João Calvino
nasceu em Noyon, nordeste da França, no dia 10 de julho de 1509. Seu pai,
Gérard Cauvin, era advogado dos religiosos e secretário do bispo local. Sua
mãe, Jeanne Lefranc, faleceu quando ele tinha cinco ou seis anos de idade. Por
alguns anos, o menino conviveu e estudou com os filhos das famílias
aristocráticas locais. Aos 12 anos, recebeu um benefício eclesiástico, cuja
renda serviu-lhe como bolsa de estudos. Em 1523, Calvino foi residir em Paris, onde estudou latim e
humanidades no Collège de la Marche e teologia no Collège de Montaigu. Em 1528,
iniciou seus estudos jurídicos, primeiro em Orléans e depois em Bourges, onde
também estudou grego com o erudito luterano Melchior Wolmar. Com a morte do pai
em 1531, retornou a Paris e dedicou-se ao seu interesse predileto – a
literatura clássica. No ano seguinte, publicou um comentário sobre o tratado de
Lúcio Enéias Sêneca De Clementia.
Foi no ano de 1533 que ele converteu-se à fé evangélica, provavelmente sob a influência do seu primo Robert Olivétan. No final desse ano, teve de fugir de Paris sob acusação de ser o co-autor de um discurso simpático aos protestantes, proferido por Nicholas Cop, o novo reitor da universidade. Refugiou-se na casa de um amigo em Angoulême, onde começou a escrever a sua principal obra teológica. Em 1534, voltou a Noyon e renunciou ao benefício eclesiástico. Escreveu o prefácio do Novo Testamento traduzido para o francês por Olivétan (1535). Em março de 1536, foi publicada em Basiléia a primeira edição da Instituição da Religião Cristã (ou Institutas), introduzida por uma carta ao rei Francisco I da França contendo um apelo em favor dos evangélicos perseguidos. Alguns meses mais tarde, Calvino dirigia-se para Estrasburgo quando teve de fazer um desvio em virtude de manobras militares. Ao pernoitar em Genebra, o reformador suíço Guilherme Farel o convenceu a ajudá-lo naquela cidade, que apenas dois meses antes abraçara a Reforma Protestante (21-05). Logo, os dois líderes entraram em conflito com as autoridades civis de Genebra acerca de questões eclesiásticas (disciplina, adesão à confissão de fé e práticas litúrgicas), sendo expulsos da cidade.
No ano de 1538, Calvino foi para
Estrasburgo, onde residia o reformador Martin Bucer, e ali passou os três aos
mais felizes da sua vida (1538-41). Pastoreou uma pequena igreja de refugiados
franceses; lecionou em uma escola que serviria de modelo para a futura Academia
de Genebra; participou de conferências que visavam aproximar protestantes e
católicos. Escreveu amplamente: uma edição inteiramente revista das Institutas (1539), sua primeira tradução francesa
(1541), um comentário da Epístola aos Romanos, aResposta a Sadoleto (uma apologia da fé reformada) e outras obras. Em 1540,
Calvino casou-se com uma de sua paroquianas, a viúva Idelette de Bure. Seu
colega Farel oficiou a cerimônia. Por volta da ocasião em que Calvino escreveu
a sua Resposta a Sadoleto,
o governo municipal de Genebra passou a ser controlado por amigos seus, que o
convidaram a voltar. Após alguns meses de relutância, Calvino retornou à cidade
no dia 13 de setembro de 1541 e foi nomeado pastor da antiga catedral de Saint
Pierre. Logo em seguida, escreveu uma constituição para a igreja reformada de
Genebra (as célebres Ordenanças Eclesiásticas), uma nova liturgia e um
novo catecismo, que foram logo aprovados pelas autoridades civis. Nas Ordenanças, Calvino prescreveu
quatro ofícios para a igreja: pastores, mestres, presbíteros e diáconos. Os
dois primeiros constituíam a Venerável Companhia e os pastores e presbíteros
formavam o controvertido Consistório.
Por causa de seu esforço em fazer da dissoluta Genebra uma cidade cristã, durante catorze anos (1541-55) Calvino travou grandes lutas com as autoridades e algumas famílias influentes (os “libertinos”). Nesse período, ele também enfrentou alguns adversários teológicos, o mais famoso de todos sendo o médico espanhol Miguel Serveto, que negava a doutrina da Trindade. Depois da fugir da Inquisição, Serveto foi parar em Genebra, onde acabou julgado e executado na fogueira em 1553. A participação de Calvino nesse episódio, ainda que compreensível à luz das circunstâncias da época, é triste mancha na biografia do grande reformador, mais tarde lamentada por seus seguidores.
No ano de 1548 ocorreu o falecimento de Idelette, e Calvino nunca mais tornou a casar-se. O único filho que tiveram morreu ainda na infância. Não obstante, Calvino não ficou inteiramente só. Tinha muitos amigos, inclusive em outras regiões de Europa, com os quais trocava volumosa correspondência. Graças à sua liderança, Genebra tornou-se famosa e atraiu refugiados religiosos de todo o continente. Ao regressarem a seus países de origem, essas pessoas ampliaram ainda mais a influência de Calvino. Em 1555 os partidários de Calvino finalmente derrotaram os “libertinos.” Os conselhos municipais passaram a ser constituídos de homens que o apoiavam. Embora não tenha ocupado nenhum cargo governamental, Calvino exerceu enorme influência sobre a comunidade, não somente no aspecto moral e eclesiástico, mas em outras áreas. Ele ajudou a tornar mais humanas as leis da cidade, contribuiu para a criação de um sistema educacional acessível a todos e incentivou a formação de importantes entidades assistenciais como um hospital para carentes e um fundo de assistência aos estrangeiros pobres.
No marcante ano de 1559, ocorreram vários eventos significativos. Calvino finalmente tornou-se um cidadão da sua cidade adotiva. Foi inaugurada a Academia de Genebra, embrião da futura universidade, destinada primordialmente à preparação de pastores reformados. No mesmo ano, Calvino publicou a última edição das Institutas. Ao longo desses anos, embora estivesse constantemente enfermo, desenvolveu intensa atividade como pastor, pregador, administrador, professor e escritor.
João Calvino faleceu com quase 55 anos em 27 de maio de 1564. A seu pedido, foi sepultado discretamente em um local desconhecido, pois não queria que nada, inclusive possíveis homenagens póstumas à sua pessoa, obscurecesse a glória de Deus. Um dos emblemas que aparecem nas obras do reformador mostra uma mão segurando um coração e as palavras latinas “Cor meum tibi offero Domine, prompte et sincere” (O meu coração te ofereço, ó Senhor, de modo pronto e sincero).
Fonte:
Portal Mackenzie
Nenhum comentário:
Postar um comentário