quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

EBD - Ataques constantes contra a família



Material Didático
Revista Jovens e Adultos nº 98 - Editora Betel
Casamento e Família - Lição 04
Comentarista: Pr. Valdir Alves de Oliveira

Comentários Adicionais
Pb. Miquéias Daniel Gomes


Texto Áureo
I João 2:16
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo.

Verdade Aplicada
Devemos preservar os nossos lares para impedir que não seja desqualificado o que foi criado por Deus.

Textos de Referência
I Coríntios 6:19-20 / I Coríntios 10:23 /  II Coríntios 13:5

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.


Mantendo a luz acessa
(Comentário Adicional)

Em sua famosa obra “A Arte da Guerra”, o general chinês Sun Tzu escreveu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas." Satanás é um adversário que se dedica a conhecer minuciosamente seus oponentes, descobrindo suas fraquezas e atacando exatamente os pontos mais vulneráveis de cada um. Em resumo, podemos dizer que “o diabo faz a lição de casa”. Uma vez que encontra brechas, Satanás habilmente lança suas setas perniciosas e implanta sementes pecaminosas no coração da humanidade. Então, ele pacientemente aguarda o resultado de sua semeadura, enquanto o homem sequer percebe a manipulação diabólica que acontece nos bastidores de sua vida. Deus deu ao ser humano um presente chamado “livre-arbítrio”, que é a capacidade de realizar escolhas baseadas em decisões lógicas e racionais. Como a humanidade tem se afastado cada vez mais de Deus, o inimigo usa de inúmeras artimanhas a fim de transformar o livre-arbítrio num eficiente aliado. Satanás cria situações elaboradas e apresenta alternativas rebuscadas de prazeres, e o homem, cuja mente se cauteriza pelo distanciamento proposital de seu criador, acaba priorizando escolhas que autorizam a entrada do inimigo em sua vida. Uma vez dentro, ele não tarda em iniciar seu verdadeiro ofício: roubar, matar e destruir (João 10:10). A mente do homem é um campo de batalha onde Satanás mobiliza o primor de seu arsenal. Diariamente somos bombardeados com tentações que atravessam nossos olhos como flechas, semeando sementes de hedonismo em nossa imaginação.  Satanás trabalha nas sutilezas, pacientemente esperando uma brecha para adentrar nossa mente, e ali estabelecer pouco a pouco sua fortaleza.

Em decorrência desta investida satânica, é necessária vigilância constante e irrestrita. Satanás é um adversário sutil, perspicaz e ardiloso, que embora não deva ser “temido”, jamais pode ser desmerecido, subestimado ou enfrentado sem a estratégia adequada, pois caso contrário, tem a assustadora capacidade de “cirandar” com a alma do homem (Lucas 21:31). Neste texto, Jesus fez menção ao ato de cirandar o trigo, que consistem em “moer” e “peneirar” os grãos. Para bom entendedor, fica a mensagem clara e objetiva: o diabo não está de brincadeira. Porém, Satanás é um ser que age nas trevas, e para ter êxito em sua invasão, precisa primeiro escurecer nossa mente, coração e alma (Mateus 6:23). Escuridão é um conceito abstrato, definida pela ciência apenas como “ausência de luz”.  O inimigo tem plena consciência que uma vida iluminada impede sua aproximação, então, sua estratégia é “drenar” toda luz existente. O objetivo do plano é sempre o mesmo, mas os métodos utilizados podem variar a números incalculáveis. A preguiça não é um dos defeitos de Satanás, pois ele cuida de habilmente, desenvolver estratégias específicas para cada pessoa. Seu sucesso, porém, depende de como nós preparamos para enfrentar suas investidas. A idéia básica do inimigo é ir apagando pouco a pouco nossos mananciais de luz, que são os momentos de orações, a leitura da Bíblia, a meditação, nossa comunhão com o Corpo de Cristo, a vigilância, o louvor, o culto congregacional e a adoração. Cada luz que se apaga, permite que Satanás avance pela penumbra, chegando perto do próximo alvo. Se não tomarmos uma atitude de contenção imediata contra o avanço de Satanás, nossas forças serão cada vez mais minadas, e luz se extinguirá lentamente, até mergulhar nosso espírito em densas trevas.

O alvo prioritário de Satanás no século XXI é a família. Inúmeras opções de pecados têm sido apresentadas a sociedade, embutidas nas mais diversas traquitanas da modernidade. O avanço tecnológico tem trazido inúmeros benefícios à sociedade, mas também fornece a Satanás algumas de suas armas mais mortais. A tecnologia, literalmente, colocou o mundo na porta de cada casa. O acesso a informações é instantâneo, e com facilidade “digital”, temos a mão conteúdos que deixaram nossos antepassados de cabelos em pé. Uma porta aberta está sujeita a visitantes indesejáveis, e é exatamente aí que reside o perigo. O inimigo está a todo tempo em derredor, espreitando com olhos meticulosos, esperando a hora certa de atacar. Quando menos esperamos, ele está em nossa porta, e por vezes nem se quer o reconhecemos, pois, o diabo não se apresenta com rabo e chifres (II Coríntios 11:14).  Satanás tem se camuflado em programas de TV, redes sociais, páginas de internet, filosofias religiosas, ONG´s, grupos de apoio, ideologias políticas, e em formas que sequer podemos imaginar. A questão relevante é que temos escolha. Nem toda forma de fazer política é corrupta, nem toda boa ação é inocente, a tecnologia pode ser usada para o bem ou para mal. Satanás conta com nosso livre-arbítrio para lograr êxito. Ele oferece as opções, mas não escolhe por nós. O poder de aceitar suas ofertas cabe a cada indivíduo. Uma família unida e compromissada a guardar "a porta", preparada para dizer NÃO as ofertas vindas do inferno, frustra os planos nefastos do diabo. Se as famílias sucumbirem à escuridão, todas as instituições posteriores a ela, incluindo a IGREJA, sucumbirão também. A mais eficaz estratégia contra os planos do inimigo é, em todo tempo, manter as “luzes acessas” dentro de nosso lar. Satanás investirá com furor contra as nossas vidas, estudando nossos passos, vasculhando nosso lixo, forçando nossas defesas em busca de um ponto fragilizado. Não podemos impedir seus rompantes de fúria, nem limitar seus passeios sistemáticos ao nosso derredor. Ele está fazendo seu papel, sendo quem ele é. Cabe a cada um de nós estarmos preparados para não ceder às investidas, guardados e protegidos a Sombra do Altíssimo (Salmo 91:1).


Meios de comunicação e 
redes sociais

Os desafios da família cristã frente aos ataques constantes e diretos ao casamento e à família trazem uma ruptura dos valores e quebra de princípios que precisam ser enxergados com muito cuidado. A tecnologia entrou nos lares trazendo lucros e prejuízos incalculáveis. Consequentemente, a sociedade moderna mudou o conceito de família e desqualifica os valores da instituição criada por Deus. A televisão tem afastado os membros da família, que não se alimentam mais juntos à mesa. As novelas fazem apologia e ensinam infidelidade conjugal, bigamia, poligamia, o sexo antes do casamento, o fim da virgindade e o homossexualismo. A licenciosidade, leviandade e irresponsabilidade têm traduzido decadência moral para a família. Muitos programas indecentes de pessoas inescrupulosas têm tirado a atenção dos crentes, que faltam cultos para ficar na frente da televisão. As mensagens subliminares, que são apresentadas por meio de palavras, objetos, desenhos animados, filmes, jogos, músicas, gestos e figuras, como se fossem ingênuas e inofensivas, têm sido trabalhadas na mente das pessoas, naquilo que são os seus alvos, influenciando inclusive nas atitudes dos filhos. A televisão é um importante instrumento para a evangelização, mas deve ser usada com muita cautela, pois os filmes violentos e os programas que mexem com o psicológico das nossas crianças, adolescentes e jovens podem causar desvios e danos à formação da personalidade. São verdadeiros efeitos negativos que as escravizam, viciando-as e tornando-as alienadas. A televisão ainda tem um poder influenciador de modas e de produzir consumidores compulsivos, por meio de propagandas, que são bombardeados o tempo todo na mente das pessoas, levando-as a comprarem coisas que não precisam e a se endividarem além das suas possibilidades financeiras. Infelizmente, há muitas pessoas sem escrúpulos e que estão a serviço de Satanás nesse meio.

Através também das redes sociais, a Internet está viciando os jovens e adolescentes, e até as crianças. Muitos ficam por horas na frente do computador e celular, entre outros. São filhos que estão precisando de acompanhamento psicológico pelo vício que causa depressão e dependência. Os pais estão perdendo o controle sobre os filhos porque muitos deles se isolam nos quartos e acessam programas não convenientes para menores de idade. É uma grande dor de cabeça para os pais, porque muitos não têm acesso à rede e não sabem nem como funciona. A pornografia, a pedofilia e o envolvimento com pessoas desconhecidas, através das redes sociais, estão concentrando um perigo iminente para os nossos jovens, que marcam encontros sem nunca ter visto um ao outro e muito menos conhecem a família. Os jovens, que começam a namorar via internet, precisam tomar muito cuidado e conhecer os antecedentes e a família dos pretendentes e procurar não realizar encontros escondidos. Os desafios da família cristã frente aos ataques constantes e diretos ao casamento e a família trazem uma ruptura dos valores e quebra de princípios que precisam ser enxergados com muito cuidado, tanto pelos filhos quanto pelos pais. A Igreja tem um papel fundamental, que é alertar as pessoas quanto à conduta a ser adotada diante de um mundo que jaz o maligno.

Por mais que tenhamos a sensação de avanço e progresso tecnológico que chegou aos nossos lares, vemos um veneno mortífero que aos poucos está tentando destruir a formação moral e ética dos nossos filhos, fazendo com que percam os valores cristãos. Quando não é bem utilizada, a tecnologia traz embutida a iniquidade (Mateus 24:12). Todo cuidado é pouco, porque vem entrando sorrateiramente nos nossos lares. Estamos vivendo o século XXI. A pós-modernidade chegou a todo vapor, o progresso é patente aos nossos olhos, a globalização é real, a informação navega velozmente pelos canais de fibras óticas e pelos satélites de última geração. No entanto, diante do avanço tecnológico, há a necessidade de colocar limites. Enquanto os filhos estão sob a tutela dos pais e os pais conseguem frear os seus impulsos, se faz necessário colocar limites, além, é claro, de educa-los sobre o perigo de toda ferramenta de informação e tecnologia.


Uma teia de alcance mundial
(Comentário Adicional)

A “World Wide Web” (teia de alcance mundial), é sem duvidas um dos maiores avanços da história da humanidade, interligando o mundo inteiro em tempo real. Nunca foi tal fácil se comunicar, obter informações, transferir arquivos, armazenar dados e encontrar pessoas. Através da grande rede, qualquer um pode observar o mundo por uma janela de poucas polegadas.  A internet nasceu nos laboratórios militares dos EUA durante os anos 60. Inicialmente, ela foi desenvolvida para viabilizar a troca de informações entre os computadores do governo, e era chamada de Aparnet. Em 1989, já nos laboratórios da CERN (organização europeia para pesquisa nuclear), o físico inglês Tim Berners-Lee desenvolveu as características do que hoje conhecemos por "www", estabelecendo uma linguagem padrão para a circulação de dados, permitindo que qualquer computador, independentemente de onde estivesse no planeta, pudesse ter livre acesso a esse mundo virtual. Desde então, a internet só evoluiu, fazendo com que as empresas envolvidas com qualquer tipo de comunicação invistam valores exorbitantes no desenvolvimento de novas tecnologia,s tanto para melhoria, quanto para facilitar o acesso de qualquer indivíduo às informações disponibilizadas na Rede.  Já em 1969, com o desenvolvimento da tecnologia dial-up (conexão a internet por redes telefônicas) e o lançamento da CompuServe (serviço comercial de conexão com a internet), surgiram os primeiros relatos de socialização de dados. Este era o embrião das Redes Sociais.

O envio do primeiro email é datado de 1971, sendo que em 1978, dois especialistas em informática de Chicago desenvolveram o BBS (Bulletin Board System), sistema que utilizando modem e linha telefônica possibilitava o envio de convites para eventos e a realização de anúncios pessoais. Em 1984, o Prodigy, um novo serviço comercial de conexão é lançado nos EUA. Em 1985, a American Online (AOL) passou a fornecer ferramentas para que pessoas criassem perfis virtuais na rede, bem como o desenvolvimento das primeiras “comunidades”. Em 1997, a mesma empresa implementou um sistema de mensagens instantâneas, criando o primeiro “chat”, pioneiro entre os serviços de “menssegers”. Os primeiros traços de redes sociais surgiram em 1994 com o lançamento do GeoCities, também da AOL. Mas é em 1995 que surge definitivamente a primeira rede social da história: o Classmates, que ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários. Em 1997, o Six Degrees levou o conceito de “rede social” ao patamar que conhecemos hoje. Daí em diante, os avanços não pararam mais: Fotolog (2002), Friendster (2002), MySpace (2003), Linkedin (2003), Orkut (2004), Facebook (2004) e Twitter (2006). Outras redes que tambem somam milhões de usuários ao redor do mundo são: Tumbler, Blogger, Instagram, Flickr, Pinterest, Google+ e o WhatsApp, que segundo seus criadores, chegou em janeiro de 2016, a marca de 990 milhões de usuários. O grande problema é que as Redes Sociais podem exercer uma influencia devastadora sobre o indivíduo, capaz até mesmo de destruir famílias. Ou seja, a chave para o BEM ou para o MAL está na ponta nossos dedos.

Segundo especialistas, o vício em internet é forte como a dependência química, sendo cada vez mais aceito nos meios clínicos como uma patologia capaz de gerar, inclusive, transtornos mentais. Podemos definir o vício como um comportamento compulsivo que leva a efeitos negativos quando um hábito nocivo é negado. Assim, quando um viciado em internet fica "desconectado" por longos períodos, pode ter reações imprevisíveis. A exposição constante as Redes Sociais (seja passiva ou ativa), também podem desenvolver no indivíduo quadros de baixa estima, fobia social, isolamento, solidão, inveja, insegurança, vitimização, autopiedade, insatisfação, sentimento de inadequação, depressão, ansiedade e transtorno de personalidade narcisista. Além disso, a falta de atividades físicas e a alimentação desequilibrada (inerentes ao vício), podem colaborar para o desenvolvimento de doenças como a trombose e a embolia pulmonar. 

Outro aspecto alarmante é a criação de um mundo utópico e o estabelecimento de objetivos inalcançáveis (já que as Redes Sociais expõem “momentos” que podem ser entendidos como uma felicidade que de fato não existe), além de um senso competitivo pernicioso. Este fenômeno é chamado por analistas de "Depressão do Facebook", pois jovens tendem a se deprimir ao ver fotos e comentários de outras pessoas, achando que sua vida é inferior à deles.  Atualmente, a mesma rede é citada entre os motivos que mais levam  casais a se divorciarem na América. Outras patologias associadas ao vício digital são: "Síndrome do Toque Fantasma (pequenos delírios que remetem a vibrações ou toques inexistentes do celular), "Nomophobia" (sensação de desespero ao ficar sem celular, ou até mesmo quando a bateria do mesmo esta acabando), "Náusea Digital" (vertigem provocada por exposição a movimentos na tela, que fazem o corpo reagir como se também se movesse), "Cibercondria" (quando se toma por real qualquer informação divulgada pela internet) e o "Efeito Google" (o cérebro passa a reter menor quantidade de informações em decorrência da facilidade para realização de pesquisas digitais).

O chamado "Transtorno de Dependência da Internet" é tão presente em nossos dias, que especialistas já conseguem medir até mesmo o IMV (Índice de Massa Virtual) de um individuo, processando dados como a quantidade de aparelhos conectáveis que uma pessoa possui e seus hábitos na grande rede. Cabe então, o excelente conselho do sábio rei Salomão, (escrito a milênios num bom e velho pergaminho): Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todas as coisas debaixo do céu (Eclesiastes 1:1). A internet pode ser uma benção ou uma maldição dentro da família, tudo depende do “como”, “quando” e “quanto” escolhermos usá-la.  Ao “navegar” por ela, lembre-se sempre que seu nome original é “teia”... Então redobre a vigilância para não ficar preso em suas armadilhas.


Evoluções, ocupações e amizades

As evoluções são benéficas ou maléficas? Depende de como as usamos em nossas vidas. Para que elas sejam bênção e não maldição, as evoluções precisam ser confrontadas com a Palavra de Deus, pois não podemos abandonar os valores cristãos. O choque de gerações é uma realidade. O que não se praticava antigamente, hoje está passando a ser normal. Os pais precisam entender que os filhos não viver a sua geração, mas também os filhos precisam entender que muitos pais não alcançarão os níveis que eles chegaram. Neste caso, o equilíbrio é a saída. Só a compreensão de ambas as partes para se chegar a um acordo. O diálogo, a aproximação, o respeito e a amizade entre os pais e filhos diminuirão os prejuízos destas evoluções.

Com a correria dos grandes centros urbanos e o trânsito, as pessoas passam duas ou mais horas dentro de um veículo particular ou transporte coletivo. Quando sobra um tempinho para a família, este tempo é preenchido com as academias, pescarias e os encontros sociais e a família vai ficando em segundo plano. A necessidade de estudar, se aperfeiçoar para a concorrência no mercado de trabalho também é outro agravante. Muitos pais só têm contato com os filhos nos finais de semana, o que é pouco para quem precisa de mais atenção, carinho e educação.

As amizades do mundo não podem interferir no casamento e na família (II Coríntios 6:14). Quando aceitamos a Cristo, o nosso ciclo de amizades precisa mudar. Muitas amizades conseguidas através das redes sociais têm sido uma dor de cabeça para os pais e um estrago para as famílias. Muitos jovens cristãos ao namorar com descrentes pensam que depois de casados conseguirão leva-los para a igreja. Isto raramente acontece, é uma exceção. O que parecia uma benção pode virar uma maldição ao abrir as portas e ceder para o jugo desigual. Todos precisamos nos questionar as vezes. “Quem são meus amigos?”; “Com quem eu ando?”; “Com quem me relaciono no trabalho, na escola?”. Estas são perguntas que devem ser respondidas por todos os cristãos. Se você está debaixo de algum jugo desigual com algum infiel, você está correndo risco. A Palavra de Deus diz em I Coríntios 15.33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.


A família na mira da lei
(Comentário Adicional)

A sociedade brasileira tem seus direitos assegurados pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código Civil (Lei 10.406/02), que também detalham os deveres de cada cidadão. Mas as crescentes transformações sociais que assombram nosso século, clamam por alterações profundas em nossos códigos legislativos, afim se garantir certos privilégios para alguns grupos minoritários.  Um dos pontos mais relevantes é uma reinterpretação do artigo 226, que visa recepcionar constitucionalmente “todo” e “qualquer” modelo familiar. Neste caso, a estrutura familiar bíblica estabelecida no Éden e reafirmado na sombra do Monte Ararate (Gêneses 1:28 / 9:7), deixaria de ser o única definição de "família" reconhecida por lei. Assim, o núcleo familiar composto por pais heterossexuais + filhos, e que por milênios tem sido observado na cultura judaico-cristã, passa a coadjuvar num cenário que abraça afetuosamente modelos familiares reprováveis a luz da Bíblia, tais como o concubinato e a homo-afetividade, além das chamadas uniões estáveis, eudomonistas, livres e plúrimas. Estes novos conceitos de família estão em desconformidade aos desígnios de Deus, pois são oriundos de relacionamentos homossexuais, bígamos, ou descompromissados, todos em aversão aos valores cristãos.  Conceitos como a homo-afetividade, (que de forma pontual sempre permearam a história) agora emergem em escala global, ganhando força midiática ao lado de novíssimos elementos sociais, tais como “identidade de gênero” e a “multiplicidade de formações familiares”. No mundo moderno, a “FAMÍLIA” nos moldes bíblicos se tornou uma instituição ultrapassada e que está fadada ao ostracismo.   Segundo alguns especialistas da área, a “família tradicional não existe mais”.  Uma “Proposta de Emenda Constitucional” elaborada por uma comissão da OAB (ordem dos advogados do Brasil), veladamente recomenda ao Superior Tribunal Federal uma verdadeira ditadura de minorias em prol dos grupos LGBT.  Ao todo, o Estatuto da Diversidade Sexual, propõem pelo menos 132 alterações em dispositivos legais que protegem o modelo tradicional familiar.

Os 109 artigos deste famigerado "estatuto", buscam legitimar verdadeiras aberrações morais, que seriam impensáveis a alguns anos atrás. Por exemplo, segundo o “título III - artigo 5”, qualquer instituição, seja estatal, social ou familiar, ficará proibida de coibir a plenitude de relações afetivas e sexuais de qualquer indivíduo. Em outras palavras, os pais não podem interferir, argumentar ou questionar a vida sexual de seus filhos. Estaria aberta as portas da promiscuidade infantil e da pedofilia. Outros tópicos que despertam a indignação de grande parte da sociedade estão exatamente ligados a questão da “multiplicidade de formações familiares”. Podemos ressaltar aqui o “titulo VI – artigo 32” que prevê a retirada dos domínios “pai” e “mãe” de qualquer documento de identificação, tais como certidão de nascimento, RG, título de eleitor, carteira de motorista e passaporte. No lugar, seria aberto o campo “filiação”, onde poderiam constar sem problemas, o nome de dois homens ou de duas mulheres. Outro precedente aberto é a extinção das festividades escolares referentes ao dia das mães e dos pais, para evitar constrangimento a filhos pertencentes aos “novos” modelos familiares. Com isso, melindrosamente, o conceito “pai e mãe” se enfraqueceria cada vez mais nas próximas gerações.

Outra questão de grande discussão social é a IDEOLOGIA DE GÊNERO, teoria na qual o indivíduo não nasce com seu sexo definido e deve descobri-lo durante seu desenvolvimento, podendo inclusive, mudar seu “gênero” diversas vezes ao longo da vida. O Estatuto da Diversidade Sexual prevê que os educadores devem estimular seus alunos nesta “descoberta”, visando superar toda forma de “discriminação”, mas por outro lado, proíbe qualquer tratamento para a reversão da orientação sexual ou identidade de gênero. Com isso, por exemplo", seria um crime dizer que Jesus pode transformar a vida de um homossexual. E se tratando deste assunto, não podemos esquecer do Projeto de Lei da Câmara 122/2006, que ficou conhecido como “Mordaça Gay”.  Após ser repudiada por diversos seguimentos da sociedade por seu contexto unilateral e abusivo, que propunha transformar o Brasil numa ditadura homoafetiva, a PL 122 recebeu um substitutivo e anda adormecida nas pautas do Congresso Nacional. Seu objetivo, porém, continua o mesmo, agora mais voltado para a já citada Ideologia de Gênero. Caso estas propostas fossem aprovadas pelo legislativo, qualquer crime envolvendo homossexuais, correria em segredo de justiça, fechando os olhos da sociedade a qualquer desvio moral destas relações. Outro ponto no mínimo curioso é que a divisão de banheiros femininos e masculinos se tornaria uma mera formalidade, já que o indivíduo poderia usar qualquer um deles, de acordo com a “identidade de gênero” do dia. Na contagem de alguns parlamentares cristãos, existem atualmente no Brasil cerca de 867 projetos de leis que ferem vergonhosamente a índole da família cristã e os estatutos da Palavra de Deus.


Novas leis concernentes à família

Há projetos de leis circulando nas comissões, gabinetes e plenários do Parlamento que são contra os princípios cristãos. A sociedade pós-moderna tem recebido uma enxurrada de leis que favorecem as práticas pecaminosas, tão combatidas pela Palavra de Deus. Precisamos ficar atentos e não nos conformamos com este mundo cheio de iniquidades (Romanos 12:2). Pela compreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais estão quase impedidos de disciplinar os filhos, conforme ensina a Palavra de Deus (Provérbios 23:13; 29:15-17). É claro que tudo deve ser feito dentro de parâmetros aceitáveis, não se pode tirar sangue dos filhos, mas também não se pode retirar a disciplina da correção. O serviço dado aos menores de idade é considerado trabalho infantil, mas os filhos precisam ganhar interesse pelo trabalho desde cedo. A coerência e o equilíbrio precisam prevalecer. A palavra “disciplina”, no original em hebraico é reservada tão somente para descrever a punição que Deus impõe para ensinar e corrigir o Seu povo (Provérbios 29:15). Outra palavra comum para indicar disciplina na Palavra de Deus, especialmente no livro de Provérbios, é instrução (Provérbios 19:20). Principalmente para os que são pais, que a boa fama de uma pessoa depende também da maneira pela qual consegue reger sua família (Provérbios 31:23 / I Timóteo 3:2-5).

Quem aceita o aborto simplesmente porque acha que foi um descuido se engravidar, ou porque acha que não é hora de se ter um filho, e manda retirar o feto, já é considerado criminoso (Salmo 139:16). A Bíblia diz: “Não matarás” (Êxodo 20:13 / Romanos 13:9). O aborto não pode ser considerado caso de saúde pública. Uma gravidez deve ser encarada com dignidade e respeito à criança, e também como um mandamento bíblico (Gêneses 1:28). Os direitos humanos têm defendido o casamento de pessoas do mesmo sexo. No entanto, o homossexualismo é combatido de forma veemente pela Palavra de Deus (Romanos 1:26-27). A possível legalização da prostituição é uma afronta à família e aos princípios cristãos. A profissionalização da venda do corpo, defendida por uma parte dos legisladores, é uma depravação e uma coisa perniciosa para as famílias de bem e a sociedade como um todo. A Bíblia mostra a vontade de Deus para o cristão, isto é, abster-se da prostituição e saber possuir o próprio corpo em santificação e honra (I Tessalonicenses 4:3-4). Lembre-se:  “Nem impuros, nem efeminados, nem sodomitas herdarão o Reino de Deus” (I Coríntios 6:9); “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação” (Levíticos 18:22). Há um forte desejo de mudar a Constituição Federal do Brasil de 1988, Artigo 226, que fala que o casamento é entre um homem e uma mulher. No caso de legalização da prostituição, assinar a carteira de trabalho, ter direitos trabalhistas e aposentadoria no exercício da prostituição é uma aberração sem precedentes.

Pode ser concedida a regulamentação do concubinato “união estável”, lavrada em cartório, para divisão de herança e reconhecimento dos filhos. A Igreja precisa preservar o casamento civil, que é definitivo e não pode ter quebra de acordo, conforme diz a Bíblia (I Coríntios 7:39). Os contratos temporários, também aceitos pelas autoridades, mais parecem um teste de adaptação, que, quando não dão certos, são descartáveis, e, no final do contrato, cada um segue a sua vida. O casamento não é em caráter experimental, mas definitivo. De acordo com o escritor Leon Morris, a indissolubilidade do casamento, a não ser pela morte, está na base deste texto de I Coríntios 7.39. Uma mulher está ligada ao seu marido, enquanto este viver. Se ele morrer ela fica livre para se casar, se quiser, No casamento, como em tudo mais, o cristão deve estar cônscio de que age como membro do Corpo de Cristo.

Conclusão

Vivemos os últimos dias da Igreja aqui na Terra. As instituições estão sendo fragilizadas e vulgarizadas diante das inovações e conceitos de homens sem o temor de Deus. Cabe a Igreja pregar contra estas práticas e não concordar com este mundo, que a cada dia fica mais distante de Deus.




Casamento e família são os maiores patrimônios que a sociedade tem. Salvar o nosso casamento e a nossa família é algo que não tem preço. O tema é bastante salutar e propício para os dias de hoje, pois o casamento e a família são bombardeados o tempo todo. A Igreja do Senhor Jesus não pode abrir a guarda e se conformar com a concepção deste mundo tenebroso, onde o errado está passando a ser certo. Participe neste domingo, 24 de janeiro de 2016, da Escola Bíblica Dominical, e aprenda também a proteger sua família dos ataques incessantes de Satanás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário