sexta-feira, 8 de abril de 2016

Artigo - Incontinência Urinária



Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia

Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina. Pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os níveis sociais e econômicos

A incidência aumenta progressivamente com a idade, sendo que um em cada três indivíduos idosos apresenta algum problema com o controle da bexiga. As mulheres, contudo, têm três vezes mais chances de sofrerem incontinência, principalmente por causa do esforço físico causado pela gestação e por uma queda nos níveis de estrogênio depois da menopausa. A perda involuntária de urina é uma condição constrangedora e tem consequências na qualidade de vida, causando muitas vezes marginalização do convívio social e frustrações psicossociais. Em virtude do medo de algum "acidente" muitas pessoas evitam a prática de esportes e atividades sociais. Até mesmo atos corriqueiros como tossir, espirrar ou dar risada pode acarretar em perda de urina e colocar o incontinente em uma situação desconfortável.

Sistema de Controle Urinário

Os rins produzem constantemente urina, que é armazenada na bexiga. A parte mais baixa da bexiga está circundada por um músculo (o esfíncter) que permanece contraído para manter fechado o canal que leva a urina para fora do corpo (a uretra), de modo que a urina fica retida no interior da bexiga até que ela encha.

Quando a bexiga enche, estímulos são transmitidos ao cérebro e o indivíduo toma consciência da necessidade de urinar. Ele pode então, de modo consciente e voluntário, decidir se irá urinar ou não. Quando a decisão tomada é a de urinar, o músculo do esfíncter relaxa, permitindo que a urina flua através da uretra ao mesmo tempo em que os músculos da bexiga (músculo detrusor) contraem para empurrar a urina para fora. Esta força de expulsão pode ser aumentada com a contração dos músculos da parede abdominal e do assoalho pélvico para aumentar a pressão sobre a bexiga.

Tipos

Incontinência urinária de esforço
A incontinência de esforço acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina. Isso significa que ela terá perda de urina ao espirrar, tossir, rir, levantar algo, subir escadas, fazer atividades físicas, mudar de posição ou fazer algo que põe a bexiga sob pressão ou estresse. Ela ocorre frequentemente em mulheres e em homens que tiveram algum tipo de lesão do esfíncter urinário.

Incontinência urinária de urgência
A incontinência de urgência é um desejo de urinar que é tão forte que você não consegue chegar ao banheiro a tempo. Isso pode acontecer mesmo quando você tem apenas uma pequena quantidade de urina na sua bexiga. A síndrome da bexiga hiperativa é a principal causa da incontinência de urgência.

Incontinência urinária por transbordamento
Esse tipo de incontinência ocorre quando a bexiga está sempre cheia, ocorrendo vazamentos. Também pode acontecer de a bexiga não se esvaziar por completo, o que leva ao gotejamento.

Incontinência urinária total
Escape contínuo da urina, pois o esfíncter urinário não fecha.

Incontinência urinária mista
Combinação de mais de um tipo de incontinência.

Causas da incontinência

- Infecções urinárias ou vaginais.

- Efeitos colaterais de medicamentos.

-Constipação intestinal.

-Fraqueza de alguns músculos.

-Obstrução da uretra pelo aumento da próstata.

-Câncer de próstata.

-Distúrbios neurológicos, tais como esclerose múltipladoença de ParkinsonAVCtumor cerebral ou uma lesão da coluna vertebral.

- Alguns tipos de cirurgia ginecológica e outras.

Tratamento

O tratamento para incontinência urinária depende do tipo de incontinência que o indivíduo possui e pode ser feito com:

- Fisioterapia com recurso à eletroestimulação, que é uma técnica em que através da corrente elétrica há contração dos músculos do assoalho pélvico ou com o uso de cones vaginais que ajudam a mulher a fortalecer e a contrair os músculos pélvicos.

- Exercícios de Kegel, que são exercícios específicos para os músculos do pavimento pélvico em que o indivíduo deve contrair esses músculos por 10 segundos e, em seguida, relaxá-los por mais 15 segundos, repetindo-os cerca de 10 vezes, 3 vezes por dia.

- Medicamentos para relaxar a bexiga, aumentar o tônus muscular da bexiga ou fortalecer o esfíncter.

-  Cirurgia para reparar qualquer problema do trato urinário que esteja a provocar a incontinência urinária.


O tempo do tratamento vai depender da gravidade da incontinência e do empenho do indivíduo na realização da fisioterapia e dos exercícios de Kegel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário