domingo, 24 de abril de 2016

Água em Abundância



Livremente inspirado na ministração do Pr. Wilson Gomes no Culto da Família realizado em 24/04/2016.

Balaão era um profeta do Senhor que foi “contratado” pelo rei Balaque para amaldiçoar Israel. Mesmo sabendo que estava cometendo um terrível erro, o profeta foi atraído pelo brilho do ouro pagão, e se preparou para proferir palavras de perdição contra os hebreus. Porém, diante da nação eleita, ele acabou testificando sobre uma verdade ainda latente em nossos dias:

Quem pode amaldiçoar o povo quem Deus abençoou? Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa... Quem é o homem para desfazer sua vontade? (Gêneses 23:1-20)

A fidelidade de Deus, um dos grandes temas da Bíblia, carrega em si a ideia do compromisso inabalável de Deus em manter, na relação com o Seu povo, tudo quanto se encontra escrito na Sua Palavra. A fidelidade é uma das gloriosas perfeições do Senhor, uma vestimenta do próprio Deus. O caráter de Deus não muda. No curso da vida humana, gostos, perspectivas, tempo, temperamento, entre outros, podem mudar o caráter de uma pessoa, mas nada pode alterar o caráter de Deus. Ele nunca se torna menos verdadeiro, misericordioso, justo ou fiel. O seu propósito abrange grandes reinos, mas também tem planos para seus servos de forma individual e com relação à Igreja.

O termo “FIDELIDADE” vem do latim “fidelis”, e faz alusão a atitude de quem é leal, honesto, confiável e verdadeiro nos compromissos que assume, sendo constante em sua conduta. Numa definição mais pragmática, podemos dizer que a FIDELIDADE é uma observância rigorosa e exata da verdade, ou ainda, firmeza e lealdade. Todas estas características estão presentes na composição do caráter divino, e é exatamente por isso que Ele não desiste de nós, seu projeto mais auspicioso. É claro que Deus deseja uma reciprocidade desta relação, por isto, Ele leva muito a sério nossas ações e palavras. Na atmosfera habitada pelo Senhor, não existe mentira e nem engodo, logo a verdade predomina absoluta. Deus exige (e cobra) de nós a mais pura verdade.

A Bíblia está repleta de promessas de Deus para Seu povo. Em Hebreus 10:23, somos convidados a guardar firmemente a nossa esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.  A maioria das promessas de Deus é incondicional e será cumprida, outras, porém, dependem da obediência e fé do seu povo. Vejamos o exemplo de persistência e fé do patriarca Isaque:

Por causa de seu crescimento e prosperidade, que causaram muita inveja nos inimigos, Isaque teve que se mudar para um vale em Gerar, que significa ‘região’ ou ‘lugar de pernoite’. Seu pai, Abraão, já tinha passado por ali e aberto poços. Os primeiros poços abertos por Isaque foram os poços antigos de seu pai Abraão, que pessoas invejosas tinham enchido de entulhos. Estes poços foram restaurados por Isaque e voltaram a fluir água. O segundo poço aberto por Isaque foi o poço de Ezeque que significa contendas, lugar de luta e intimidação. Até então ali não havia água, mas Isaque pediu seus servos que abrissem um poço para seu sustento. O resultado foi que pessoas invejosas, que não sabem cavar poços, disputaram com Isaque querendo a água para eles. Água de contenda tem um gosto muito amargo. Por isso Isaque deixou aquele poço para quem estava brigando beberem seu amargor. Isso mostra que Isaque não fazia caso de pouca coisa e sabia relevar, bem como estava disposto a continuar a cavando poços.

Depois que deixou o poço de Ezeque, Isaque mandou cavar outro poço, mas seus inimigos insistiram em querer a água só para eles. Por isso este poço foi chamado de Sitna que significa inimizade, acusação, briga, ódio. A palavra Sitna é da mesma raiz do nome Satanás, inimigo ou adversário. Isaque continuou cavando poços e encontrou água novamente. Desta vez ninguém o perturbou e por isso chamou o poço de Reobote, que significa lugar espaçoso, lugar de descanso e de alívio. Se Isaque não tivesse perseverado, estaria bebendo água de entulho, água amarga de contenda e até a água do diabo. Mas como continuou cavando poços, Isaque encontrou águas de prosperidade. Agora teria um lugar espaçoso para crescer e seus inimigos se cansaram de ir atrás dele.

O último poço foi aberto em  Berseba, que  significa ‘lugar de juramento’ de aliança ou promessa. Ali, Isaque e Abimeleque fizeram uma aliança de paz. Berseba foi um lugar de bênçãos definitivas para o resto da vida de Isaque. Ele já estava tranquilo e prosperando, e seus poços já não foram mais ameaçados... A promessa da presença de Deus é uma verdade gloriosa revelada em toda a Bíblia. É encorajador erguer os olhos e contemplar aquele que é fiel em tudo e em todo o tempo, no qual podemos confiar plenamente na certeza de que Ele nunca falhará conosco.

Então, mãos à obra e façamos com determinação a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário