segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pode a FÉ decidir uma Copa do Mundo?

A Copa do Mundo trouxe para nosso país 32 seleções, tendo os cinco continentes representados entre elas. Um verdadeiro turbilhão cultural invadiu nosso país, trazendo com ele uma infinidade de mandingas, superstições e crenças. Cada  cultura se apega no que pode, afim de conseguir uma ajudinha sobrenatural para seu time de coração, e inclusive, muitos evangélicos brasileiros tem dedicado algumas horas de seu tempo a orar  pela seleção de Scolari.

Mas será que a fé pode decidir uma competição esportiva, como o mundial de futebol?

Final da Copa do Mundo de 1994 no Estados Unidos. Em sua cobrança de pênalti, o italiano Roberto Baggio, praticante do budismo e suas filosofias de controle mental, manda a bola a metros do gol de Taffarel. O goleiro da seleção canarinho, evangélico fervoroso, cai no chão de joelhos, e com os dedos em riste, realiza uma oração  diante das câmeras de todo o planeta, agradecendo a Deus pela conquista.

Mas teria Deus ganho a Copa do Mundo para o Brasil?

Obviamente a resposta é um glamoroso NÃO, afinal competições esportivas são disputadas e decididas por recursos e habilidades puramente humanas. Entretanto, pode sim haver uma ajudinha celestial em campanhas vitoriosas como no tetra e no pentacampeonato de futebol, conquistados pelo Brasil.

Para afirmar isto, basta lembrar da história de José. O jovem hebreu manteve-se fiel ao Senhor em todos os momentos de sua vida. Sua FÉ era consistente e inabalável, sendo aplicada em todas as atividades por ele realizada; e assim, as bênçãos de Deus jamais deixaram de acompanha-lo. Entretanto, José não era de fato, o maior beneficiado com a prosperidade divina que o seguia, mas sim aqueles que o cercavam. Pelas mãos de José, a casa de Potifar prosperou. Por causa de José, a prisão se tornou um ambiente agradável. Pela intervenção de José, o Egito escapou da fome, e se tornou a maior potência econômica do mundo antigo. Ou seja, basta um servo fiel exercitar sua fé, agindo como um canal abençoador, para que todo um ambiente (até o mais improvável), seja abençoado.

Partindo desta premissa, podemos concluir que se existir um  “Servo de Deus” atuando em uma determinada seleção, ele será um canal de benção para todo o seu selecionado, e automaticamente, sua equipe terá uma “vantagem” espiritual sobre os seus adversários. Entenda: Deus não entrará em campo para decidir uma partida, mas abençoará seus filhos, e estes sim, terão a capacidade de decidir um campeonato em favor de seu time. E se assim for, então podemos ter grandes esperanças na conquista do HEXA.

Assim que o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou a lista com seus 23 convocados, o facebook oficial dos Atletas de Cristo (entidade formada apenas por esportistas evangélicos), postou uma nota dizendo: “Você orou conosco e quatro de nossos atletas foram convocados hoje para a copa deste ano: Jefferson, Fernandinho, Hernandes e Fred. ” Em 2013, o goleiro Jefferson se envolveu em uma polêmica ao professar sua fé usando uma camisa com o desenho de um peixe, símbolo do cristianismo. Já o atacante Fred, recentemente participou de uma reportagem do Globo Esporte revelando ser membro da Comunidade Evangélica da Zona Sul, no Rio de Janeiro. Além desses quatro jogadores já citados, outros convocados não se envergonham de expressar sua fé, e aumentam a fileira dos evangélicos na seleção canarinho, como por exemplos, os atacantes Bernard e nosso camisa 10, Neymar Jr. Mas nenhum deles tem se destacado tanto no quesito “testemunho de fé” quanto a dupla de zagueiros da nossa seleção: Tiago Silva e Davi Luiz.

Em 2005, ao ser contratado por um time russo, o hoje capitão Tiago Silva, contraiu tuberculose e quase perdeu sua vida. Os médicos disseram que ele havia morrido para o futebol e que jamais voltaria a jogar profissionalmente. Após uma milagrosa recuperação, aos 29 anos, Tiago é hoje considerado por muitos como o melhor zagueiro em atividade no mundo e testifica: Deus salvou minha vida. O jogador também usa as redes sociais para postar fotos dos cultos que participa com legendas do tipo: Tarde Abençoada!

Já Davi Luiz, um dos mais populares jogadores da atual seleção, quando ainda jogava em Portugal, chamava a atenção da mídia local, pelo gosto por adesivos automotivos com os dizeres: “Cristo é Vida” e “Deus é a Fé”. Em 2011, já na Inglaterra, Davi foi flagrado pelas redes de televisão “orando” com imposição de mãos pelo companheiro de time Fernando Torres, que amargava várias partidas sem marcar gols. Coincidência ou não, Torres foi para as redes por duas vezes naquele jogo.

No total, oito jogadores evangélicos compõem a atual seleção brasileira, o que aumenta consideravelmente as nossas chances na Copa do Brasil. Basta lembrar que em 1994, ano do tetra, apenas Taffarel, Jorginho e Paulo Sérgio eram chamados de Atletas de Cristo, e em 2002, ano do penta, esse grupo era formado apenas pelos jogadores Lúcio, Edmilson e Kaká.

Se orar pela seleção é um tabu para muitos cristãos, podemos orar por nossos irmãos que fazem parte do escrete canarinho, e por que não, unir nossa fé a deles.

E que Deus abençoe seus Servos.
Que Deus abençoe a Seleção.

Deus abençoe o Brasil.

Por: 
Miquéias Daniel Gomes

Fontes: 
www.noticias.gospelmais.com.br
www.cpadnews.com.br
www.atletasdecristo.org

O time dos evangélicos da Seleção Brasileira: Jefferson, Fred, Hernandes, Bernard, Fernandinho, Davi Luiz, Neymar Jr e Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário