domingo, 19 de outubro de 2014

Jesus - Salvador e Senhor

Texto baseado em estudo publicado pelo site "Estudos da Bíblia" e livremente inspirado na mensagem ministrada pelo Pr. Wilson Gomes no Culto de Celebração da Santa Ceia em 19/10/2014.

Jesus apresentou três elementos fundamentais do discipulado, que são respectivamente:  Negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir Jesus (Marcos 8:34). Porém, o mundo grita convites tentadores que se opõem a este chamado: “Seja realizado e agrade a si mesmo!” “Fuja do Sofrimento!”  “Siga o caminho que você acha melhor.” Até no mundo religioso, entre os que se chamam cristãos, o apelo de Jesus tem sido totalmente distorcido, já que em muitas igrejas, as únicas mensagens pregadas são centralizadas curas, prosperidade e no “pare agora de sofrer”, conceitos que se contrapõem ao cristianismo apresentado por Jesus. Seguir Jesus como Salvador é um desafio que mudará radicalmente a nossa vida.  Jesus ensinou uma lição prática sobre a humildade e serviço e disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Seguir o Salvador até significa sofrer por ele: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1 Pedro 2:21). Seguir a Jesus quer dizer que precisamos aprender falar como ele falava, agir como ele agia, amar como ele amava e pensar como ele pensava. É um desafio e tanto!

Muitos querem Jesus como Salvador, mas não o querem como Senhor. Querem a bênção da salvação, mas não o compromisso da submissão. Aceitar Jesus como Senhor exige uma transformação radical. As palavras dele vieram do Pai e serão a base do julgamento dos homens (João 12:44-50). Ele disse que a obediência a ele é necessária para ter comunhão com Deus (João 14:23). Também afirmou que toda a autoridade foi dada a ele (Mateus 28:18-20). O Pai lhe deu esta autoridade. Uma vez que Jesus tem toda a autoridade, nós devemos guardar tudo que ele ordena. Esta obediência faz parte da definição do verdadeiro discípulo. O relato de Mateus 16 trata de momentos de crise na vida dos apóstolos. Eles enfrentavam as ameaças de falsas doutrinas Pedro confessou a sua fé, mas logo em seguida vacilou e foi repreendido por Jesus aproveitou o momento para ensinar sobre o sacrifício e compromisso necessários para ser discípulos Pedir compromisso total num ambiente de dúvida e contradição requer uma base sólida para estabelecer a fé. Deus sabia disso!

Aqueles que realmente querem servir a Jesus como Senhor precisam ficar dentro dos limites da sua palavra, não ultrapassando o que está escrito na Bíblia (1 Coríntios 4:6). Jamais devemos brincar com a palavra de Deus, pois “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho” (II João 9). Onde os homens pregam diversos caminhos, Jesus oferece um só. Onde os homens pregam doutrinas próprias, Jesus oferece a única verdadeira. Os caminhos dos homens levam à morte, mas Jesus oferece a vida eterna. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário