domingo, 17 de julho de 2016

Manhã Jovem



Salomão provavelmente já era um homem idoso quando escreveu o livro de Eclesiastes. Nele, o “pregador” faz uma análise imparcial de sua existência, e chega à conclusão que só existe uma razão genuína para viver, e todo o resto é superficialidade. O segredo de uma vida produtiva e feliz se resume numa única sentença, que resume nosso propósito, início, meio e final: TEME A DEUS.

Então, no fim de seus dias, Salomão percebe que desperdiçou tempo demais com coisas efêmeras e alegrias passageiras, e no afã de ensinar seus leitores a não cometerem este mesmo erro, ele declara: Se lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes de venham os dias difíceis, e se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho mais alegria neles...

E foi inspirado neste texto de Eclesiastes 12:1,  que o jovem Cainã Alves idealizou a nossa primeira MANHÃ JOVEM, realizada pela REDE JOVEM na manhã deste dia 17 de julho de 2016. Um dia bem aproveitado começa aos pés do Senhor, e foi exatamente assim que nosso domingo começou, oração, jejum e louvor.... Muito louvor!

E para esta manhã musical, contamos com a participação de diversos cantores e bandas da nossa região: Bene Wanderley, Diego Barros, Felipe Pavan, Eduardo Carvalho, Júnior Barros, Coral Nova Dimensão e Grupo Fidelidade.

E para fechar o evento com chave de ouro, recebemos o cantor Lucas Paulo, que elevou ainda mais a atmosfera de adoração na qual já estávamos imersos, ministrando uma palavra poderosíssima, inspirado na história Bíblica de Jefté:  “Chega de Desculpas”.

O pai de Jefté não se alegrou quando soube de sua existência, afinal aquela gestação era fruto de um erro, de uma aventura extra conjugal, de uma noite de prazer paga com dinheiro, sem vínculos de ternura ou amor.  Ele filho de uma prostituta, persona indesejada mesmo dentro da casa de seu pai. Gileade tinha muitos filhos com sua esposa legítima, e estes não se sentiam confortáveis com a presença de seu meio irmão, e assim que tiveram oportunidade, expulsaram o indesejável de suas terras. Rejeitado pela sua própria família, deserdado e desprovido de bens, Jefté procurou refúgio na cidade de Tobe, e ali encontrou a companhia de homens renegados como ele. Junto com seus novos aliados, Jefté formou um bando de mercenários, e seu forte instinto de liderança não demorou a aparecer. Inicialmente, todos olham para aqueles homens com olhos assustados, a presença do bando em qualquer cidade causa repulsa e pavor, sendo eles imediatamente rejeitados pela sociedade. Porém, sob as ordens de Jefté, o grupo demostra valor e coragem, ganhando o respeito até mesmo de seus familiares. Tal reviravolta se dá porque Israel mas uma vez fora subjugada por um inimigo, e durante alguns anos, padeceu o flagelo imposto pelos amonitas e filisteus. Os líderes do povo viram no bando de Jefté sua única possibilidade de defesa, e intercederam para que seu irmão rejeitado, liderasse a resistência contra o invasor. O valor pessoal de Jefté era maior que sua história natural de desamparo familiar. O destino empurrava Jefté para o caos, ele porém, prevalecia pela coragem e vontade de ser feliz. Então o Espírito do Senhor se apossou dele. 

Jefté se viu engolido por um oceano de desaprovação e negatividade. Todas as portas foram fechadas para ele, e as respostas que ouviu em sua vida foram sempre “NÃO”. Porém, este homem notável não usou as restrições impostas sobre ele como “uma desculpa” para se render ao fracasso. Ele lutou para mudar sua história. Não foi sorte. Foi a vontade de Deus aliada à disposição do homem para viver o plano divino em sua vida. Liderados por este homem, Israel venceu a guerra, e seu comando foi tão decisivo, que o nomearam juiz da nação. Jefté, cujo nome significa "Deus Abre" entrou para o rol dos juízes de modo louvável. Deus de fato, abriu caminhos e deu oportunidades a esse guerreiro que soube ser diplomata e militar. Julgou Israel por seis anos, e foi honradamente sepultado em uma das cidades de seu pai. (Juízes 10 e 11)

Então, chega de desculpas...

A juventude é uma das mais intensas e complexas fases da vida. Marca a saída da adolescência e o alvorecer da maturidade. E o período onde as decisões mais importantes precisam ser tomadas, e o caráter se define de forma quase perpétua. Obviamente, Satanás é astuto, e ciente da ebulição emocional da juventude, atua ferozmente contra a vida do jovem, pois sabe que existem muitas brechas para serem exploradas.

Porém, o inimigo comete o mesmo erro que muitos crentes incautos também tende a cometer: achar que a juventude é espiritualmente fraca. Quando coloca sua vida sem sujeição a Deus, o jovem se torna uma fortaleza intransponível, neutralizando os ataques satânicos e pondo em fuga o maligno. Jovens são fortes porque o Poder do Senhor se aperfeiçoa exatamente onde reside suas maiores fraquezas (II Coríntios 2:9). Com tantas alternativas a sua disposição, o jovem que determina em seu coração conservar-se em fidelidade ao Senhor, é um rochedo que nem mesmo os mais intensos abalos pode derrubar. 

Ser jovem no contexto eclesiástico não é fácil, mas quando os anos baterem a nossa porta, uma retrospectiva de vida nos dará a certeza que valeu muito a pena!




Nenhum comentário:

Postar um comentário