terça-feira, 30 de junho de 2015

Biografia: Sarah Fuller Flower




Sarah Fuller Flower Adams nasceu em 22 de fevereiro de 1805, na Inglaterra, em Old Harlow. Filha mais nova de Benjamin Flower e de Eliza Gould, teve como irmã a compositora Eliza Flower.  Em 1827, após a morte de seu pai, Benjamin, ela passa a morar com uma família, do Reverendo William Fox, onde se torna colaboradora de uma publicação chamada Monthly Repositor.  Em 1834 casou-se com William Bridges Adams, que era engenheiro ferroviário. Na época, moravam em Loughton – onde, até hoje, há uma placa homenageando o casal. 

Já desde cedo Sarah desenvolvia talentos para a composição e poesia. Em 1837, atuou na peça Lady Macbeth. Em 1841 ela cria o seu maior trabalho, que é um dramático poema chamado “Vivia Perpetua”, que teve como tema a vida dos primeiros cristãos. Outro trabalho conhecidíssimo é “He sendeth sun, he sendeth shower”. Muitos dos hinos criados por ela foram musicados por Eliza, sua irmã. Diferente de muitos autores, ela não tinha o foco apenas na autoria de músicas, mas também de poemas, dramas e outros textos literários. 

Neste tempo, as composições eram quase exclusividade dos homens escreviam hinos. Entretanto, aos poucos as mulheres também começaram a usar o dom de criar poesias e criaram muitos hinos, até hoje cantados. Sarah e Eliza criaram várias músicas e poemas juntos. Foram aproximadamente 13 letras e 69 melodias criadas por elas para um hinário que o Rev. William Fox estava criando. 

Um dia, nos idos de 1841, William pede pra que elas criassem um hino para acompanhar o sermão sobre Esaú e Jacó. Com isso, Sarah decide estudar a Bíblia, na história relatada em Gênesis 28, sobre o sonho de Jacó. E esse texto a impressionou muito. Durante uma viagem, Jacó adormeceu, na cidade de Betel, e resolveu deitar-se sobre algumas pedras, enquanto o sol se punha. Ele, então, sonha com uma grande estrada, como uma escada, cujo topo alcançava os céus. Nela, ele podia ver anjos subindo e descendo por ela. No alto desse caminho estava o Senhor, prometendo bênçãos a Jacó e sua família. Não só o texto literal, mas também as várias figuras de linguagem foram usadas como base para Sarah escrever a canção “Near, my God, to thear”, chamada no Brasil de “Mais perto quero estar”.

A música, embora tenha sido inicialmente criada por Eliza, tornou-se mundialmente conhecida quando Lowell Mason cria sua icônica melodia. Cantada por cristãos de todo o mundo, esta canção se faz presente nos hinários oficias de quase todas as igrejas protestantes, sejam tradicionais ou pentecostais Harpã Cristã -187). Tornou-se um verdadeiro clássico de escalas globais quando foi tocada pela orquestra do Titanic, enquanto o transatlântico afundava.

Infelizmente, devido a uma tuberculose, Sarah faleceu nova, com apenas 43 anos de idade, em agosto de 1848, na mesma cidade de Harlow. Todos aqueles que conheceram Sarah a consideravam uma mulher de beleza singular, de atratividade, uma verdadeira mulher “feminina”, com mente elevada e de bem com a vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário