segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Qual a diferença de anjos, arcanjos, querubins e serafins?

Na Bíblia encontramos referências nominais para a existência de pelo menos quatro classes de seres angelicais existentes no céu, sendo elas:  Anjo, Arcanjo, Querubim e Serafim. 

Mas embora saibamos de sua existência pelo texto sagrado, pouco sabemos na prática sobre elas, já que não existe um detalhamento aprofundado sobre cada uma dessas categorias e nem sobre suas funções específicas, ou ainda em relação ao aspecto de cada um destes seres. Mesmo assim, ainda que com poucas informações, podemos pelo menos ter um vislumbre, que nos proporciona uma ideia razoável e nos leva a um entendimento parcial de como estes seres celestes se distinguem entre si. O site Esboçando Idéias, assim classifica os seres angelicais.

Os Anjos  são citados na Bíblia como mensageiros executores das ordens de Deus (Gênesis 16:10; Daniel 6:22; Salmos 103:20). Os anjos são espíritos que servem a Deus e também aos servos de Deus, conforme explicitado no Salmos 34: 7. Deus criou os anjos puros, mas uma parte deles preferiu rebelar-se contra o criador, e tornaram-se o que hoje chamamos de “demônios” (Judas 1:6). Em alguns textos os anjos são descritos com características semelhantes as humanas (João 20.:12).

O Arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de “anjo-chefe”. A palavra arcanjo te exatamente este significado, já que o prefixo “arc” remete a idéia de “acima” ou “superior”. Judas 1:9 não só faz menção a esta classe de anjo, como também identifica o ser celeste por um nome próprio - “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” - O fato de esse arcanjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que é um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posição de destaque na esfera espiritual. Em todo o texto bíblico, apenas Miguel é identificado como um “arcanjo”

Os Querubins  são citados na Bíblia como seres que têm asas e uma forma semelhante a humana (Êxodo 25:20). Em algumas passagens, como Ezequiel 41: 18-19, os querubins são descritos com forma de animais. Em outros textos, os querubins têm um aspecto mais estranho, mesclando características de pessoas e animais, como é o caso de Ezequiel 1: 5- 8, onde esses seres possuem quatro rostos, quatro asas, mãos que saiam de debaixo das asas. Independentemente do aspecto e da forma, esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus (Apocalipse 4: 6-8). 

Só existem dois versículos na Bíblia mencionando os Serafins: Isaías 6:2-6. Nestes versos os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus.  Nada mais pode ser dito sobre eles.

Se você gostou desta postagem, poderá gostar também de: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário