sexta-feira, 15 de abril de 2016

Artigo - Dismenorréia


Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia

Dismenorréia por definição é uma dor severa, pélvica, crônica e cíclica associada à menstruação. Cerca de 90% das mulheres experimentam este quadro em alguma fase da vida, contudo a grande maioria não procura assistência médica, pois os sintomas são suportáveis.Existem dois tipos de cólica menstrual: a dismenorréia primária e a secundária. 
Em 80% dos casos a cólica menstrual está associada à dismenorréia primária e se manifesta um a dois anos após a primeira menstruação ou menarca.

A dismenorréia primária é provocada por aumento na produção da chamada prostaglandina pela camada que reveste o útero, denominada endométrio. A prostaglandina é uma substância hormonal produzida a partir do estímulo da progesterona, o hormônio que predomina na segunda fase do ciclo reprodutivo feminino, depois que ocorre a ovulação. O excesso de prostaglandina durante o período menstrual provoca fortes contrações do útero, que é um músculo. Ao contrair-se o útero pressiona os vasos sanguíneos à sua volta, dificultando o suprimento de oxigênio aos tecidos. A dor é resultado da falta de oxigênio em partes do útero. O excesso de prostaglandina afeta outros órgãos e é por isso que a cólica menstrual é frequentemente acompanhada de sintomas como dor de cabeça, dor nas costas, náusea e vômito, tontura e diarréia.

Já a dismenorreia secundária está associada a alterações do sistema reprodutivo, como endometriose, miomas uterinos, infecção pélvica, anormalidades congênitas da anatomia do útero ou da vagina, uso de DIU (dispositivo intrauterino) como método anticoncepcional, entre outras. Comumente ocorre após dois anos da menarca (primeira menstruação).

Os principais sintomas das dismenorréias

Além da dor, que pode ser intensa, também são prováveis os seguintes desconfortos:

- Náusea
- Diarréia
- Vômito
- Dor na região lombar e do sacro, com irradiação para as coxas
- Fadiga
- Nervosismo
- Tontura
- Dor de cabeça (cefaléia)
- Desmaio ou síncope (esta ocorrência é bem rara)

Tratamento

ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES (Aines) 

Para combater a dismenorréia primária são usados atualmente anti-inflamatórios não-esteróides, de última geração, conhecidos pela forma abreviada AINES. Esses medicamentos bloqueiam a produção das prostaglandinas, diminuem a dor e a inflamação e não produzem efeitos colaterais no aparelho digestivo. Entre os Aines mais usados pelos médicos estão o ibuprofeno, o acetaminophen, o naproxen e naproxenosódium  -- os nomes correspondem ao princípio ativo do medicamento. O uso da medicação deve começar pouco antes ou no início da dor menstrual e ser repetido em intervalos de seis a oitos horas para evitar a formação de mais prostaglandinas.

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

Para mulheres que sofrem de dismenorréia secundária os médicos podem acrescentar ao tratamento o uso de anticoncepcionais orais. Eles bloqueiam o ciclo hormonal natural e a ovulação, impedindo a produção excessiva de prostaglandinas. As pílulas são eficazes em 80% até 90% dos casos mais graves de dismenorréia.

Tratamento fisioterapêutico para dismenorreia

Pode ser feito com:

- Termoterapia através do calor, que vai estimular a irrigação sanguínea, relaxar a musculatura e aliviar o impacto das contrações do útero.

- Massoterapia, que é um tipo de massagem por amassamento ou fricção que acalma, melhora a circulação e relaxa a musculatura, como a massagem reflexa, ayurvédica ou o shiatsu, por exemplo.

- Exercícios pélvicos que alongam os músculos, promovendo o seu relaxamento e aliviam a dor.

- Estimulação Nervosa Transcutânea, a TENS, em que através da colocação de elétrodos na pele na região lombar e pélvica é emitida uma corrente elétrica que não provoca dor e que estimula as terminações nervosas, aliviando a dor e a cólica.

- Crioterapia, que é a aplicação de gelo sobre a pele que vai ajudar a aliviar a dor.

- Acupuntura em que através da colocação de agulhas em pontos chave pode ser possível diminuir a dor menstrual e regular o ciclo menstrual.

O tratamento fisioterapêutico para dismenorreia é uma ótima opção para mulheres que não querem recorrer á ingestão de remédios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário