domingo, 4 de janeiro de 2015

Chronos VS Kairós

Inspirado na mensagem ministrada pelo Pr. Wilson Gomes no Culto da Família em 04/01/2015. Partes deste texto foram compilados do site Salmo 37
Muitos crentes estão frustrados, com a vida espiritual em declínio, decepcionados com Deus e a Igreja. Tudo isso, porque supostamente Deus deixou de cumprir as promessas feitas. Obviamente, este tipo de pensamento nada mais é que loucura humana, pois Deus é fiel em tudo o que fala e faz. Se uma promessa foi realmente feita por Deus, não haverá no ceú, na terra ou embaixo da terra, qualquer força que seja capaz de impedi-la de se realizar... Mas elas só se tornaram realidade no tempo de Deus e não no nosso. E é exatamente aí que os prognósticos do homem falham miseravelmente e os projetos de Deus se mostram plenos e absolutos: Existem dois  conceitos gregos para definir o “tempo”: Chronos e Kairós.  Chronos (do qual se derivam palavras como “cronologia’ e “cronômetro) é o tempo marcado pelo relógio; minutos, décadas, séculos – passado, presente e futuro. Kairós, por sua vez, é o tempo como substância. É não-sequencial e indivisível. Esse tempo é a pura existência do ser. É a categoria de tempo segundo Deus. Conforme Jesus disse aos fariseus, Deus não disse a Moisés: “Eu era o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”, mas, “EU SOU o Deus de Abraão, Isaque e Jacó”. Resumindo: Chronos é o tempo do homem, medido por calendários e relógios. Kaíros é o tempo de Deus, e a única forma de data-lo é de eternidade em eternidade.
Quase todos nós passamos a vida servindo a chronos. O relógio dita o nosso ritmo de vida e nos fecha dentro das paredes da agenda e dos prazos impostos. Como base para entrarmos nas profundezas de Deus, temos a Sua exortação para trocarmos nossos fusos horários – mudarmos de chronos para kairós. Paulo trata desse assunto assim: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios.” (Efésios 5:15-16). O tempo pertence a Deus: “Tudo fez formoso em seu tempo” (Eclesiastes 3:11). A ansiedade gera a pressa, o medo gera a ansiedade e, como sabemos: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor” (I João 4:18). Quem confia no amor de Deus, não deveria temer. Deus enxerga a mim e a você no kairós; nós nos enxergamos no chronos.  Não sabemos todas as razões, todos os porquês, todas as implicações. Mas Ele sabe de tudo aqui e agora, eternamente. Isso é grande e misterioso demais para entendermos, mas não precisamos entender, precisamos confiar e crer. O amanhã está nas mãos de Deus – Ele proverá. Creia na fidelidade de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário