domingo, 22 de junho de 2014

Elementos ruins que fazem um bom projeto

Texto baseado na ministração do Pr. Wilson Gomes no culto de celebração da Santa Ceia do Senhor, em 22/06/2014.

Erros são evitáveis, mesmo assim, é inevitável errar. Nem mesmo o homem chamado "Pai da Fé" conseguiu se esquivar deles, e contrariando a vontade de Deus, Abraão deitou-se com uma de suas empregadas, e com ela teve um filho chamado Ismael.

Acontece que sobre a vida deste patriarca havia a promessa do nascimento de um filho com sua esposa Sara, feita pelo próprio Deus,  e obviamente, depois de alguns anos, ele cumpriu sua palavra. Com o nascimento do herdeiro prometido, o filho da empregada começou a se tornar um problema, e a dona da casa, ficava cada vez mais incomodada com aquela situação, já que Agar, de serva, agora se sentia uma verdadeira rainha do lar, requerendo para o seu rebento posição de destaque na hierarquia da família.

Sara exigiu que Abraão expulsasse mãe e filho de suas terras, e como marido acuado, ele busca uma resposta em Deus, afim de contornar aquela situação. O Todo Poderoso então se posiciona de forma surpreendente: - Ora Abraão, faça o que sua mulher desejar!

O quê? Que Deus injusto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Calma... Esta é uma história de momentos ruins que culminam em algo bom....

Abraão, por sua vez, expulsa o próprio filho e sua mãe egípcia da casa, com pouca água e comida, mas com um deserto gigante pela frente. Em pouco tempo, os suprimentos se findarão, e agora sem alimentos ou água para beber, a morte se torna uma perseguidora implacável. Agar coloca seu filho fragilizado na única sombra disponível, e afasta-se para chorar, enquanto espera seu filho morrer.

O choro da mulher é copioso e lamurioso, mas não causa impacto no céu, pois chororô e sentimentalismo não são capazes de mover a mão de Deus. Por outro lado, a beira da morte, o menino começa a orar e clamar por misericórdia, e então, o todo poderoso não resiste e decide interver pela vida do moço. O Senhor envia um anjo que se aproxima da mulher e pergunta: 

- Agar, o que se passa com você. Pra que esse griteiro descabido?

- A Senhor, meu filho está ali morrendo de sede...

- Sede? Como assim... É só beber das águas daquele poço – Respondeu o anjo

- Que poço? Estamos no meio de um deserto – Indignou-se Agar.

- Aquele poço mulher!  - Apontou o anjo.

E então do nada, um poço de água frescas brotou das areias...

O jovem moribundo sobreviveu ao deserto... Viveu ao todo, longos 137 anos e gerou sete filhos. Da sua linhagem vieram 12 príncipes e sua descendência originou uma dezena de nações...

Num futuro escatológico, essa descendência será importante para a preservação de uma outra nação, os descentes de seu meio irmão Isaque, ou seja, nada menos que Israel... Mas isto já é outra história...

Por hoje basta esta certeza. De nossos erros e deficiências, dos piores momentos de nossa vida, das situações mais calamitosas e circunstâncias ruins, Deus converge em um projeto muito bem intrincado, e com um final plenamente feliz. 

Apenas pare de lamuriar em vão, e clame ao Senhor por socorro. Ele virá em teu favor!

Referências: Gêneses 21 / Apocalipse 12:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário