quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A Semente (Palavra Pastoral - Janeiro 2015)


Lendo a edição de dezembro do Informe Gospel, fiquei muito feliz e estimulado ao acompanhar a a saga da pequena semente. Seu conforto no alforje do agricultor, seu temor quando foi arrancada dali e sua tristeza quando estava sozinha no solo, coberta por terra, imersa em medo e solidão.  Confesso que me entristeci quando a sementinha, vencida por seus temores, e abrindo mão da vida, decide morrer...

Mas então, nosso editor, Miquéias Daniel Gomes, traz um irrompe de esperança quando afirma em seu texto: Espere um minuto! Sementes não morrem... São bem mais que sementes... Elas se transformam! E realmente, aquela semente venceu e tornou-se uma grande e bela árvore, produtora de frutos e doadora de sombra aos cansados e famintos. Nela os pássaros puderam fazer ninhos, e se não bastasse toda essa generosidade, ela ainda ganhou o dom de absorver gás carbônico e dar em troca oxigênio puro, combustível da vida na Terra.

Vale a pena ser semente. Quantos benefícios virão futuramente... Afinal o que pode existir de melhor que fazer o bem aos demais?  

Paulo chama a semente de “contribuição”, e é taxativo ao afirmar que quem mais semeia, mais colhe; não no sentido de valores, mas sim em proporção. As promessas inerentes à generosidade são grandiosas e abundantes, e para se ter a confirmação desta verdade, basta ler II Coríntios 9:6 – “E digo isto: Que o que semeiam pouco, pouco também ceifara, e o que semeia em abundancia, em abundancia também ceifará”.

Lembre-se sempre da semente guerreira, pois afinal, hoje você é ela. Somos lançados ao solo todos os dias... Acordar de manhã, pegar o ônibus, bater ponto, suor no trabalho, lágrimas no vestiário, perseguição de empregadores, dedos machucados, broncas da chefia, assaduras pelo calor excessivo... Meu Deus, que mês difícil... Como 2014 foi extenuante... Mas olha lá, você no corredor da igreja, trazendo sua oferta para ser depositada aos pés do Senhor.

Sabe, ali no envelope, ou nas suas mãos, não existem valores ou unidades monetárias, mas sim sementes... Em sua mão está a semente e ela se funde a você... A saga que ela enfrentou foi terrível e excruciante, mas todo esse sofrimento a trouxe até aqui... E agora você poderá vê-la brotar dia após dia, semente guerreira, que nunca desiste e jamais desanima...

Essa entrega produzirá frutos, e muito melhor que isso, comoverá sem dúvida, o coração do Deus que você tanto ama, e que te ama com inexplicável paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário