quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Filme: ÊXODO – Deuses e Reis

Por inúmeras, vezes o cinema hollywoodiano já adaptou histórias bíblicas para a grande tela. Obviamente, por se tratar de releituras da obra original, nem sempre o resultado consegue agradar ao mesmo tempo,  cinéfilos e cristãos, gerando grandes polêmicas e debates teológicos empolgantes.  O longa metragem "ÊXODOS – Deuses e Reis" (Exodus: Gods and Kings), é uma das mais recentes tentativas de caminhar sobre esta frágil linha.


Esta superprodução da FOX FILMES (orçada em U$$ 140.000.000), foi dirigida pelo premiado diretor Ridley Scott, além de contar com um elenco de peso com nomes como Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro, Aaron Paul, Sigourney Weaver e Ben Kingsley. A boa arrecadação nas bilheterias é um reflexo de a história "recontada" foi, em geral, bem aceita pelo publico alvo. Nem tudo são flores, e muitos erros teológicos serão encontrados nas mais de duas horas do filme, e este é um fato difícil de ignorar, mas mesmo se valendo de grandes "licenças poéticas", que por vezes chegam a incomodar quem está familiarizado ao texto bíblico, o filme tem seus méritos  que o credenciam a ser “assistido”.

Segundo a sinopse oficial, “Exodo” é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale), nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho. Confira e tire suas próprias conclusões.








Nenhum comentário:

Postar um comentário