quarta-feira, 11 de junho de 2014

Quarta Forte recebe Pr. Jonathan Olevaqui (Itapira - SP)


A Arca da Aliança era uma  caixa com tampa, feita  de madeira de acácia, com 1, 11 metros de  largura e 66 centímetros de altura, sendo coberta  de ouro puro por dentro e por fora.
Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados. As varas para este transporte eram de acácia também e toda recoberta de ouro puro. As varas eram metidas nas argolas de ouro e assim a Arca da Aliança era transportada pelo meio do povo. Os varais não podiam ser retirados da arca após sua colocação. Sobre a tampa, chamada Propiciatório, foram esculpidos dois querubins de ouro ajoelhados de frente um do outro, com os rostos voltados um para o outro, com as asas esticadas para frente, tocando-se na extremidade. Suas faces eram voltadas uma para a outra e as asas cobriam o propiciatório encontrando-se como um arco. Esta era uma peça única, não sendo fundidas em separado. Foi colocado dentro da Arca as Tábuas com os Dez Mandamentos escritos por Deus, um pote com Maná e o Cajado de Arão que floresceu. Segundo do Livro do Êxodo, Deus se fazia presente no propiciatório no meio dos dois Querubins de ouro, numa manifestação que os hebreus chamavam de Shekinah ou Presença de Deus.
Pr. Jonathan Olevaque

A Arca da Aliança deveria estar junto ao povo de Israel, e Deus estava junto a Arca da Aliança. Logo, enquanto a nação seguisse as ordenanças divinas, Ele estaria entronizado entre seu povo. Assim, os israelitas seguiam de vitória em vitória, com a Arca da Aliança seguindo na frente em cada batalha a ser vencida. Mas Israel desprezou o sagrado. Valorizou a Arca e se esqueceu do Deus que estava na Arca, e assim, o Senhor permitiu que os filisteus a tomassem para si – A Presença de Deus não deve ser banalizada.

Os filisteus conduziram a Arca para a cidade de Asdode e a colocaram em templo pagão, e ali, na presença daquele objeto santo, a imagem de seu deus Dagon caiu por terra em pedaços. Além disto, aqueles homens ímpios foram acometidos por terríveis enfermidades e toda a nação filistéia estremeceu – O mal não resiste a Presença de Deus.

Em desespero, os governantes daquela região, enviarão ofertas ao Deus de Israel, e a Arca foi levada até uma cidade  chamada Quiriate-Jearim, sendo recebida com muita alegria pela família de Abinadabe. Ali a Arca permaneceu por vinte anos, e aquela casa prosperou abundantemente - A Presença de Deus, quando bem vinda,  é abençoadora. 

Davi agora é rei de Israel, e projeta em seu coração o retorno da Arca para Jerusalém. Mas na pressa, a Arca da Aliança é subestimada, transportada ao revés sobre bois, e num incidente fatal, o sacerdote Uzá perde sua vida ao tocar na Arca – A Presença de Deus não pode ser tratada com leviandade.

Passado o luto e a tristeza, Davi busca orientação em Deus, e desta vez, a Arca é tratada com esmero e cuidado. Os sacerdotes se santificam. Os varais são colocados para o transporte adequando, passos lentos e sacrifícios se alternam, e a Arca se aproxima de Jerusalém – A Presença de Deus é motivo de honra e alegria, mas também de temor e reverência.

Ao ver as portas da cidade fechada para a entrada da Arca, Davi imediatamente brada em alta voz clamando: Abram-se ó portas! Levantem-se portais eternos, e deixem o Rei da Glória entrar! Quem é o Rei da Glória? É o Senhor poderoso em batalhas! Em seguida, o rei se despe de sua realeza e sai as ruas bailando e salmodiando de alegria, pelo retorno da Arca para o lar -  Nossa felicidade só será completa se Deus habitar entre nós.

Bene Wanderley / Diante da Graça

Como estamos nos portando diante da Presença de Deus?
Esta é a grande reflexão que fica após a mensagem ministrada pelo Pr. Jonathan Olivaque da cidade de Itapira-SP, na Quarta Forte de 11/06/2014, que nos impactou com esta palavra esmerada, chamando a igreja para à responsabilidade de povo santo e separado de Deus. O evento ainda contou com a participação musical do cantor Bene Wanderley (Bahia) e do Ministério de Louvor Diante da Graça.

Em virtude das festividades em nossa Catedral Sede, a Quarta Forte estará de volta no dia 25 de junho, com a participação da Missionária Magna Sabino (Araras-SP). Aguardamos você!





Um comentário:

  1. Seja Deus louvado por esse povo lindo e abençoado! Estamos sempre ao serviço dos irmãos! Eu e minha família nos sentimos honrados! Pr. Jonathan Olevaqui Exegeta por Excelência

    ResponderExcluir