domingo, 30 de agosto de 2015

Culto da Saudade



Numa época de caos miséria, Jeremias estava assentado nos escombros de Jerusalém, lamentando a triste sorte dos judeus que se dividiam entre os exilados na Babilônia e os abandonados nas ruínas de Judá. Então, entre as nuvens de lágrimas que enegreciam os seus dias, o profeta decide buscar um facho de luz no meio da escuridão, e exclama: - Quero trazer a memória, aquilo que me dá esperança (Lamentações 3:21).

Paulo, escrevendo aos irmãos filipenses, os aconselha a construírem seus pensamentos tendo como “banco dados” suas mais virtuosas lembranças. Tudo aquilo que fosse verdadeiro, respeitável, justo, puro, bom, amável, louvável, reto e prudente deveria ser uma constante em suas mentes (Filipenses 4:8).

De acordo com a Bíblia, é recomendável imergir num “flash back” e trazer a memória aquelas lembranças que inspiram nossa fé, a nossa fidelidade e evocam mais uma vez o primeiro amor. Foi exatamente com este proposito que realizamos na noite deste sábado, 29/08/2015, o nosso terceiro Culto da Saudade, onde através do louvor, podemos revisitar momentos marcantes de nossa história pessoal, recordar com emoção dos primórdios de nossa vida cristã e compartilhar da nostalgia de tempos que já não voltam mais.... E nem precisa voltar.

Cada dia de nossas vidas, cada momento vivido, cada emoção aflorada são os tijolos que usamos para construir nossa vida. Os caminhos trilhados nos trouxeram até aqui.... As escolhas e decisões tomadas forjaram nosso caráter. O ontem já foi e o amanhã e apenas uma promessa... O Hoje é o dia que o Senhor nos deu e devemos nos alegrar nele (Salmo 118:4). Crente se lembra do passado, mas não está preso nele. Vive o dia de hoje esperando a qualquer minuto a volta de Jesus. Então o momento para fazer acontecer é o “agora”. Mas podemos muito bem nos inspirar com nossas experiências e transformar a saudade num impulso para coisas futuras.

O CULTO DA SAUDADE, nos trouxe a memória coisas que nos dão esperança, nos inspiram e nos fazem ter certeza que o Deus que começou em nós a boa obra, não vai parar enquanto não a ver concluída. A sentir saudades é bom.... Ter esperança é ainda melhor... Mas a certeza da glória é o que nos trouxe até aqui e nos conduzirá para muito além...




2 comentários: