemunhos, poderosas ministrações e louvores abençoados, e que ainda contou com a preleção do Pr. Fábio Silva (Assembleia de Deus Belém).

O evangelista Mateus nos relata os primórdios do ministério de Cristo na Galileia, e destaca seu batismo por João, e seu período de provação no deserto (Mateus 3 e 4). Ali, sozinho e fragilizado pelo fome, Jesus aparentava ser uma presa fácil para Satanás. Ledo engano. 

Jesus estava faminto e sedento, porém o deserto e as privações não estremeceram suas convicções. Durante quarenta dias, o Filho de Deus sentiu na pele as aflições tão pertinentes a existência humana. O Inimigo abriu seus depósitos, perfilando diante de Jesus todas as glórias ilusórias do mundo e os prazeres efêmeros de uma vida carnal. O Cristo foi “tentado em tudo”, porém resistiu incondicionalmente, usando como arma de retaliação a Palavra de Deus.

Satanás é sórdido e sabe nos atingir em nossos pontos mais vulneráveis. Ele é conhecedor do céu, mestre versado em teologia e exímio pesquisador da psique humana. Satanás se tornou o governante dos reinos do mundo que se afastaram de Deus. É também o príncipe das potestades do ar (João 12:31 / II Coríntios 4:4 / Efésios 2:2). Como ele não é dotado de onipresença, onisciência e onipotência (que são atributos exclusivamente divinos), existe uma vasta estrutura muito bem organizada que converge para a liderança maléfica de Satanás, o grande arqui-inimigo da igreja. Em suma, ele é um adversário muito perigoso e não perde oportunidades de nos destruir.

Porém a recomendação bíblica em relação a este adversário não é o enfrentamento, como muitos insistem em ensinar. Efésios 6:10-13 diz que devemos nos revestir da armadura de Deus para estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo, revelando que nossa posição estratégica nesta guerra é a de defesa, enquanto o ataque pertence ao Senhor. Nossa arma mais poderosa é a “OBEDIÊNCIA” ao Senhor e a seus preceitos. Satanás não tem poder de ataque contra um crente fiel, mesmo que a fidelidade não nos imunize das tentações, pelo contrário, nos tornamos alvos prioritários do Inferno. A Bíblia nos ensina em Tiago 4:7, a “sujeitar” a Deus, “resistir” ao Diabo e então ele fugirá de nós. O homem que decide “enfrentar” a Satanás com suas próprias forças, será derrotado e consumido.

Mateus registrou três tentações específicas, sendo uma no corpo, uma na alma e outra no espírito.  As tentações de Jesus seguem três padrões que são comuns a todos os homens. A primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne (Mateus 4:3-4), a qual inclui todos os tipos de desejos físicos. O Nosso Senhor teve fome, e o diabo o tentou a transformar pedras em pão, mas Ele respondeu citando Deuteronômio 8:3. A segunda tentação foi acerca da soberba da vida (Mateus 4:5-7), e aqui o diabo tentou usar uma passagem da Escritura contra Ele (Salmo 91:11-12), mas novamente o Senhor respondeu com a Escritura em sentido contrário (Deuteronômio 6:16), afirmando que seria errado abusar de seus próprios poderes.  

A terceira tentação foi acerca da concupiscência dos olhos (Mateus 4:8-10), e se algum atalho ao Messias fosse possível, evitar a paixão e crucifixão para as quais Ele originalmente veio seria a forma. O diabo já tinha o controle sobre os reinos do mundo (Efésios 2:2), mas estava pronto a dar tudo a Cristo em troca de Sua lealdade. O mero pensamento quase causa a natureza divina do Senhor a tremer, e Ele responde agressivamente: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto" (Mateus 4:10, Deuteronômio 6:13).

Martin Lutero, pai da Reforma Protestante, foi um homem vitimado por inúmeros ataques de Satanás. Sombras do passado e acusações veladas do adversário irrompiam o silêncio das noites de oração, levando Lutero a inúmeros confrontamentos mentais. Sua mente era um grande campo de batalha, onde Satanás tentava cravar suas bases. Graças a Deus, nunca conseguiu. Umas das mais marcantes frases da vida do reformador revela sua vitória contra as investidas do adversário: - "Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho." 

Satanás investirá com furor contra as nossas vidas, estudando nossos passos, vasculhando nosso lixo, forçando nossas defesas em busca de um ponto fragilizado. Não podemos impedir seus rompantes de fúria, nem limitar seus passeios sistemáticos ao nosso derredor. Ele está fazendo seu papel, sendo quem ele é. Cabe a cada um de nós estarmos preparados para não ceder as investidas, guardados e protegidos a Sombra do Altíssimo (Salmo 91:1). Os pássaros poderão até pousar, mas ninhos, eles jamais irão fazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário