quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Artigo - Síndrome do Piriforme



Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia

A síndrome do piriforme é a compressão do nervo ciático entre os músculos piriforme e gêmeo superior, causando dor e impotência funcional entre leve, moderada e grave.

O piriforme é um músculo pequeno e profundo, localizado na nádega, sob os glúteos e tem como função a rotação externa da coxa, que é quando o joelho "olha" para fora, além de auxiliar na abdução (abertura da coxa). Sua localização vai do sacro (porção final da coluna) até o fêmur (osso da coxa). O nervo ciático passa debaixo deste músculo, mas em algumas pessoas (10%) ele passa através dele, o que aumenta a predisposição para a síndrome. Se o músculo se tensionar pode haver compressão do nervo ciático o que causa dor, com irradiação para a perna.

Causas

Pode ser causada por trauma direto, uma queda sentada, que causa fibrose local, hiper-lordose, ciático bipartido, hipertrofia muscular por atividades físicas rigorosas tais como ciclismo e spinning. (Tais atividades são muito usadas nas academias de ginástica e por corredores de longas distâncias, excesso de exercícios para os glúteos), aumento de volume e consistência do piriforme, anomalias anatômicas, hematoma calcificado após contusão local.

Sintomas

- Dor profunda localizada na nádega em caráter de queimação, podendo irradiar para a coxa do mesmo lado.

- Piora ao caminhar, correr ou aos movimentos de rotação lateral do quadril, como fazemos ao sentar com as pernas cruzadas.

- Dor durante os movimentos de sentar e levantar de uma cadeira.

Como esta é uma patologia causada por um aumento na tensão do músculo (ou espasmo), a falta de alongamento irá contribuir para que a musculatura envolvida se tensione ainda mais e piore os sintomas.

Tratamento

- Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

- Injeção local de anestésicos e corticosteróides.

- Fisioterapia e repouso relativo.

- Cirurgias nos casos mais graves e sem melhora com tratamento clínico por período prolongado.

A prevenção pode ser feita através de um treinamento adequado, com exercícios de alongamento dos músculos rotadores internos e externos do quadril acompanhados de aquecimento adequado. Moderação nos exercícios de fortalecimento de glúteos, sempre acompanhados por exercícios de alongamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário