sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Santa Chapinha!


Nós mulheres de Deus, embora priorizemos a beleza interior que provem do coração, também precisamos cuidar de nossa estética, pois além de melhorar nossa autoestima, ainda demostra cuidado e respeito para com o “Templo do Espírito”. 

E se existe uma invenção que muito contribui para que a mulher se sinta (e esteja) linda (e radiante), esta é sem duvidas,  a famosa “chapinha”.

Também conhecida como “Piastra” ou “Prancha Modeladora”, a “chapinha” é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. Basicamente existem dois tipos gerais, as chapinhas alisadoras e as que produzem cachos. O sistema e funcionamento das chapinhas pode ser comparado ao do ferro de passar roupa, o qual durante muito tempo, também foi usado para secar e alisar os cabelos de muitas mulheres, mesmo sendo uma técnica muito arriscada, já que em decorrência do calor excessivo, podia causar danos permanentes

Marcel Grateau foi creditado pela invenção da chapinha de cachos em 1890, também conhecida por “baby liss”. Já em maio de 1906, Simon K. Monroe patenteou uma chapinha de dentes metálicos para alisar cabelos. Depois, em dezembro de 1909, foi a vez de Isaac K.  Shero, patentear uma invenção na qual duas chapas planas eram prensadas sobre os cabelos. No entanto, a chapinha como conhecida hoje foi inventada pela lady Jennifer Bell Schofield em 1912, que aperfeiçoou as invenções anteriores criando um instrumento composto por duas placas de ferro com uma dobradiça, que eram aquecidas para alisar os cabelos. Obviamente, nesta época, as mulheres sempre corriam o risco de saírem com os cabelos chamuscados ou até mesmo com queimaduras na pele, pois era impossível controlar a intensidade do calor.

Com o passar dos anos, a técnica foi sendo aprimorada e a chapinha elétrica foi desenvolvida, e mais recentemente foram lançados os modelos onde placas de cerâmica substituíram o metal e atenuaram drasticamente os riscos inerentes ao procedimento de alisamento e preservando a saúde dos cabelos.

Salve a Santa Chapinha!

Bom Final de Semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário