domingo, 1 de junho de 2014

Invejosos e Invejados

A Inveja é um câncer que corrói seu hospedeiro de dentro para fora.
Devido a esse modo operandi devastador, ela é denominada na Bíblia por “podridão dos ossos” (Provérbios 14:30). Preocupados com este terrível mal que ganha espaço dentro da igreja devido a proliferação de um pseudo evangelho que incentiva o revanchismo, ouvimos o Pb. Miquéias Daniel Gomes, professor titular da EBD, sintetizar o estudo já postado neste blog , para os presentes no Culto da Família em 01/06/2014.

Aprendemos que de acordo com a psicológica, existe um tipo de inveja considerada positiva, por despertar um sentimento de competição entre invejoso e invejado, mas que segundo a Bíblia, a inveja é um sentimento anti cristão e pernicioso, que jamais pode coexistir com a espiritualidade proveniente da intimidade com Deus. Assim, ambos os lados receberam instruções valiosas do nosso Senhor.

Ao Invejado:

- Não se exponha desnecessariamente.

Existem mistérios que são revelados no particular, e alguns sonhos e projetos precisam ser mantidos em sigilo. José expôs seus sonhos e atraiu inveja sobre si, retardando a realização dos mesmos em 13 anos. Neemias guardou em segredo  seus planos de reconstrução das muralhas, e conclui seu projeto em tempo recorde.

- Entenda que Deus honra o secreto.

Jesus nos ensinou a orar em secreto, a ofertar em secreto, a jejuar em secreto... Quando nos expomos apenas a Deus e não aos homens, atraímos para nós apenas benção, e jamais cobiça e destruição.

- Entenda que você é uma obra de arte.

Deus te projetou com cuidado e carinho sem igual. Uma obra prima não é exposta em qualquer ambiente, logo, não se exponha em lugares onde a vulgaridade predomina, como as redes sociais.

- Esconda-se em Deus.

Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, a sombra do todo poderoso irá descansar. E então você poderá dizer:  Ele é meu Deus, meu escudo e minha proteção, e assim não terei medo, pois o mal não me atingirá e a praga não chegará na minha casa.

Ao Invejoso

- Seu fim será trágico.

O homem espiritual está livre de sentimentos perniciosos como a Inveja. Logo, o invejoso, ou é um homem natural que nunca teve um encontro com Deus, ou pior ainda, perdeu sua comunhão com o Senhor e tornou-se um homem carnal, retrocedendo a um estado mais deplorável que o do ímpio, cujo fim é a segunda morte.

- A Inveja paga cobra um preço alto.

Todos os invejosos descritos na Bíblia tiveram que pagar um alto preço por suas ações derivadas da inveja. Os irmãos de José enfrentaram a culpa e a fome, antes de serem humilhados no Egito. Miriã ficou leprosa. Arão foi repreendido por Deus, tendo sua autoridade reduzida. Saul, além de perder seu reino, acabou perdendo a própria vida.

- O Invejoso deixa de viver.

Quando alguém nutre uma inveja patológica, ele dedica todos os seus meios e recursos para prejudicar o invejado e destruir sua vida. Com isso, ele deixa de viver sua própria vida, e sem perceber, sua existência se torna uma triste agonia, fruto de um suicídio espiritual e moral, lento e doloroso.

- Deus pode te ajudar.

O invejoso precisa entender que também existe um plano divino para sua própria vida, e portanto não é preciso “viver a vida do outro para ser feliz”. Busque um novo propósito de vida no Senhor, e lute pelos seus sonhos, já que no sucesso individual de cada um, a Igreja se fortalece e o Reino de Deus cresce na Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário