sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Viúva por três horas



Uma das práticas mais relevantes da Igreja Primitiva consistia em que cristãos mais abastados se desfaziam de alguns bens e traziam o dinheiro angariado até os apóstolos, afim de que os mesmos repartissem aquele valor entre os mais necessitados. Lucas cita, por exemplo, que um levita natural de Chipre por nome Barnabé, após vender uma propriedade, reverteu toda a renda em prol dos menos favorecidos. Tal atitude generosa fez com que o mesmo fosse muito estimado pela congregação, abrindo precedentes para que outros irmãos agissem da mesma forma.

Ananias e Safira, também venderam uma propriedade, mas não tornaram público o valor da transação. Separaram uma parte do dinheiro obtido com aquela venda e trouxeram o montante aos apóstolos, dizendo que estavam ofertando aos necessitados todo o valor conseguido com a venda. Com isso, objetivaram ganhar em duas frentes. Se por um lado poderiam empregar o dinheiro guardado em novas propriedades, por outro seriam enaltecidos dentro da congregação por sua generosidade desapegada. Buscando ser duplamente honrados, o casal decide que cada um deverá levar separadamente, uma parte do dinheiro até os apóstolos, ressaltando que ali estava sendo entregue tudo quanto tinham conseguido arrecadar.

Porém, esta atitude hipócrita e gananciosa, com motivações meramente carnais, desagradou profundamente ao Espírito de Deus, que tomou aquela mentira como uma ofensa pessoal. Pedro ficou incumbido da dura tarefa de transmitir ao casal a terrível sentença desta irreverente ação.

Ananias foi o primeiro a se achegar ao altar, e assim que entregou sua “oferta” ao apóstolo, foi inquirido pelo homem de Deus: - Por que você deixou Satanás encher teu coração com mentiras? Alguém exigiu algo de você? A herança não era tua? O dinheiro da venda não era teu? Por que, então, decidiu por este engodo, mentindo não aos homens, mas sim ao próprio Deus? 

Assim que ouviu estas palavras, Ananias foi atingido mortalmente pelo Senhor e faleceu imediatamente, fazendo que um grande temor recaísse sobre toda congregação. Alguns jovens obreiros se encarregaram de retirar o cadáver do cenáculo e sepulta-lo nas imediações.

Passadas três horas, Safira se apresenta diante de Pedro, e incauta sobre o acontecido, repete a história contada anteriormente por seu marido. Diante de mais esta mentira, Pedro informa aquela mulher que as mesmas pessoas que sepultaram seu marido horas atrás, também seriam responsáveis pelo seu próprio sepultamento. Ao saber de sua viúves, e tomando consciência da gravidade de seu erro, imediatamente, Safira também morreu.

Com Deus não se brinca, e seu Espírito jamais se deixa enganar ou escarnecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário