sábado, 1 de agosto de 2015

Sopa de Pedra (Palavra Pastoral - Agosto 2015)


Recentemente ouvi a interessante história sobre um religioso que estava desejoso para alimentar pessoas carentes, e como não tinha recursos para tal, teve uma ideia simples para chamar a atenção de sua comunidade. Em um fogão improvisado com tijolos, colocou uma grande panela com água, e não havendo o que pôr no caldo, pôs uma pedra para cozinhar. As pessoas que passavam por ali ficavam curiosas por saber qual era o cardápio do religioso, e lhe perguntavam que prato era aquele, ao que o homem respondia: “Sopa de Pedra”.

Alguém disse:  - “Tenho cenouras em casa, e se colocássemos na sopa, o sabor não ficaria melhor? ” O religioso concordou com a sugestão e pouco depois as cenouras estavam cozendo com a pedra. Outro transeunte comentou que na casa tinha um repolho sobrando, alguém se lembrou dos tomates no fundo da geladeira, e pouco a pouco o cozido foi ganhando muitos ingredientes e a “Sopa de Pedra” se tornou um prato maravilhoso e saboroso que alimentou muita gente.  Ainda hoje, a “Sopa de Pedra” inventada por aquele homem é muito famosa em diversos lugres do mundo, pois posteriormente, a ciência gastronômica descobriu que durante o cozimento, a “pedra” solta alguns minerais que enriquecem o alimento e   fortalecem nosso organismo. Ao ouvir esta história, imediatamente passei a pensar na igreja e na nossa união, onde o pouco de cada um se transforma numa grande benção que alimenta a muitos.  

A matemática é simples. Se eu trouxer apenas meia dúzia de cenouras para compor a sopa, e posteriormente uma centena sendo alimentada, posso concluir que as minhas cenouras, foram suficientes para alimentar 100 pessoas.

Todos os dias somos desafiados nesta multiplicação. Pense naquele jovem que ofereceu a Jesus apenas cinco pães e dois peixinhos, mas você se lembra quantos foram alimentados? Cinco mil pessoas! Que multiplicação grandiosa!!!!!

A igreja de Cristo tem este poder multiplicador. É que muitas vezes ficamos apenas esperamos por uma ação de Deus, e infelizmente perdemos o foco da realidade que já temos o poder de multiplicar em nosso próprio ministério unindo nossas forças pelo bem de todos. Basta um pouco de atitude, preparar um pequeno bolo para o profeta... 

Não foi apenas isto que a viúva de Serepita ofereceu a Elias? O resultado foi uma benção sem medida, onde não mais faltou farinha na panela e nem azeite na botija para ela fazer quantos bolos desejasse. Isto sim é custo benefício!

Quando entregamos o nosso dízimo com voluntariedade e alegria, Deus nos promete enviar uma benção tão grande que se tornará em “maior abastança”. Olha aí a matemática da multiplicação trabalhando a nosso favor. Nós oferecemos nosso melhor (mesmo que seja pouco) para esta grande Sopa de Pedra espiritual, e Deus, nosso fator multiplicador, transforma, aumenta e alimenta uma multidão... E mais... Sempre mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário