terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Artigo - Fascite Plantar



Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia

A fascite plantar refere-se a uma dor sob o calcâneo. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos. Ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar.

Aproximadamente 2.500.000 de norte-americanos apresentam FP e estima-se que 1.000.000 de brasileiros procuram os consultórios de ortopedia com os sintomas da doença (LANDORF et al., 2005)

Quais os fatores de risco para a fascite plantar? 

Excesso de peso, ocupacional (ficar em pé por longo período), pés planos, esporão de calcâneo, corrida excessiva, encurtamento do tendão de Aquiles. 

Sintomas

As queixas mais comuns são dor, rigidez e queimação na sola do pé. A dor pode ser aguda ou crônica e ela costuma ser pior:

  • Pela manhã, ao dar os primeiros passos
  • Após ficar em pé por muito tempo
  • Ao subir escadas
  • Após atividades físicas intensas.

Tratamento

O tratamento da FP é preferencialmente conservador e consiste no uso de palmilhas, antiinflamatórios, e o tratamento fisioterapêutico é essencialmente baseado no controle ou diminuição da dor utilizando crioterapia, repouso, ultrasom, exercícios de alongamento, e bandagens funcionais.




Um comentário: