segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dons Espirituais são parâmetros para Salvação?

Engana-se quem pensa que possuir DONS ESPIRITUAIS, é sinal de espiritualidade elevada. Equivoca-se miseravelmente quem acredita que uma igreja repleta da manifestação dos DONS ESPIRITUAIS, seja prova irrefutável de santidade. Aliás este erro será cometido por muitas pessoas que tentaram entrar na Cidade Santa usando como credencial seus DONS ESPIRITUAIS:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
(Mateus 7:21-23)

Dons Espirituais são dádivas, presentes para quais a concessão não se atrela a nenhum mérito pré-estabelecido. São concedidos conforme a necessidade do Espírito Santo, para quem os deseja, e convenhamos que apenas “desejar” algo não credita alguém para qualquer tipo de premiação. Logo, se tratando de salvação e vida eterna, os DONS recebidos e utilizados aqui na terra não serão peso de balança, já que sua utilidade em nós é neutralizada uma vez que estejamos fora deste corpo humano.

Obviamente, o bom uso destes mesmos DONS resultará em galardão parar aqueles que forem salvos... Mas ninguém será salvo apenas por possuir DONS ou praticar boas obras, já que a Salvação é uma dádiva da Graça, dada ao homem por Deus através da fé em Cristo e do cumprimento integral de seus mandamentos.

Uma vez que a é a estrada, e a Graça o carro; podemos dizer que dons e boas obras são “pedras” que pavimentam esse caminho, tornando a viagem ao céu mais “suave”.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
(Efésios 2:1-10)

Agora, se os DONS são presentes de Deus para nós, os FRUTOS são presentes nossos para Deus. Os FRUTOS ESPIRITUAIS são obras que produzimos para Honra e Glória do Senhor e como testemunho de nossa fé junto aos ímpios. Ambos, DONS e FRUTOS devem coexistir em nossa vida, pois são complementos um do outro, faces da mesma moeda. Ambos devem caminhar juntos, simultaneamente, pois quando um deles falta, o outro estará comprometido.  Entretanto, o termômetro de espiritualidade e santificação, seja de um indivíduo ou de toda uma congregação, não são os DONS, que por sua vez são adornos que o Espirito entrega a congregação; pois a qualidade de uma árvore deve ser avaliada pelos frutos que produz, e não pelos enfeites que penduramos nela.

O pecado afetou consideravelmente a imagem de Deus em nós, nos levando a produzir obras carnais. Através do novo nascimento e da produção continua de Frutos Espirituais o caráter de Cristo é refeito no homem. O Fruto Espiritual é uma prova eficaz que estamos progredindo em nosso processo de santificação, tornando nossa maturidade espiritual perceptível. A partir do exato momento de uma conversão genuína, a frutificação já começa a se manifestar. Uma arvore pode produzir apenas um tipo de fruto, assim o cristão ao longo de sua vida produzira frutos de uma única espécie, perfeito, puro e completo. Que o produzamos em abundância.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
(Gálatas 5:16-25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário