terça-feira, 19 de abril de 2016

Biografia - John Tauler




John Tauler nasceu na cidade de Strasbourg Alemanha por volta de 1300. Entrou para a ordem dominicana local aos quinze anos de idade. Sua compreensão das realidades teológicas era profunda e por volta de 1325 foi ordenado padre dominicano. Durante a sua adolescência ingressou na Ordem Dominicana, prosseguindo os seus estudos na Faculdade Saint James em Paris.

As suas pregações impactavam todas as pessoas piedosas, principalmente, as mulheres daquela época que buscavam com zelo o Cristianismo. As suas características de pregador foram reconhecidas em toda a Renânia (Oeste da Alemanha). Era um homem com alto índice de popularidade.

Em 1339 sua comunidade foi forçada a deixar Strasburg para Basle devido a uma interdição papal a esta cidade. Ele optou por ser leal ao imperador em sua disputa com o Papa. No Século XIV, o Papa João XXII (Jacques d'Euse) assumiu posições políticas motivadas por disputas religiosas, culminando em intrigas com Luís IV de Baviera, Sacro Imperador Romano-Germânico, resultando no exílio dos Dominicanos. Durante esses sofrimentos, John Tauler foi cativado pelos devotos chamados de Amigos de Deus, grupo de Leigos-Místicos, o centro do Misticismo Alemão. A terminologia "Amigos de Deus" buscava o seu fundamento no Evangelho de João 15:15 "Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido".

John Tauler, influenciado pelos Amigos de Deus, ensinava que a alma é afetada e transformada pelo relacionamento interior com Deus, considerando que os atos exteriores (litúrgicos) não são suficientes para a transformação. A sua pregação sobre Vida Interior ajudou os cristãos no enfrentamento das calamidades que assolaram Estrasburgo, dentre elas: terremoto, incêndio e a peste negra. Muitos líderes religiosos fugiram dessas "pragas", mas John Tauler permaneceu fiel ao seu encargo, suprindo e encorajando aos que ficaram.

O seu falar tocava os problemas profundos da moral e da espiritualidade, trazendo aplicações para a vida cotidiana, evitando abstrações impraticáveis, mas infelizmente alguns ensinamentos seus foram utilizados como estrutura para o Universalismo Cristão ou Reconciliação Universal que apregoa a rendição de toda a humanidade, o que traz alguns problemas com os conceitos bíblicos de Castigo Eterno, Sofrimento no Inferno e Eternidade no Lago de Fogo. Desta forma, alguns procuraram elaborar a Doutrina do Aniquilacionismo.

Só em 1498 seus sermões foram publicados em Leipzig, sendo a tradução latina de Laurentius Surius, impressa em Colônia em 1548, a que difundiu seu pensamento.

A edição impressa em Augsburg em 1508 foi lida por Lutero. Ele admirava sua defesa de uma completa submissão à vontade de Deus e suas notas sobre os sofrimentos que atormentam as almas devotas.

O fundamento, para Tauler, é a essência de nossa alma e é o lugar onde vamos ter contato direto com a Divindade. Enfatiza que neste nível profundo somos guiados por uma fome insaciável por Deus e uma predisposição para recebê-lo. Os textos enfatizam também que devemos abandonar o egoísmo e nossa vontade própria se queremos nos unir a Deus, e Tauler dá a maior relevância ao papel de Cristo neste processo. A atitude que devemos aprender é essencialmente a passividade, deixando Deus trabalhar em nós.

De fato, em geral Tauler creditava o imenso valor espiritual das tribulações diárias, e como estas servem para distinguir a verdadeira da falsa testemunha. Tauler demonstra uma grande compreensão de nossos períodos de fraqueza e falha.

Ele adoeceu em 1360, sendo tratado por sua irmã. Morreu em 16 de junho de 1361. Seu túmulo pode ser visitado na igreja luterana em Strasburg, construída na local da antiga igreja dominicana, que foi destruída por um incêndio em 1870.


Nenhum comentário:

Postar um comentário