domingo, 29 de junho de 2014

Terra seca... Água abundante

Texto inspirado nas ministrações do Pr. Wilson Gomes, Pb. Jackson Márcio Luiz e Min. de Louvor Diante da Graça, no  Culto da Família em 29/06/2014


Existe um chavão pentecostal que diz: “Quando o crente chora, Deus chora também”. E talvez seja esta a explicação para as águas misteriosas que milagrosamente enchem as nossas cisternas em época de sequidão.

Pr. Wilson Gomes
O rei de Moabe aproveitou o abatimento nacional provocado pela morte do rei Acabe, e promoveu uma rebelião contra Israel, a nação soberana. O herdeiro real, Jotão,  rei inexperiente e sem profundidade espiritual solicitou ajuda a Josafá, o rei de Judá, afim de que  marchasse com ele afim de conter aquela revolta, e foi prontamente atendido. Ambos os exércitos seguiram caminho por Edom, e ali foram reforçados pelos soldados edomitas. Mas o excesso de homens provocou um efeito colateral gravíssimo, já que no sétimo dia, todo o suprimento de água acabou. Sedentos e desesperados, os três exércitos se abateram grandemente, ao ponto de seus reis temerem uma grande derrota. Jotão solicitou então a Josefá que encontrasse um profeta de Deus, afim de que ele orasse ao Senhor pelo socorro, e abençoasse os guerreiros. Elizeu então é trazido diante dos monarcas, mas conhecendo o histórico pagão do rei israelita, ele se nega a proferir qualquer palavra de benção. Entretanto, Josafá, o rei judeu, era um homem temente ao Senhor, e assim, Deus decide intervir em favor daquele povo. O profeta Elizeu então ordena que um musico louve ao Senhor, e instrui que na terra árida daquele vale, sejam cavadas muitas cisternas. Após, o trabalho feito, o profeta reúne os líderes e lhes informa como se dará o socorro divino: - “Vocês não verão o vento e nem a chuva; porém, este vale ficará cheio de agua, e tanto vocês quanto os seus rebanhos saciarão sua sede.  Mas Deus pode, e vai, realizar algo ainda maior... Ele entregará Moabe em suas mãos e vocês destruíram a terra dos moabitas”.

Pb. Jacksom Márcio Luiz
E na manhã seguinte, inexplicavelmente, da região de Edon começam a correr águas, e em pouco tempo, toda aquela região está alagada, provendo hidratação para todos os exércitos e seus animais. Porém,  a mesma água que salvou os três reinos, selou a ruína do inimigo Moabe. Sob o nascer do sol, as águas dos poços refletem tons avermelhados, provocando uma coloração que aos olhos dos moabitas parece ser sangue. Seus estrategistas então concluem que houve uma guerra entre os três reinos, e aqueles são poças hemorrágicas. Então, eles baixam suas defesas e partem para saquear os cadáveres. Mas quando chegaram ao acampamento de Israel, encontraram um exército mais vivo do que nunca, e acabam sendo derrotados com muita facilidade.

O mesmo Deus que fez poços secos se encherem de água sem que houvesse chuvas no céu, é o Deus que continua trabalhando pelo seu povo em nossos dias. A voz do profeta agora ecoa da boca de nossos pastores, e nesta noite, fomos instruídos a cavar nossas cisternas, pois ainda que não existam prenúncios de chuva, nossos poços se encheram milagrosamente de águas...

Você tem chorado? Lembre-se que Deus tem chorado junto com você... E se sua lágrima tem apenas a capacidade de molhar seu travesseiro, as lágrimas de Deus perdoam pecados, regam nossos campos, transbordam nossos poços e saram a nossa terra.

Creia... Confie... Descanse... Deus já está agindo em seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário