terça-feira, 18 de agosto de 2015

Neto de Rei e Filho de Príncipe


Na noite desta terça feira, 18/08/2015, uma grande comitiva de irmãos e obreiros da nossa igreja em Estiva Gerbi se dirigiram para a cidade de Mogi Guaçu, afim de cooperar em nossa Catedral Sede. E se já não fosse o suficiente desfrutar de uma belíssima comunhão adoradora, ainda fomos premiados com uma preleção poderosa do escritor e conferencista Pr. Renato Rubim, que baseado na vida de Mefibosete nos impactou com a mensagem “um acidente não irá determinar o rumo de sua vida”

O dia do nascimento de Mefibosete foi uma verdadeira festa nacional, onde o povo celebrou a chegada de um futuro rei e a família real pode vislumbrar um futuro glorioso de sucessões no trono de Israel. Mas a história desta família teria um desfecho trágico apenas cinco anos depois, quando em uma ferrenha batalha contra os filisteus, seu pai Jonatas foi morto em combate, e seu avô Saul, para não ser capturado, se suicidou com a própria espada. Os gritos histéricos e desesperados ecoavam pelos corredores do palácio. Os nobres estavam em polvorosa, pois temiam que com a queda do rei, seu maior inimigo conhecido, ao tomar o trono, como era usual nestes casos, eliminaria todos os descendentes do rei anterior (mesmo não sendo está a intenção de Davi). Para evitar que Mefibosete tivesse um fim trágico, uma de suas “amas” o pega no colo afim de retira-lo do palácio e o levar a um esconderijo seguro, mas acaba tropeçando e caindo com o menino, que na queda, quebra ambos os pés, causando-lhe uma deficiência permanente, já que seus ossos cicatrizaram incorretamente, causando a dupla deformação, além de imensa dor física e profundos traumas emocionais.

Ao longo de sua vida, Mefibosete foi chamado por três nomes distintos. Ao nascer, recebeu de seu pai o nome de Meribe-Baal (Lutador do Senhor), em Lo-Debar, recebeu a alcunha de Ishboset (homem da vergonha), até que finalmente se tornou conhecido por Mefibosete (que pode ser entendido como “aquele que expulsa a vergonha”). E este é um bom resumo de sua vida. Nascido príncipe, perdeu o direito ao trono e qualquer perspectiva de reconquista-lo no mesmo dia, pois a deficiência física que adquiriu em sua infância, não o permitia desenvolver habilidades bélicas, o que eliminava a chance de liderar um exército para tentar reaver o trono perdido. Além disso, devido a sua condição, ele sequer poderia entrar no palácio, pois não se permitia aleijados ali. Desta forma, Mefibosete foi levado para uma cidade chamada Lô Debar, localizada em uma região árida e de solo infértil, tanto que não existia pastagens ali. Aquele lugar era uma colônia de doentes, cegos, leprosos, miseráveis, desprezados e marginalizados, e é exatamente por isto que Lô Debar era conhecida popularmente por “lugar do esquecimento”. E foi exatamente isso o que aconteceu. Por quase vinte anos, Mefibosete ficou completamente esquecido ali, vivendo uma vida tão miserável, que definiu a si mesmo como um “cão morto” (II Samuel 9:8)

O tempo passou e Mefibosete cresceu no deserto de Lô-Debar longe de tudo que lhe era de direito. Até que o tempo de deus chegou e Davi se lembrou da aliança que havia feito com Jonatas. Observe as palavras de Davi. Ele usa o mesmo termo para graça e honra. “Benevolência”. E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? (II Samuel 9:3). E Ziba responde: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés”.

Enquanto Davi intenciona honrar Mefibosete, o mal intencionado Ziba, que havia se apossado das terras do príncipe aponta seus defeitos. Ziba conhecia a generosidade do rei e mostrou o defeito para impedir o rei de abençoá-lo (Provérbios 3:16; 18:12). Quem era Ziba afinal? Ziba era o homem que passou a cuidar dos bens de Mefibosete e se apropriou de tudo o que possuía. Ziba sabia que o retorno de Mefibosete seria o final de seu império e o princípio de seu retorno a servidão. Por isso fez questão de frisar para Davi que Mefibosete era coxo e como tal, ele sequer poderia entrar no palácio. Existem pessoas que são mal-intencionadas. Ziba não nega a existência, mas faz questão de apresentar o defeito, ele sabia que uma pessoa deficiente não poderia entrar no palácio, só não sabia que aquele estava marcado com o selo real e com o pacto da promessa. Mefibosete, voltaria ao posto que na verdade nunca perdeu... Neto de rei e filho de príncipe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário