quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

EBD - Casamento, uma instituição divina



Material Didático
Revista Jovens e Adultos nº 98 - Editora Betel
Casamento e Família - Lição 02
Comentarista: Pr. Valdir Alves de Oliveira

Comentários Adicionais
Pb. Miquéias Daniel Gomes


Texto Áureo
Gênesis 2:18
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como que diante dele.

Verdade Aplicada
O projeto do casamento é de Deus. No entanto, a administração dele é nossa, está em nossas mãos e devemos lutar por ele.

Textos de Referência
Gênesis 2:20-24

E Adão pôs os nomes a todo o gado e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.


Casamento: 
quando dois se tornam um
(Comentário Adicional)

No quarto capítulo de Eclesiastes, Salomão está discorrendo sobre as injustiças que permeiam o mundo, e o quanto é difícil sobreviver a tantas intempéries. Então, ele aconselha aos seus leitores a jamais estarem “sozinhos”, pois quando dois se unem num mesmo propósito, as chances de sucesso em uma empreitada são potencializadas.  Mas é no versículo 12 que encontramos uma importante observação feita pelo calejado rei: O cordão de três dobras não se quebra facilmente. Isto literalmente quer dizer, que mesmo um cordão frágil, quando é dobrado, ganha maior resistência contra rompimentos. Se houver uma terceira dobra, rompe-lo se torna um desafio ainda maior. E esta é sem dúvidas, uma excelente metáfora para o casamento pleno e duradouro. Se marido e mulher caminham na mesma direção, possuindo sonhos, ambições e projetos em comum, cultivando com esmero o respeito e a fidelidade, então dificilmente qualquer elemento externo terá a capacidade de minar sua relação ou desestabilizar sua casa. Mesmo assim, se faz necessário um “terceiro elo”, uma cola incorruptível que une definitivamente partes já consolidadas: Deus. O Salmo 127:1 é incisivo ao afirmar que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalha os que a edificam. Um casamento que se veda mantendo Deus do lado de fora, certamente estará fadado à ruína, suscetível a toda sorte de ataques e vulnerável às tentações. Para melhor entendermos esta equação, é preciso visitar certo Jardim...

Após trazer a realidade cada elemento do universo, o Criador tinha por hábito avaliar a própria criação. Em regra geral, concluía que tudo estava “muito bom”. Mas houve uma exceção: A solidão do homem. Deus então fez Adão adormecer e de uma de suas costelas forjou a mulher. Ao despertar de seu sono e se deparar com a mais bela das criaturas, Adão compôs um dos mais românticos sonetos de todos os tempos: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gênesis 2:23-24). Agora, diante de Criador, ambos eram apenas um.  O fato de Deus ter escolhido uma das costelas do próprio homem como a matéria prima da qual se origina a mulher não é mera coincidência. Nem da cabeça, para não se sentir superior a ele, e nem dos pés, para não ser por ele pisada; mas sim do lado, próximo ao coração. No texto original, o termo usado para identificar a “costela” é TSELA, que pode ser traduzida literalmente por “LADO”, e da mesma palavra se origina TSELEM, que significa “IMAGEM” ou “SEMELHANÇA”. Mesmo tendo funções distintas dentro de uma relação, homem e mulher, macho e fêmea, Adão e Eva, são duas faces de uma mesma moeda, reflexo um do outro, partes que se completam para formar o todo. Adão entende perfeitamente esta linda realidade que Deus engenhosamente planejara para a felicidade plena de sua mais amada criação, e então testifica para que todo o Jardim possa partilhar de sua alegria: Esta agora é ossos dos meus ossos, carne da minha carne...  Adão a chama de “Mulher”, Deus a chama de “Eva” e concede a ela um título muito especial: “EZER” (Gênesis 2:18).

A expressão “EZER” tem sido interpretada de diversas formas: ajudadora, auxiliadora, adjutora. A tradução literal para esta palavra é “Ajuda” ou “Auxilio”, mas para os poetas inveterados (Adão manda lembranças), da mesma raiz etimológica podemos transliterar a palavra “Tesouro”. Assim, quando Deus diz que fará para ele uma “ezer”, está subjetivamente dizendo que dará ao homem o “maior e melhor” presente que ele poderá receber na vida. Salomão, um “especialista” na arte do casamento (embora tenha errado miseravelmente na quantidade), entendeu muito bem o propósito de Deus ao apresentar Eva para Adão: Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do SENHOR (Provérbios 18:22). E tratando-se de benção conjugal, a recíproca também verdadeira.


Casamento: 
um projeto de Deus

É preciso compreender que, ao criar a mulher, Deus procurou atender às necessidades afetivas do homem e, consequentemente, da mulher, e também atender á procriação e perpetuação da raça humana (Gêneses 1:26). O surgimento da família vem através da união de um homem com uma mulher, pois foi assim que o próprio Deus planejou. O casamento não é invenção do homem, vem de Deus. Deus é o mentor. Foi Ele o primeiro juiz de paz a celebrar um casamento, pois nasceu no Seu coração a união entre Adão e Eva, formando assim a família, uma das suas obras primas. Deus identificou que o homem estava só, mesmo depois de várias criações. Disse o Senhor; “...far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gêneses 2:18). A ajuda da mulher é substancial ao homem. Corresponder é falar a mesma linguagem, é estar à altura. Todos os animais tinham o seu par, mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, Deus criou a mulher da própria costela do homem. É importante ressaltar que o casamento é uma instituição monogâmica. A Bíblia diz: “Deixará o homem pai e mãe e unir-se-á “à sua mulher” (Gêneses 2:24). Uma única correspondência de um para um. Não se aceita bigamia e poligamia. Cada um tenha a sua própria mulher e cada uma tenha o seu próprio marido (I Coríntios 7:2). O casamento é uma instituição divina no qual o projeto do coração de Deus se concretizou na união de um homem e uma mulher, chamados Adão e Eva. O casamento não é de conveniência do homem, vem de Deus. O Eterno Deus celebrou o primeiro casamento ainda no Jardim do Éden, porque viu que não se achava companheira para o homem. Sendo assim, Ele formou a mulher da própria costela de Adão, a trouxe e lhe apresentou como a sua legítima esposa.

O homem e a mulher têm carência afetiva. A atração física faz com que eles coabitem e o sexo, além da procriação, atende a uma necessidade orgânica. A vida íntima dos cônjuges faz parte do plano de Deus. Só o casamento santifica e legitima a união sexual marido/mulher. É o método lícito, moral e puro. Não há nada de errado nem sujo na união sexual de marido e mulher legitimamente casados entre si. A ordem de Deus é que as atividades sexuais do homem e da mulher sejam concretizadas dentro do casamento. Para o cristão, não há outra forma de estabelecer um relacionamento íntimo moralmente correto entre um homem e uma mulher, senão através do casamento. De acordo com Hebreus 13.4, o Senhor Deus tem elevados padrões para o Seu povo, quanto ao casamento e à sexualidade. O mundo contemporâneo tem outros padrões. A expressão “macular o leito conjugal” é declarada contrário aos princípios cristãos porque está sujeita ao julgamento divino. Semelhantes sanções têm relevância somente para os que reconhecem a soberania do Eterno Deus sobre eles. O homem não foi feito para a imoralidade, e o casamento deve ser honrado.

O homem e a mulher receberam a incumbência da procriação, isto é, povoar a terra e perpetuar a raça humana. Sendo assim, cada casal contribui com a sua parcela. A geração de filhos é a coisa mais linda e consagrada que verificamos na união de um casal. Além de serem considerados herança do Senhor (Salmos 127:3), os filhos são os frutos do ventre e a felicidade do casamento. Eles não são um mero acidente biológico, mas o planejamento de Deus para preservar a espécie humana. A propagação do gênero humano foi entregue aos cônjuges, que deverão exercer com responsabilidade e amor essa ordenança do Senhor. O homem e a mulher receberam o encargo de serem frutíferos e de dominarem sobre a terra e o reino animal. E também foram criados para constituírem família. Esse propósito de Deus indica que o Senhor se inclina para as famílias que o servem. Por isso, a criação dos filhos deve exigir dos pais atenção máxima.


Casamento: 
uma proteção contra o pecado
(Comentário Adicional)

Numa sociedade que cada vez mais se abre para viver a “plena liberdade sexual”, DST´s e gravidez não desejada se tornam efeitos colaterais reincidentes.  Ao invés de corrigir a causa de tantos males, o mundo opta em burlar o problema e encontrar uma solução hedonista. Assim, desde a mais tenra idade, somos bombardeados com um aconselhamento que traz em seu bojo uma sugestão perniciosa: Faça sexo seguro, use camisinha. Biblicamente falando, o único mecanismo que garante segurança no ato sexual é exatamente o casamento. As mais influentes culturas de nosso tempo têm incentivado os jovens a iniciarem a vida sexual cada vez mais cedo e com maior diversidade, sem qualquer necessidade de vínculo matrimonial. O grande problema é que todo praticante de atividades sexuais fora do casamento tradicional está incluído nas fatídicas listas de I Coríntios 6:10, Apocalipse 21:8 e 22:15. Em II Coríntios 7:2, Paulo adverte que todo homem deve ter sua esposa (e vice-versa), para fugir da fornicação/prostituição. Segundo o apóstolo, uma vez que é muito difícil dominar os impulsos da carne, o casamento é necessário para evitar o pecado. É melhor casar do que se abrasar (I Coríntios 7:9). A Bíblia, portanto, promove a abstinência completa antes do casamento, sendo que o sexo entre o marido e sua esposa, é a única forma de relações sexuais que Deus aprova e abençoa.

A mais relevante recomendação bíblica em relação ao sexo está registrada em Hebreus 13:4 - “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros”. Este texto deixa muito claro que o sexo praticado dentro do casamento tem a benção de Deus, e que a expressão “leito sem mácula ou puro”, fala diretamente sobre a fidelidade conjugal. Infelizmente, muitos acabam interpretando este texto sob uma ótica legalista, e com isto desenvolvem o conceito de que o “sexo” deve ser “santo”, mas na pratica, essa santidade consiste em conotar como pecaminosa qualquer pratica sexual que não esteja relacionada à fecundação. Com isto, muitos casamentos se deterioram já que o sexo passa a ser encarado pelos cônjuges como uma “obrigação”, tornando a relação sexual em um ato pesaroso, capaz até mesmo de provocar repulsa e promover culpa. A Bíblia, em nenhum momento condena o prazer sexual dentro do casamento, pelo contrário, ela o apresenta como um presente do criador, que ao presenciar a relação macho e fêmea testificou que aquilo “era muito bom”. Em I Coríntios 7:3, Paulo aconselha aos casais que nunca privem seu cônjuge do prazer sexual, e em Provérbios 5:18-19, é recomendado que “o homem se alegre com a mulher de sua mocidade (virgindade), que em todo o tempo seja inebriado pelos seios dela e que constantemente se extasie com o seu amor”. E obviamente, aqui, a recíproca também é verdadeira. Em Gênesis 26:8, encontramos mais uma evidência do conceito bíblico para o sexo conjugal.  Quando Isaque peregrinou por Gerar, temendo represálias dos moradores locais, mentiu que Rebeca era sua irmã. Isso despertou o interesse do rei Abmeleque para aquela mulher, que decidiu sonda-la pela janela do quarto. Mas para sua surpresa, presenciou a intimidade do casal, que de acordo com o texto, estavam “brincando”, ou em outras palavras, “se divertindo durante a ato sexual” (versão sociedade bíblica britânica).  

Porém, mesmo os cristãos mais liberais entre quatro paredes, ainda são incomodados pela dúvida de quais são os limites do sexo no casamento. Obviamente, esta é uma questão de cunho pessoal, e muitos dos parâmetros sobre o que “pode” ou “não pode”, deve ser definido pelo próprio casal. O sexo abençoador, porém, precisa ser benéfico para ambos os cônjuges, e qualquer ato que provoque mágoa, culpa ou constrangimento a um deles, deve ser sumariamente abolido. Um excelente exercício para os casais que desejam levar a “Bíblia” para a “cama” é a leitura conjunta e sistemática de Cantares. Este livro gerou inumeras controvérsias na história do cristianismo, pois muitos se negavam a aceitar sua espiritualidade, mas hoje já se entende a importância da obra dentro do cânone sagrado. Cantares de Salomão foi escrito por alguém que amava e era amado, falando explicitamente de amor, companheirismo, sexo, romance e poesia. Muitos terapeutas cristãos aconselham que a leitura conjunta seja realizada. Crie uma tabela, associando as metáforas usadas no poema, com os elementos reais a que se refere (Por exemplo, no capítulo 7, Palmeira = corpo / cacho de uva = seios, / vinho = boca). Depois, realize a leitura substituindo a linguagem figurada pela literal. Aí é só desfrutar de todo o prazer que o leito conjugal pode fornecer, sem fugir das diretrizes bíblicas: “Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs” Cânticos 7:8.


Casamento: 
uma só carne

A união física do casal deve ser com amor e consensual. A Palavra de Deus mostra essa união em uma só carne (Gêneses 2:23). Não é apenas sexo. É sentir a dor do outro. É complementar uma ao outro. É a felicidade de um alcançando também ao outro. É estar intimamente ligados de corpo e alma. A passagem bíblica de Eclesiastes 4:9-12 enfatiza o companheirismo e a ajuda mútua. No casamento, as duas pessoas se comprometem a viver uma em função da outra, procurando o entendimento, a compreensão e compartilhando todos os momentos da vida juntos, não importando quais sejam eles. O relacionamento e o companheirismo fazem parte do viver em sociedade (Gêneses 1:31). De acordo com Michael Eaton, uma solução aos problemas das tristezas da solidão é encontrada nas bênçãos do companheirismo (Eclesiastes 4:9-12). Este provérbio citado em Eclesiastes 4:11 diz respeito ao companheirismo na adversidade, na tentação e na tristeza.

Deus viu que não era bom o homem estar só. Mesmo no meio de tantas criações, o homem estava solitário. Às vezes, estamos rodeados de pessoas e é como se estivéssemos sozinhos. Por isso, precisamos de alguém especial para estar ao nosso lado. O homem precisa de uma auxiliadora. A mulher é considerada o radar do marido e sua grande conselheira. Segundo o escritor Al Diestelkamp, é importante reconhecer a verdade de que o casamento é prescrição de Deus para ajudar homens e mulheres a evitar fornicação. Todo marido deve ter uma maior apreciação pela sua esposa; deve ter a esposa como um dom valioso do criador, altamente apreciável. Os maridos devem ter o hábito de agradecer a Deus pela sua mulher pela relação do casamento, evitarem gracejos e comentários que insultem as esposas. Devem sempre elogiar e agradecer às suas esposas por serem suas amantes e amigas, evitando situações e comentários que possam criar ciúmes.

O casamento precisa estar firmado em Deus. Foi Ele quem criou e Ele sabe preservar, sabe consertar; porque o cordão de três dobras não se rompe facilmente (Eclesiastes 4:12). A família foi criada por Deus para cumprir a Sua vontade e é a coroa da sua criação. O casal precisa temer ao Senhor para que vá bem e seja bem-aventurado, para que o seu lar seja de harmonia e de felicidade (Salmo 128). O casamento é uma instituição honrada (Hebreus 13:4). Ele é mais do que um contrato. É um pacto sagrado, uma aliança divina. O casamento é algo de destaque que deve ser honrado por todo. O casamento está acima do contrato temporário, acima da união provisória, da união estável, acima do concubinato, acima de qualquer prática ilícita de relacionamento sexual. O casamento é uma instituição perpétua (Gêneses 2:24 / Êxodo 20:17 / Provérbios 5:18; 15:27 / Mateus 5:28 / I Timóteo 3:12).


Casamento: 
uma criação divina

O casamento é totalmente sedimentado nas Sagradas Escrituras. O casamento não é um contrato social, mas uma aliança permanente entre um homem e uma mulher. O casamento não pode ser em caráter experimental, mas em definitivo. O casamento tem características marcantes que o tornam diferente de todas as demais instituições. Querem acabar com o casamento, mas não conseguirão, pois o que Deus faz, ninguém pode desfazer. Quem criou forneceu o manual de uso, todo equipamento precisa de orientação para o seu manuseio e funcionamento. Quem não seguir as instruções do fabricante poderá danificar o seu produto. A Palavra de Deus é o manual, a bússola, o direcionamento. A Bíblia está recheada de regras básicas para manter o nosso casamento forte e a família unida. Este manual não admite machismo nem feminismo na relação marido e mulher. O relacionamento deve ser pautado na observância do papel de cada um, sem atropelos e sem querer um mandar no outro e tomar a dianteira de forma escravizadora. Tudo está bem definido de forma clara e objetiva para que não haja reclamação posterior.

Os casais cristãos devem se conscientizar de que enquanto não forem observados os princípios bíblicos concernentes ao casamento não terão o sucesso esperado. Há leis que regem o lar. Se, em algum momento, elas forem desrespeitadas, trarão consequências graves à família. O casal deve viver as ordenanças divinas, sempre obedecendo aos princípios que Deus estabeleceu para o casamento, para que a família goze das bênçãos prometidas. Podemos afirmar que casa é uma construção de cimento e tijolos, no entanto, lar é uma construção de valores e princípios. O casamento é uma instituição moral. Ele mostra valores, crenças, princípios e costumes que orientam o comportamento da sociedade no casamento de acordo com a natureza de Deus. A imoralidade na área sexual é um mal, assim como a indecência de não saber possuir o próprio corpo em santificação e honra (I Tessalonicenses 4:4). O cristão deve conservar-se puro, pois a imoralidade deforma o caráter diante de Deus e apaga a imagem e semelhança de Deus (Gêneses 1:27). Ele não nos criou para a imundícia. As práticas ilícitas são abomináveis ao Senhor (Romanos 1:26-27). Há outras literaturas para o casamento além da Bíblia. No entanto, são apenas apêndice, comentários bons, mas secundários e paralelos. Os livros são esclarecedores, mas todos deverão estar baseados na Palavra de Deus. Se, porventura, algum se desviar dos princípios bíblicos, deve ser totalmente ignorado. A luta contra a desqualificação do casamento deve ser o papel permanente da Igreja, repudiando as leis humanas e vigiando contra as investidas satânicas.

Há três pilares que sustentam o casamento. O primeiro deles é a presença de Deus. Podemos afirmar que a presença de Deus fortalece o espírito e dá consistência e harmonia ao casamento, levando o casal a adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4:24). O segundo pilar do casamento é o amor. Podemos afirmar que o amor enche o coração. O terceiro pilar é a responsabilidade. Podemos assegurar que a responsabilidade é a tarefa de cuidar um do outro. O homem, ao se degradar, automaticamente corrompe o casamento e a família, que passa a sofrer as consequências. No entanto, o cristão precisa preservar a originalidade do casamento e a sua concepção divina, fazer com que o seu lar seja bem ajustado e ordenado e não deixar brechas para o diabo cirandar. A família deve ser interpretada como bênção de Deus para o home, para a Igreja e para a sociedade.


Casamento: um exercício de amor
(Comentário Adicional)

Quase que como regra geral, contos de fadas, novelas, livros e filmes românticos transmitem a mensagem que o casamento abre as portas do “feliz para sempre”. No mundo real, quando duas pessoas decidem dividir suas vidas, estão se propondo caminhar lado a lado, numa só passada e sem destoar o ritmo, mas não é exatamente assim que a jornada acontece. Seres humanos são dotados de inúmeras emoções, possuem intocáveis terminações nervosas, assimilam sensações e reagem a elas de forma não padronizadas. Sob um mesmo teto teremos duas formas diferentes de enxergar o mundo, de interpretar a vida, de enfrentar as perdas, de vivenciar as conquistas. Some a isto uma bagagem de ideologias, conceitos e verdades pertinentes a cada um, e que inevitavelmente, irão se chocar. Antes da vida a dois, cada indivíduo já construiu seu caráter, firmou suas crenças e definiu sua ética pessoal. Agora, tudo isso passa a coexistir dentro de uma caixa vedada, onde o risco de explosão é permanente. Esperar que nenhuma desavença surja desta mistura, é como andar em um campo minado sem se importar com o perigo ali escondido. Paulo alertou aos corintos que aqueles que contraem matrimonio, terão sim tribulações por causa da carne (I Coríntios 7:29). Mas se existe amor, os problemas são atenuados intensamente, pois ele tudo crê, tudo espera, tudo suporta e jamais acaba (I Coríntios 13:7).

O amor é a base de tudo o que é bom, louvável, justo, puro sincero, humilde, virtuoso, agradável e deve, portanto, ser sentido, vivido e trazido a memória constantemente (Filipenses 4:8). Nele se resume e se encerra todos os mandamentos da Lei, seja ela divina ou humana, pois uma vez que ele seja exercido em plenitude, extingue-se completamente a necessidade de qualquer outro tipo de parâmetro moral (Mateus 7:34-40). Existem no KOINÉ (linguagem grega popular usada na redação do Novo Testamento) várias palavras que são traduzidas por “amor” em textos de língua portuguesa, tais como EROS (amor romântico), PHILOS (amizade ou amor fraternal), STORGE (amor familiar). Mas quando se trata do amor de Deus, por Deus ou para Deus a palavra usada é ÁGAPE (também traduzida por caridade) pois trata-se de entrega, uma doação sem a preocupação de retribuição ou retorno. É o amor na sua forma mais elevada e profunda (Joao 3:16), pois é altruísta, não egoísta e nem egocêntrico, sacrificial, paciente, benigno, capaz de amar até mesmo os inimigos. Podemos afirmar que tal amor é a base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra. Entre o casal, todos estes sentimentos devem estar presentes, pois marido e mulher são família (storge), amantes (eros), amigos/irmãos (philos) e imagem de Deus (ágape). Deste amor multiforme saem as vertentes que fortalecem um casamento: bondade, gentileza, presteza, lealdade, fidelidade, benignidade, honestidade, sinceridade e é claro, a capacidade de perdoar.

Uma vez unidos, homem e mulher se fundem num único ser. O corpo de um passa a pertencer ao outro e os sonhos do outro passa a depender daquele um. Um vínculo é estabelecido no corpo, na alma e no espírito. Dois se tornam em um, num amálgama que já não se pode desfazer. Adão declarou está verdade em Gênesis 2:24; Jesus a validou em Marcos 10:12 e Paulo a ratificou em Efésios 5:22-35. É como se fossem duas folhas de papel coladas, dois tijolos cimentados, duas vigas de metal soldadas. É até possível separá-las, mas será inevitável marcas, ranhuras e danos permanentes. Separados, viverão para sempre como apenas uma metade, pois o “todo” que haviam se tornado, simplesmente deixa de existir.

Conclusão

Quando estabelecido segundo a vontade de Deus e orientado de acordo com a Bíblia, o casamento tem a garantia do sucesso. O casamento firmado em Cristo produz resultados surpreendentes, passando por cima das barreiras e sendo exemplo de união perfeita para a sociedade.




Casamento e família são os maiores patrimônios que a sociedade tem. Salvar o nosso casamento e a nossa família é algo que não tem preço. O tema é bastante salutar e propício para os dias de hoje, pois o casamento e a família são bombardeados o tempo todo. A Igreja do Senhor Jesus não pode abrir a guarda e se conformar com a concepção deste mundo tenebroso, onde o errado está passando a ser certo. Participe neste domingo, 10 de janeiro de 2016, da Escola Bíblica Dominical, e aprenda também a proteger sua família dos ataques incessantes de Satanás. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário