domingo, 2 de novembro de 2014

A beleza da Graça


A manhã deste domingo, 02 de novembro de 2014, foi muito movimentada, com uma série de grandes eventos sendo realizados em nossa Catedral Sede em Mogi Guaçu. Para atender a demanda e possibilitar a participação de Estiva Gerbi nesta grande celebração, e mesmo assim não comprometer a sistemática da Escola Bíblica Dominical, nossa liderança regional acordou junto ao Departamento de Educação Cristã, que o conteúdo da aula de hoje, deveria ser adaptado e ministrado no Culto da Família.  E foi exatamente isso o que aconteceu.

Nosso professor titular da EBD, Pb. Miquéias Daniel Gomes, foi o incumbido de sintetizar todo o estudo sobre a vida de Mefibosete, esmiuçada detalhadamente na quinta lição do atual trimestre (O Milagre da Restituição e da Honra), e ministra-lo para a igreja, sendo que com esta ação, além de contemplar os alunos que são assíduos, é possível ao DEC, alcançar pessoas que não possuem o hábito de frequentar a EBD. A história de Mefibosete traz um misto de fracasso e de sucesso. Ele era o filho de Jonatas, o amigo de Davi. Jonatas o protegia das loucuras de seu pai Saul e selou uma aliança com Davi, que tornando-se rei cuidaria dele e de seus descendentes. Jonatas e Saul morrem no mesmo dia, assim, quando a notícia da morte trágica  se espalhou, a desgraça veio a casa de Jonatas e seu filho Mefibosete de cinco anos de idade, além de perder seu pai e o futuro trono de Israel, ficou coxo de ambos os pés, porque no afã de salvá-lo da morte a ama que dele cuidava o derrubou. Após a ascensão do Novo Rei ao trono de Israel, Mefibosete é levado para Lô-Debar e lá vive exilado e totalmente esquecido por mais de vinte anos.

Segundo nosso professor, Mefibosete é um dos mais icônicos personagens da Bíblia, e sua história fala basicamente sobre o reencontro com própria identidade. Mefibosete sofreu grandes perdas e acumulou inúmeros traumas em sua vida, mas nada o impactou tão negativamente como o fato de ter renegado quem ele era de verdade. Coube a Davi esse reconhecimento. O Rei não devia favores a Mefibosete, que poderia ser visto como seu maior inimigo, mas se mostrou generoso e mui digno, sendo capaz de honrar uma aliança muito antiga e trazer Mefibosete ao lugar que julgou lhe ser de direito, mesmo que as circunstâncias dissessem o contrário. Jamais poderemos dizer que somos melhores do que Mefibosete. Nossos erros e falhas nos fizeram cair e na queda, nossos pés espirituais se fragmentaram como cacos de vidro. Aleijados, incapacitados e envergonhados, nosso passado de glória é enterrado sobre uma avalanche de pecados, que nos arrasta rumo a Lô-Debar, onde nos mantemos distantes de Deus, esquecidos pelas pessoas e esquecendo de quem somos e de quanto somos amados por Ele. Mas uma coisa é certa: Jesus é melhor que Davi. Ele não faz perguntas sobre nosso paradeiro, pois sabe onde estamos, já que nunca nos perdeu de vista. Ele não envia tropas para nos buscar, mas vai até Lô Debar pessoalmente, e insiste veementemente para que não tenhamos medo. Por ele somos elevados a posição de “filhos” e não “servos”, feitos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo.  Não há por nossa parte, merecimento ou mérito que justifique tamanha generosidade. Mas nisto reside a beleza da Graça... Não é preciso merece-la, basta aceita-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário