terça-feira, 18 de agosto de 2015

Biografia: Rosa Parks




Rosa Parks, cujo nome de ofocial era Rosa Louise McCauley, nasceu em 4 de fevereiro de 1913, em Tuskegee, no estado do Alabama. Como afro-americana, foi submetida à segregação, ou seja, a separação preconceituosa das raças. Casou-se com Raymond Parks em 1932. Após o casamento, Rosa entrou para a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP é a sigla do nome da associação em inglês ). A NAACP atuava em prol de uma vida melhor e mais justa para os afro-americanos.  Rosa tornou-se líder da filial da NAACP em Montgomery.

Em 1° de dezembro de 1955, Rosa estava em um ônibus urbano de Montgomery. Ela se sentou em uma parte do coletivo que era de uso preferencial para brancos. Um homem branco quis o lugar dela, mas Rosa recusou-se a levanta. Ela foi detida, presa e multada. Tinha 42 anos quando isso ocorreu.Os negros da cidade então resolveram boicotar os ônibus locais, ou seja, não entrar mais neles até que a lei da segregação fosse mudada. O boicote foi liderado por Martin Luther King Jr., que estava apenas iniciando a carreira de líder da luta pelos direitos civis.

O boicote em Montgomery se manteve até 1956, quando a Suprema Corte americana decidiu que a Constituição dos Estados Unidos não permitia a segregação nos ônibus. Isso trouxe esperança às pessoas que queriam o fim de todos os tipos de sanções raciais. Ao longo da década seguinte, foram registrados muitos avanços nessa questão.

Rosa Parks foi demitida do emprego e recebeu ameaças da população branca de sua cidade. Então, em 1957, mudou-se com a família para Detroit, no estado de Michigan, e passou a trabalhar no gabinete do deputado John Conyers Jr. Ela recebeu dois dos prêmios civis mais prestigiosos do país: a Medalha Presidencial da Liberdade (1996) e a Medalha de Ouro de Honra do Congresso (1999).

Rosa morreu em Detroit, em 24 de outubro de 2005, com 92 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário