quarta-feira, 13 de julho de 2016

Vida Cristã Familiar


Você já se perguntou alguma vez como deve viver a vida cristã? Afinal, vivemos numa época muito relativista, em que cada um faz sua própria verdade e tem seus valores éticos e morais alicerçados em puro hedonismo.

Mas se vivemos com Cristo, existe um viver padrão que nos foi ensinado por Ele mesmo. Mateus 5 nos revela como o Mestre dos Mestres era um grande cultivador. Ele sabia que sua tarefa era cultivar os corações dos seus seguidores “cuidar, zelar, conservar”, e por tanto passou a ensinar os seus discípulos as bases mestras da vida cristã em todos os seus aspectos. E como um bom cultivador expressou as mais sublimes palavras: bem aventurado os humildes de espírito, pois deles é o reino dos céus. Jesus começa seu ensino falando da humildade.

Ele sabia em seu espírito a necessidade de cultivar nos corações dos seus discípulos essa virtude de extrema necessidade, pois sem a humildade de espírito seria (e é) impossível fazer parte ou até mesmo herdar o Reino dos Céus. O humilde de espírito a que se refere esse ensinamento, pode ser entendido como um espírito sempre pronto a abrir mão dos seus próprios interesses em favor dos outros. O salmista em sua oração de confissão e arrependimento nos dá com clareza, um vislumbre desta realidade: “cria em mim, oh Deus, um coração puro e renova dentro de mim um coração sempre pronto, inabalável, disposto a obedecer, pronto se despojar dos próprios interesses" (Salmos 51:10).

Desde o alvorecer deste século, temos visto, ouvido e testemunhado uma avassaladora onda de perversão dos homens em todas as áreas da sua vida, a crescente desvalorização da ética e dos bons costumes, e por fim, a degradação da família. Em função da multiplicação da ciência e dos grandes avanços das modernas tecnologias estarem sobre fortes influências satânicas, temos enfrentado dias difíceis e, porque não dizer, insuportáveis de viver.

A falta de comunicação tem afetado em muitos aspectos os relacionamentos familiares, e as relações fraternais entre os fiéis no viver diário cristão. É bom ressaltarmos que um diálogo é o inverso do monólogo, onde só uma pessoa discursa sem deixar que outras pessoas se expressem também. O discurso monólogo é orgulhoso, soberbo, arrogante, presunçoso, vaidoso, violento, vil, sem graça e desprovido de humildade. Já o diálogo é quando as pessoas falam e se escutam, cada qual colocando seu ponto de vista e tendo a chance de se expressar. No diálogo todos tem e devem ter direito de serem ouvidos. Ouvir e falar no momento certo. O que temos visto no meio das famílias é a falta de diálogo e como resultado temos uma degradação dos valores éticos estabelecidos por Deus para guardar as famílias da corrupção maligna. Precisamos reavaliar nossos conceitos e tudo aquilo que temos tido como valores éticos. Incentivar nossas famílias ao diálogo, na verdade é uma reeducação familiar.

No entanto deve haver uma disponibilidade de todos para a prática da abnegação. Mateus 16:24 tem a chave- mestra para uma vida de vitória na caminhada de todo cristão: "renúncia ".  Negar a nós mesmo e seguir o caminho que nos está proposto. A vida cristã se caracteriza pelas renúncias que temos de fazer e devemos fazer. Isaías, o profeta messiânico, nos traz à luz aquilo que caracterizava a pessoa do Messias. Vemos o resultado da renúncia na vida do Cristo, Ele foi desprezado, o mais rejeitado dentre os homens, homem de dores, foi oprimido, humilhado, ficou em silêncio diante dos seus acusadores e foi moído pelos nossos pecados (Isaías 53:3-12), renunciar ainda é o caminho mais eficaz para uma vida de paz em nosso núcleo familiar cristão.

Isso com toda certeza não será uma tarefa agradável para muitos, pois infelizmente nossa geração tem desprezado os princípios cristãos acarretando sobre sim varias tribulações. É lamentável, mas a real situação de muitas famílias cristãs é de total degradação moral e espiritual. Pais que se fecham para o dialogo e a renúncia na família tem colhido a mais desastrosa colheita da história da humanidade “filhos abomináveis".  O termo parece duro e medieval, mas certamente é o que melhor defina essa geração corrupta, ainda pior que a descritas em Gênesis 6, fazendo uma comparação aos dias de Noé (Mateus 24:32-39).

Mas a renúncia precisa se ancorar na tolerância, pois esta é uma virtude gloriosa da parte de Deus que devemos cultivar com mais intensidade e "num desejo ardente", pois a palavra de Deus nos diz em Mateus 5:7 que bem-aventurados são os misericordiosos, pois eles alcançarão misericórdia. Ser paciente é ter a capacidade de suportar as fraquezas dos fracos e demonstrar misericórdia ao que falhou na tentativa de acertar. A tolerância no meio da família é uma arma poderosa para estabelecer relacionamentos quebrados. O que temos visto nas famílias é a inversão de valores que convergem para verdadeiros desequilíbrios mentais, filiais, maternais e paternais. Pais sem estrutura psicológica, sem estrutura financeira e moral.

Infelizmente as igrejas não tem dado o devido valor ao ensino familiar pré e pós casamento. Temos visivelmente bons livros e revistas com o tema família, mas pouco (ou nenhuma prática). Cabe a nossa geração mudar sua própria história e a transformação começa no seio familiar.

Colaboração: Pb. Abdenego Alves Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário