domingo, 24 de julho de 2016

O Hoje



Livremente inspirado na ministração do Pr. Wilson Gomes realizada no Culto da Família em 24 de julho de 2016.

Se existe um “período de tempo” que inquieta o cristão, com certeza é o dia de “hoje”. Estamos tranquilos quanto ao nosso passado, pois sabemos que nossos pecados já foram perdoados e que em Cristo todas as coisas foram renovadas. O futuro tambem não nos causa apreensão, pois ele está seguro em nosso Senhor Jesus, e nosso “amanhã” será glorioso no céu.

Mas o “presente” está repleto de agruras, tormentas e aflições. Cristão tem sérios problemas com o “agora”, pois ele foge ao nosso controle, se adequando ao tempo perfeito de Deus, com seus propósitos e desígnios.

Parte deste processo consiste em enfrentar muitas provações, que nos moldam, lapidam e nos preparam exatamente para um amanhã de glória. O que Deus requer de nós é muito mais que persistência... Ele deseja testar nossa perseverança, afim de aprovar o seu caráter.

Detalhe: Deus jamais permitirá que sejamos provados além do que podemos suportar, e quando formos tentados, ele nos providenciará um escape, para que o possamos suportar (I Coríntios 10:13).

Em Romanos 12:9-21, o apóstolo Paulo lista uma série de virtudes que devem ser priorizadas na vida de todo cristão, tais como generosidade, hospitalidade, perseverança na oração, zelo não remisso, amor fraternal sem hipocrisia, apego ao bem, aborrecimento ao mal e fervor de espírito. Porém, duas das qualidades listadas neste texto exigem de nós um árduo exercício de devoção, fé e fidelidade: Alegre Esperança e Paciência na Tribulação (Romanos 12:12).

Embora aqui tenhamos dois conceitos distintos, ambos estão completamente interligados. 

A WEB define “ESPERANÇA” como sendo uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal, sendo requerida uma certa perseverança para se acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. Para o cristão, a esperança deve estar focalizada em Cristo e embasada em fé. Paulo apresenta em Romanos 5:1-4 um mapa do que podemos chamar de “CAMINHO DA ESPERANÇA”: 

- “Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu”.

Para que o Cristão tenha uma esperança viva e a prova de decepções, a mesma deve ser cultivada em um coração cheio de amor e aprovado por Deus. Essa aprovação se dá mediante a paciência que demostramos em meio aos sofrimentos. Em seu texto“O Casulo”, nosso Pr. Wilson Gomes faz uma analogia entre o processo metamórfico da lagarta para borboleta e do crescimento espiritual que pode ser obtido das mais traumáticas experiências, e conclui: A dor é uma professora excelente, o sofrimento é disciplinador e as intempéries da vida são a academia da alma. No casulo, nos fortalecemos para enfrentar o mundo, e o conhecimento adquirido nesta escola é eterno e imutável.

No livro de Eclesiastes, o sábio rei Salomão esta revisitando seus antigos provérbios e elabora alguns conceitos bem interessantes sobre as adversidades da vida. Um dos mais peculiares é sua preferência por “velórios” a “festas”, pois o luto favorece a introspecção e o autoconhecimento, enquanto as celebrações podem nos dar uma utópica versão da realidade (Eclesiastes 7:2). 

Em outras palavras, boas experiências podem ser retiradas das piores situações. Paulo vai muito além e ensina que nosso sofrimento deve nos trazer alegria. Fechar este ciclo, e passar pelas tribulações com um sorriso nos lábios e esperança latente no coração e a prova cabal de nossa fé, que retumba vigorosa em meio aos cenários mais adversos, nos dando a certeza absoluta que Deus tem total controle de nossas vidas e navega ao nosso lado contra as correntezas do mais arredio mar.


Viva o HOJE trazendo a memória tudo o que Deus já te fez no ontem, e confiando no amanhã que Ele já nos preparou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário