O Catolicismo Romano, a Ortodoxia
Oriental e algumas das denominações protestantes usam o termo
"sacramento" para se referir a "um sinal/ritual que resulta na
graça de Deus sendo transmitida para o indivíduo".
Geralmente existem sete
sacramentos nessas denominações. Eles são o batismo, a confirmação, a sagrada
comunhão, a confissão, o casamento, as ordens sagradas e a unção dos enfermos.
Segundo a Igreja Católica, "há sete sacramentos. Eles foram instituídos
por Cristo, devem ser administrados pela igreja e são necessários para a
salvação. Os sacramentos são os veículos da graça que eles transmitem."
A Bíblia, ao contrário, diz-nos
que a graça não é dada através de símbolos externos e nenhum ritual é
"necessário para a salvação". A graça é gratuita. "Mas quando
apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não
em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua
misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo
Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo,
nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos
herdeiros segundo a esperança da vida eterna" (Tito 3:4-7).
Uma ordenança é simplesmente uma
"prática ou cerimônia prescrita". Os protestantes e evangélicos
enxergam as ordenanças como reconstituições simbólicas da mensagem do evangelho
que ensina que Cristo viveu, morreu, ressuscitou dentre os mortos, ascendeu aos
céus e voltará um dia.
Ao invés de serem requisitos para
a salvação, as ordenanças são auxílios visuais para nos ajudar a melhor
compreender e apreciar o que Jesus Cristo realizou por nós na Sua obra
redentora. As ordenanças são determinadas por três fatores: foram instituídas
por Cristo, foram ensinadas pelos apóstolos e foram praticadas pela igreja
primitiva. Já que o batismo e a comunhão são os únicos rituais que satisfazem
estes critérios, então só pode haver duas ordenanças. Nenhuma das ordenanças é
necessária para a salvação e nem é um "veículo para a graça".
Geralmente entende-se que as
ordenanças são as coisas que Jesus nos disse para observar com outros cristãos.
Quanto ao batismo, Mateus 28:18-20 diz: "E, aproximando-se Jesus,
falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos
tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos
séculos."
Quanto à comunhão, também chamada
de Ceia do Senhor, Lucas 22:19 diz: "E tomando pão, e havendo dado graças,
partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto
em memória de mim." A maioria das igrejas observa estas duas práticas, mas
não necessariamente se refere a elas como ordenanças.
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