quarta-feira, 3 de abril de 2013

Corações Feridos - (Palavra Pastoral - Abril de 2013)

Texto publicado originalmente na edição Nº 39 do Informe Gospel

Você tem uma ferida aberta no seu coração?

Pode ser que esta ferida esteja aí há tempos e você está com muita raiva; ou quem sabe a ferida é recente, mas você já sente o fardo pesado da mágoa. Uma mistura de sentimentos inunda sua existência... Há uma parte de você que por estar dilacerada e amargurada, pede briga e revanche; e vozes interiores clamam por retaliação e vingança.  Em suma, este seu lado “negro” quer (e precisa muito) extravasar toda esta raiva de alguma maneira.   Em contrapartida , há em você uma parte mais sensível e reprimida que se manifesta em um choro constante e em lágrimas quentes, nascidas  (e aquecidas) em um coração incendiado pelo “fogo” da ira, que arde assustadoramente, queimando tudo que há de bom e consumindo completamente você.

Pois bem. Chegou a hora de você tomar uma decisão definitiva!
Apagar este fogo ou aquecer ainda mais a fornalha?
Superar esta mágoa ou pagar com a mesma moeda?
Se libertar  deste sentimento ou o guardar enclausurado em você?
Deixar que as mágoas sejam estancadas ou permitir que se transformem em ódio?

Permita-me te fazer uma pergunta e responda interiormente com muita sinceridade. – Você esta deixando sentimentos de comiseração e mágoas se avolumarem ao ponto de se tornarem em ÓDIO?

Se a resposta foi SIM, por favor, se atente para as minhas próximas palavras e seja muito honesto consigo mesmo.
A mágoa tem funcionado bem para você? O ódio lhe dá paz? O seu ressentimento tem te trazido algum alívio? Sua automiseração proporciona conforto? As questões mal resolvidas do passado são fontes de alegria e esperança?
Deixe que neste dia esta ferida aberta há tanto tempo seja curada. CRISTO é a nossa alegria de viver e a fonte de todo perdão. Ele sim teria muitos motivos para estar magoado... Foi traído por amigos, abandonado na hora da angústia, condenado injustamente mesmo sem ter cometido delito algum... Mas no alto de sua dor e sofrimento, agonizando naquela cruz, olhou para a multidão rancorosa e disse: Pai, os perdoe, pois não sabem o que fazem! Ei, vamos lá irmão. Libere o perdão e não mais carregue este sentimento tão vil que tem aniquilado sua espiritualidade!

Antes de terminar, quero compartilhar com vocês algumas palavras de Max Lucado em seu livro Aliviando a Bagagem, e  que elas sejam bálsamos ao seu coração e te guiem ao Monte Santo do Senhor. (Salmo 24: 3-4)

“Em um mundo endurecido pelos fracassos humanos, há uma terra viçosa por causa da misericórdia divina. O seu Pastor convida-o para ir até lá. Ele quer que você se deite e aninhe profundamente, até estar escondido, coberto pelos brotos do seu amor, e ali você encontrará repouso”

Obrigado pelo carinho igreja, pela ajuda e pela paciência de tolerar este Aprendiz de Pastor. Vocês são tão especiais que faltam-me palavras para descrever o que sinto, então ouso-me a parafrasear  Paulo dizendo: - Vocês são minha coroa no Senhor!

Mãozinhas pra cima! Obrigado... Obrigado... Obrigado


Pr. Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário