domingo, 2 de agosto de 2015

A Benção da Prosperidade

Prosperidade - do latim prosperĭtas - pode ser definida como o êxito naquilo se pretende fazer. Também pode ser entendida como uma situação favorável, boa sorte ou sucesso. Pois é exatamente isso que a Bíblia promete a todos os que se mantem fiel ao Senhor e buscam seu reino acima de tudo. Entretanto, muitas pessoas têm confundido prosperidade com riqueza material, e este erro, infelizmente, mina e deteriora a fé de muitos cristãos, que erroneamente tem se proposto a viver do Evangelho por achar que assim, todos os seus desejos serão realizados e que irão, em tempo integral, navegar em mar de rosas sob céu de brigadeiro. Davi foi categórico ao afirmar que em toda a sua vida nunca havia visto um justo desamparado ou os seus filhos mendigando pão (Salmo 37:25). Mas ter pão em casa, não significa necessariamente que haverá uma mesa farta para o café da manhã. A promessa para o cristão fiel é de prosperidade sim, e isso significa que Deus proverá aos seus filhos os viveres básicos, como roupas e alimentos.  Um texto que explicita está verdade, está registrado em Mateus 6:33 -Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Muitos pregadores modernos usam este verso para ensinar seus ouvintes que uma vez buscado o Reino de Deus, todas as coisas serão agregadas automaticamente em suas vidas. Esta é uma interpretação incorreta do ensinamento de Jesus. Aqui, o mestre não fala sobre “todas as coisas”, mas sim de “estas coisas”. E que “coisas” seriam estas?

Basta uma leitura do contexto para entender que Jesus ensinava aos seus discípulos o A-B-C do cristianismo, e percebendo neles certa preocupação com os subsídios materiais para pôr em prática está fé (abandonar as redes certamente abriria um rombo no orçamento doméstico), lhes expôs uma nova realidade espiritual: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:25-33).

Jesus faz sim uma promessa de prosperidade aos seus discípulos, dizendo a eles que sua “fidelidade” na busca pelo Reino de Deus resultaria em provisão diária do que comer, beber e vestir. O grande Jeová Jireh cuida de seus filhos providenciando os víveres básicos do dia a dia (lembre- se da oração modelo: “o pão nosso de CADA DIA nos daí HOJE”). Se estamos alimentados, saciados e vestidos, Deus tem sido fiel com sua promessa, e de quebra nos dá um novo alvorecer a cada dia repleto de novas possibilidades, renova nossas forças e nos propicia o fôlego de vida, para que possamos lutar por regalias adicionais. A despensa do crente pode estar vazia, mas sobre sua mesa haverá alimento, se Ele priorizar o Senhor em sua vida. Mesmo em tempos de guerra, ele encontrará regaços de paz e ainda que o mundo a sua volta esteja desmoronado, ele permanecerá firme e em pé. Maior sucesso não pode existir...



Nenhum comentário:

Postar um comentário