O Movimento
Seicho-no-iê é uma mistura de xintoísmo, budismo e Cristianismo. Foi criado
por Masaharu Taniguchi. E como é comum a quase todos os fundadores de
movimentos religiosos, Masaharu Taniguchi afirma que teve a primeira revelação
do seu chamado religioso em 13 de dezembro de 1929
Masaharu Taniguchi |
Masaharu Taniguchi
ingressou em 1911 na Universidade de Waseda em Tóquio, a fim estudar literatura
inglesa. Ainda jovem se interessava por filosofia e religiões, ocidentais e
orientais. Por problemas de saúde e outra desilusões da vida, largou a
universidade, pois acreditava que era injustiça a grande maioria da população
trabalhar de forma desgastante e sofrida, enquanto ele estaria estudando para
ser alguém na vida. No ano de 1929, Taniguchi afirmou ter recebido uma revelação
divina, que o deu a missão de levar ao mundo uma nova doutrina, compilada no
livro “A verdade da vida”. Segundo Taniguchi, o mundo ao nosso redor é apenas
reflexo de nossa mente. Depois de algum tempo, Taniguchi dedicou-se ao estudo
teórico e prático das ciências psíquicas que sentia atração, ele acreditava que
essas ciências poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade. Quando a
Primeira Guerra Mundial estava no auge, imperava no Japão uma literatura
moralizante, espiritualista e nacionalista. Taniguchi dedicou-se novamente à
leitura e descobriu uma sutra budista (daizokio), extraiu dela o ensinamento
fundamental: "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou
tudo isso foi o coração. Assim, a doença pode ser curada com o coração...".
A Seicho-no-iê declara
ser a harmonia de todas as coisas do Universo e a reunião de todas as
religiões. Ensina, inclusive, que Cristo, na Judéia, Buda, na índia, e o
Xintoísmo, no Japão, são manifestações de Amenominakanushi, o “Deus absoluto”,
e que todas as religiões têm como fundamento a verdade de que todos são
irmãos, filhos do mesmo Deus. A missão da Seicho-no-iê é transmitir ao mundo
parte dos ensinamentos de Cristo e de Buda, que não haviam sido ainda suficientemente
revelados. Seus adeptos afirmam que não pregam uma religião, mas apenas uma
filosofia, apesar de possuir as características de uma religião. Mas, a
Seicho-No-Ie possui: igrejas, ritos, preces e preceitos. Logo, trata-se de uma
religião e, como veremos por meio de seus ensinos, é uma religião falsa sem
apoio bíblico.
A crença da
Seicho-no-iê está baseada na compensação material, como saúde, dinheiro e
bem-estar, seu sistema doutrinário o identifica como uma seita herética. Na sua
identidade visual, a Seicho-no-iê utiliza o emblema do Sol, símbolo do
xintoísmo; da Lua, símbolo do budismo; e da estrela, símbolo do Cristianismo. É
a união de três religiões: o xintoísmo, o budismo e o Cristianismo. Portanto,
trata-se de uma religião sincretista. Os livros sagrados que a Seicho-no-iê
utiliza para propagar os seus ensinos são: escrituras do budismo, textos da
antigüidade japonesa e a Bíblia. Freqüentemente a Bíblia é citada fora do seu
contexto.
Esses ensinos são
partes de algumas crenças praticadas no Seicho-no-iê:
Amenominakanushi é o Deus absoluto. Não são
importantes os nomes que tenha nas diversas religiões, já que todas as crenças
e todos os deuses levam o homem a ele.
Ser verdadeiramente salvo é compreender por que a
doença se cura; por que é possível ter uma vida financeira confortável e por
que se pode estabelecer harmonia no lar.
O pecado é como uma doença, os males e a morte, que
não passam de meras ilusões. O pecado não existe, pois Deus não o criou.
O homem pode viver um "reino do céu" desde
que compreenda que não existem doenças, males, dores, etc.
O homem é perfeito.
Não existem
fundamentos bíblicos nesses ensinos da Seicho-no-iê. Se referindo ao mal, o
apóstolo Paulo ensina que a nossa luta neste mundo é contra o mal, que quer
dominar nossa vida (Rom. 7.15-25; 2 Cor. 5.1-l0; Ef. 6.12). Malaquias
profetizou que há um julgamento para os que praticam o mal (Mal. 3). Os outros
profetas também falaram contra o mal. João Batista pregou que o machado está
posto sobre os que praticam o mal (Mat. 3. l0). Falar que o mal é uma mera
ilusão é contradizer não somente a Bíblia, que é a Palavra de Deus, mas também
negar os acontecimentos diários que ocorrem na sociedade.
Como é de costume, a
Seicho-no-iê distorce a verdade, pois, se a verdadeira salvação consiste em
compreender por que a doença se cura, em ter uma vida financeira confortável e
um lar harmonioso, é de se imaginar que aquele anjo do Senhor não pronunciou a
verdade, pois, disse que Jesus haveria de salvar os pecadores dos seus pecados,
e não de uma vida de privações materiais (Mt 1.21). Em João 16.13, Jesus falou
que “no mundo tereis aflições”. Mas pela graça e amor de nosso Deus, Ele enviou
seu Filho unigênito “JESUS CRISTO” para que o mundo fosse salvo por ele. (Jo 3.16-17)
Pra conhecer mais
sobre a mais popular seita oriental do Brasil, participe deste domingo,
23/02/2014 da Escola Bíblica Dominical
TEXTO ÁUREO
Do suor do teu rosto
comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela fostes tomado; porquanto
és pó, e ao pó tornarás (Gn 3.19).
O pecado, o sofrimento e
a morte, são realidades incontestes na vida do ser humano; até o mais indouto
entre os homens tem conhecimento dessa verdade.
TEXTOS
DE REFERÊNCIA
(Gênesis
3:16-17, 22-23)
E à mulher disse:
Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e
o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E ao homem disse:
Porquanto deste ouvido à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te
ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga
comerás dela todos os dias da tua vida
Ela te produzirá espinhos
e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
Então disse o Senhor
Deus: Eis que o homem tem se tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal.
Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma
e viva eternamente.
O Senhor Deus, pois, o
lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.
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