sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O cérebro


O corpo humano é a mais perfeita das “máquinas”, pois foi desenvolvido, criado e programado pelo próprio criador. Cada minúsculo detalhe de nossa anatomia testemunha sobre a grandiosa sabedoria do nosso Deus. Não tenho competência técnica para descrever minuciosamente a funcionalidade de nossos órgãos e membros, mas motivada pela curiosidade, pesquisei alguma coisa sobre o nosso cérebro, talvez o mais fascinante componente desta “maquina” humana.
 
O cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio, é a parte de nossa anatomia que controla todas as nossas ações humanas. 
 
É a porção mais desenvolvida e mais volumosa do encéfalo, pesando cerca de 1,3 Kg, sendo composto basicamente por uma massa cinza-róseo. Quando cortado, o cérebro apresenta duas substancias diferentes: uma branca que ocupa o centro, e outra acinzentada que forma o córtex central.
 
O córtex central está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade específica. 
 
Há grandes áreas cerebrais que estão relacionadas ao controle da face e das mãos, e isto explica porque estas partes do corpo possuem tanta sensibilidade. Já no córtex, estão agrupados os neurônios, células do sistema nervoso, responsáveis pela condução do impulso nervoso, numa quantidade que excede os 86 bilhões.

Toda esta sincronia, funcionalidade e complexidade, só provam a engenhosidade do nosso Deus: Pai e Criador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário